A Seletiva de Kart Petrobras conheceu mais três finalistas para a sua 18ª edição. O paulista Gabriel Seria, o gaúcho Bruno Bertoncello e o brasiliense Lucas Okada (kart 17) foram os selecionados em Cascavel (PR), que recebeu o evento pela primeira vez, tornando-se a 33ª cidade a ser sede de uma etapa da Seletiva desde a sua criação em 1999.
A disputa no kartódromo Delci Damian aconteceu dentro da Copa Brasil e, para garantir uma disputa mais equilibrada e justa, os organizadores da Seletiva de Kart Petrobras distribuíram as vagas da seguinte forma: o vencedor da primeira bateria classificatória, o vencedor da segunda e o piloto que somasse mais pontos nas duas corridas (sempre levando em consideração os critérios da Seletiva de Kart Petrobras - pilotos entre 15 e 18 anos, que nunca tenham sido campeões do evento).
Sereia, que já foi finalista em 2015, garantiu a primeira vaga do dia. O piloto largou em segundo e chegou em segundo na bateria inicial. O vencedor foi Olin Galli, que como ex-campeão da Seletiva não pode mais participar do evento. Bertoncello, que fará sua quarta final da Seletiva de Kart Petrobras, foi o melhor na segunda bateria. Terminou em quarto lugar no geral.
Como está com 18 anos, esta também será a última chance de o gaúcho ser campeão. No ano passado, ele foi o terceiro colocado e já passou pelo programa de orientação da Seletiva de Kart Petrobras, com teste em categoria de base na Europa, em simulador de Fórmula 1, treino em carros de turismo, entre outros.
Já Okada será um dos estreantes na final da Seletiva 2016. O piloto conquistou a vaga pela soma dos pontos nas duas baterias. Agora já são nove finalistas da 18ª edição da Seletiva. Sereia, Bertoncello e Okada se juntam aos mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, aos gaúchos Pedro Goulart e Arthur Leist e ao paulista Marcel Coletta. Paturle e Leist também estavam correndo em Cascavel e foram bem.
Do Sul, a Seletiva de Kart Petrobras voa longe e desembarca no Nordeste para a disputa da quarta e última etapa classificatória, neste final de semana, em Teresina, no Piauí. A disputa acontecerá dentro da Copa Norte, onde serão conhecidos os últimos três finalistas.
Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.