A Seletiva de Kart Petrobras, um dos principais eventos da modalidade no país e que há 16 anos distribui a maior premiação do kart nacional com o apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, encerrou nesta quarta-feira (10) uma importante fase do novo programa de orientação, lançado este ano e que premiou os melhores colocados na final de 2014. Os kartistas Pietro Rimbano, Matheus Leist e Mauro Auricchio realizaram durante dois dias testes com a equipe Koiranen GP, atual campeã da Fórmula Renault Alps e Fórmula Renault Europeia, no traçado de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Na semana passada, os kartistas já haviam passado por novas experiências, com a visita à sede da equipe Williams Martini Racing, em Grove, na Inglaterra, e um dia de atividades com um dos melhores simuladores de F-1 privado em Padova, na Itália, na empresa Bhai Tech.
Para o campeão Pietro Rimbano, que nunca havia andado em um fórmula, o teste em Jerez vai ser um marco em sua carreira. O piloto ficou impressionado com toda a estrutura da Koiranen GP, que é atualmente uma das melhores equipes de base da Europa, por onde já passaram pilotos da Fórmula 1, como o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen (atualmente na Ferrari), Valtteri Bottas (Williams) e Daniil Kvyat (que correu pela Toro Rosso este ano). O espanhol Carlos Sainz Junior, que vai estrear em 2015 na F-1 pela Toro Rosso, também foi uma das estrelas da Koiranen GP, conquistando em 2011 o título da Fórmula Renault NEC.
"Gostei bastante de pilotar um fórmula e o que mais me chamou a atenção foi a freada, que é muito difícil. Nunca poderia imaginar que meu primeiro teste em um carro de fórmula seria numa das melhores equipes da Europa, em uma pista que já recebeu GPs da Fórmula 1 e ainda é sede de testes das escuderias na pré-temporada, então tem sido a melhor experiência da minha vida, mas acho que fiquei mal acostumado", brincou Rimbano, de 16 anos, que foi o campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2014 e também faturou o prêmio de 60 mil reais em dinheiro.
O gaúcho Leist, que este ano competiu na F-3 Brasil, também ficou impressionado com a pista, o profissionalismo da equipe e o Fórmula Renault 2.0. "A pista é extraordinária, tem curvas de alta, de baixa, áreas de escape, tudo bem diferente da maioria dos circuitos no Brasil. A equipe Koiranen também é totalmente profissional, com engenheiros e mecânicos muito bons e preparados, sem contar o carro que não apresenta problemas, bem diferente do que acontece no Brasil, quando você dá 10, 20 voltas e o carro já tem alguma coisa. Também fiquei bem impressionado com o nível de pilotagem dos pilotos daqui. Mesmo evoluindo a cada saída, ainda falta bastante para chegar no nível deles. Foram dois dias de testes que valeram por uma temporada inteira no Brasil", destacou o piloto de 16 anos.
Auricchio, que também já teve a experiência de correr de fórmula no Brasil, fez uma análise parecida com a de Leist. "É bem diferente testar aqui e no Brasil, principalmente com relação à durabilidade do carro. Andamos o dia inteiro e a cada parada eles revisavam o motor, os freios. O carro não quebra. É outro mundo, completamente diferente do Brasil. Vi que é preciso treinar muito para chegar no nível dos pilotos daqui. O teste mudou realmente minha cabeça e vi que é preciso muito trabalho para chegar e ser competitivo na Europa", ressaltou o jovem piloto, que também apontou suas maiores dificuldades no teste. "O mais difícil pra mim foi o ponto de freada e a saída de curva, porque eu estava acelerando demais. Mas foi uma experiência incrível e vou levar tudo o que aprendi nestes dias para o resto da minha vida", contou.
Apesar das dificuldades e novidades, Michael Schneider, chefe da equipe de F-Renault 2.0 da Koiranen, avaliou de forma positiva a primeira experiência dos pilotos com o monoposto do time. "Foi a primeira vez deles com este carro, nesta pista, com a equipe, então foi uma performance positiva. O objetivo não era virar tempo de volta, mas sim mostrar como funciona e trabalha uma equipe europeia e o os caminhos que eles precisam seguir para serem bons profissionais. Muitos ficam impressionados com o nível do automobilismo na Europa, a diferença do trabalho com a equipe, porque você tem 10 ou 20 pilotos muito bons, uns 15 ou 25 no mesmo segundo, então é preciso muito trabalho para alcança-los. E é preciso saber lidar com isso para estar entre os melhores do mundo. Com certeza, será uma experiência que irá ajuda-los no futuro de suas carreiras", disse.
Heptacampeão brasileiro de kart e diretor técnico da Seletiva de Kart Petrobras, Paulo Carcasci, acompanhou os dois dias de testes com os pilotos e pôde ajuda-los com sua experiência de mais de 20 anos como coach de pilotos na Europa.
"Há sempre um impacto muito grande pela alta competitividade que se tem aqui, uma distância enorme com relação ao automobilismo no Brasil e eles puderam ver que mesmo testando com a principal equipe da temporada deste ano, não existe moleza", comentou Paulo Carcasci, lembrando que as outras equipes da Fórmula Renault Europeia também estiveram na pista nestes dois dias para testes coletivos.
"Eles ficaram bastante impressionados com a estrutura e qualidade da equipe e evoluíram bem. Mas o importante é perceberem quanto trabalho tem de ser feito e que há muito a aprender antes de decidir estrear em uma categoria europeia. Espero que eles tenham absorvido ao máximo as informações que receberam. Claro que não é possível passar toda a experiência de anos em dez dias, mas tentamos mostrar as principais diretrizes para os pilotos e seus pais, que são os principais apoiadores nesta fase da carreira. A nossa ideia é mostrar as melhores opções e ajuda-los a diminuir os erros e maximizar os talentos. Infelizmente, vimos muitos pilotos nos últimos anos retornando ao Brasil antes de realizarem seus objetivos. É preciso aprender para ser um campeão. Não adianta vir para a Europa com a expectativa de mostrar serviço e virar rápido logo de cara. É preciso muito trabalho, empenho, humildade", completou Carcasci.
De volta ao Brasil, ainda antes do início da próxima temporada, os kartistas terão um media training e participarão de um trabalho de preparação física e psicológica com o especialista Nuno Cobra Jr., fechando assim o programa de orientação de 2014.