A lista dos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras ganhou mais dois classificados neste domingo (19), com a disputa do Open Minas, em Ipatinga (MG). O circuito é o mesmo que receberá o Campeonato Brasileiro de Kart (marcado para julho) e esta foi a primeira atividade oficial após a reforma na pista, feita especialmente para o nacional da modalidade. Sérgio Jimenez assegurou sua vaga na Graduados A e disputará um prêmio de R$ 70 mil na decisão da Seletiva de Kart Petrobras. Gabriel Dias garantiu seu lugar na Graduados B e vai brigar por um cheque de R$ 18 mil. A final do evento será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Brasília (DF).
GRADUADOS A:
Esta será a sexta participação de Sérgio Jimenez na final da Seletiva de Kart Petrobras, uma marca histórica. Ele foi até Ipatinga exclusivamente para tentar a vaga e não deu chance aos concorrentes: registrou a pole position, venceu as duas baterias e fez uma melhor volta. A posição de largada foi fundamental durante a disputa do Open Minas. Como a primeira curva é contornada em alta velocidade, quem sai por fora tem grande desvantagem. Sérgio Jimenez conseguiu manter a liderança durante todos os treinos e também nas corridas, evitando largar na parte mais complicada da pista.
“Foram duas corridas bem tranqüilas para mim, tive o controle da situação durante todo o tempo e fico feliz por estar novamente na final da Seletiva de Kart Petrobras. Vou enfrentar outros dez grandes pilotos brasileiros e mais um representante da Argentina e estar neste grupo pela sexta vez na carreira é muito especial. Meu objetivo agora é conseguir o prêmio para tentar voltar para o automobilismo no ano que vem”, afirma Sérgio Jimenez, campeão da Fórmula Renault Brasileira em 2002.
Quando diz que teve duas corridas tranqüilas, o recordista de participações na Seletiva de Kart Petrobras não está exagerando. Além de passar o fim de semana inteiro em boas condições, viu seus adversários dividirem pontos nas posições intermediárias e chegarem atrás de outro piloto que já tinha vaga assegurada na final, o paranaense Cláudio Cantelli, segundo colocado nas duas baterias. Destaque para o piloto da casa, o mineiro Clemente Faria Jr., que bateu o recorde da pista com a melhor volta na segunda prova. A marca pertencia ao kartista Gastão Fráguas (campeão mundial em 1995).
GRADUADOS B:
A classificação de Gabriel Dias não foi uma surpresa porque ele esteve sempre entre os mais rápidos em Ipatinga, mas pelos resultados do dia anterior sua conquista teve um peso muito grande. Ele largou em segundo na primeira bateria, por fora, e como a primeira curva é feita em alta velocidade, perdeu várias posições na primeira volta, caindo para sétimo. O jeito foi fazer uma corrida de recuperção. Gabriel Dias marcou a melhor volta e foi descontando a diferença em relação aos adversários, até chegar
Um segundo lugar na bateria final daria a vaga para Talles Dias, enquanto Gabriel Dias precisaria de uma combinação de resultados para garantir sua classificação. O que ninguém esperava era que o rendimento de Talles Dias fosse caindo ao longo da prova. Na 7ª volta, ele perdeu a liderança da prova para Gabriel Dias (que já estava em segundo) e não conseguiu mais se recuperar, terminando
“Corro desde os cinco anos de idade e estou chegando num momento decisivo da minha carreira. Quero andar na Graduados A no ano que vem e depois partir para o automobilismo. O prêmio da Seletiva de Kart Petrobras é muito importante para este projeto”, comenta Gabriel Dias. O paranaense, que já foi campeão brasileiro, é o terceiro piloto classificado na Graduados B, depois de Leonardo Codeiro e Fabiano Machado. Na Graduados A, os finalistas até o momento são Guilherme de Conto, Mario Romancini, Cláudio Cantelli, Caio Zanani e Sérgio Jimenez.
A próxima etapa de classificação da Seletiva de Kart Petrobras será novamente em Ipatinga, dia 30 de julho, durante o Campeonato Brasileiro de Kart, valendo duas vagas em cada categoria (A e B). No dia seguinte, em Zárate, na Argentina, sai o nome do único estrangeiro classificado para a disputa do prêmio. Serão cinco finalistas definidos no mesmo fim de semana, fato inédito em sete anos de história da Seletiva de Kart Petrobras.