A final da Seletiva de Kart Petrobras, marcada para dezembro, em Brasília (DF), ganhou mais quatro classificados neste sábado (30), com o encerramento do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em Ipatinga (MG). Os primeiros e segundos colocados das categorias Graduados A e Graduados B garantiram suas vagas na decisão do evento, prevista para dezembro, na pista de Brasília (DF). Eles disputarão prêmios em dinheiros contra os demais finalistas escolhidos ao longo ano. Serão R$ 77 mil para o vencedor na Graduados A e mais R$ 18 mil para quem levar o título da Graduados B.
O destaque do fim de semana foi o mineiro Clemente Faria Jr., que chegou ao tetracampeonato brasileiro e garantiu sua participação na Seletiva de Kart Petrobras pela segunda vez consecutiva. “Estou muito feliz de chegar à final da Seletiva, porque ali eu posso mostrar meu valor. São os melhores pilotos do Brasil e mais um representante da Argentina em igualdade de condições, brigando por um prêmio muito útil para a carreira”, disse o novo tetracampeão. Ele dominou o primeiro dia de atividades e conquistou o título depois da quebra de Sérgio Jimenez, que liderava a última bateria. Vinícius Quadros ficou com o vice e a outra vaga. “Passei uma temporada sem disputar a Seletiva (foi finalista em 2003), mas agora eu vou para ganhar o prêmio”, afirma.
Surpresas mesmo vieram no resultado da Graduados B. Tales Dias era o líder após a quebra do favorito Gabriel Dias, mas teve o motor travado a três voltas do final e abandonou. Douglas Hiar herdou a conquista e a vaga na Seletiva de Kart Petrobras. A segunda vaga da categoria terminou com Tales Dias, como um prêmio de consolação. O finalista por direito, Ricardo Favoretto (vice-campeão), acabou desclassificado por uso de um pneu irregular. “Consegui duas coisas muito importantes ao mesmo tempo: um título brasileiro e um lugar na final da Seletiva. É uma sensação indescritível”, comenta Hiar. “Tive o azar de quebrar e perder um título certo e a sorte de herdar a vaga na Seletiva. Só estava faltando eu na lista dos classificados, a minha turma toda está garantida”, disse Dias.
Agora, já são sete finalistas na Graduados A (Guilherme de Conto, Mario Romancini, Cláudio Cantelli, Caio Zanani, Sérgio Jimenez, Clemente Faria Jr. e Vinícius Quadros) e mais cinco na Graduados B (Fabiano Machado, Leonardo Cordeiro, Gabriel Dias, Douglas Hiar e Tales Dias). A próxima etapa de classificação da Seletiva de Kart Petrobras será disputada neste domingo (31), na cidade de Zárate, na Argentina, valendo um lugar na Graduados A. “As vagas do Campeonato Brasileiro são sempre as mais difíceis, porque o evento reúne um grid de muita qualidade, com pelo menos oito pilotos em cada categoria com condições de chegar ao título. Parabéns aos novos classificados”, concluiu Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras.