publicidade
23/10/2014 11:10

Tudo pronto para a grande final da Seletiva de Kart Petrobras na próxima semana

Fonte: FG Com


Foto: Fabio Oliveira

Nos próximos dias 28 e 29 de outubro acontecerá a final da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras em Guaratinguetá (SP), evento que distribui a maior premiação do kartismo nacional. Ao longo da temporada 2014 foram realizadas quatro etapas classificatórias, onde pilotos do Brasil inteiro concorreram às12 vagas com o objetivo de chegar à final e ter a chance de disputar a premiação.

Acompanhe a temporada da Seletiva de Kart Petrobras no hotsite exclusivo criado pelo Portal Kart Motor, que fará a cobertura ao vivo da grande final em Guaratinguetá.

A programação no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá terá início na terça-feira, quando já serão realizadas três tomadas de tempo. Na quarta-feira, acontecerão as corridas e serão conhecidos o novo campeão, que levará o prêmio de 60 mil reais; o melhor estreante, que vai faturar o Troféu Lubrax e o prêmio de 5 mil reais; além dos quatro primeiros colocados, que participarão do novo programa de orientação, que inclui uma série de ações, com teste em uma equipe de Fórmula na Europa, simulador de F-1, participação no Mitsubishi Driving Experience com Ingo Hoffmann, preparação física e mental com Nuno Cobra Jr., entre outros.

Binho Carcasci, promotor e organizador da Seletiva de Kart Petrobras, conta como estão os preparativos para a mais esperada decisão do kart nacional. "Estamos finalizando os trabalhos para a disputa de mais uma final da Seletiva de Kart Petrobras e a expectativa é muito grande. Os chassis Bravar da Birel já estão montados em nossa oficina, os motores foram testados em São Paulo no mês passado e os últimos ajustes serão feitos em Guaratinguetá. Na véspera, decidiremos o traçado que será utilizado na competição, criando mais um desafio técnico para os pilotos", destacou.

Os jovens pilotos que estarão nesta briga vêm de várias partes do Brasil para o kartódromo do interior paulista e prometem uma disputa forte e acirrada. Os paulistas Vinicius Papareli, Vitor Baptista, Mauro Auricchio, Pietro Rimbano, Matheus Iorio e Yurik Carvalho, os gaúchos Victor Matzenbacker, Matheus Leist e Bruno Bertoncello, os cariocas Zaiya Fontana e Renato Júnior e o goiano Joaquim Junqueira irão compor o grid desse evento que já teve grandes nomes do automobilismo em suas decisões ao longo de todos estes anos.

A disputa da Seletiva de Kart Petrobras é uma das mais equilibrada e justa, que permite que o talento do piloto seja posto à prova. Os karts para a corrida são montados e fornecidos pela organização com os mesmos motores, chassis Bravar, jogo de pneus para ser usado durante toda final e combustível. Apenas mecânicos da organização podem fazer os ajustes de adaptação às características dos pilotos.

Na primeira e terceira tomada de tempos são formados seis grupos de dois pilotos cada. Todos os grupos utilizarão os mesmos karts, sendo permitidas apenas as mudanças necessárias para adaptação de cada piloto. A primeira sessão será de cinco minutos. Todas as voltas serão cronometradas e para efeito de pontuação será considerado o melhor tempo de cada piloto.

A segunda tomada será realizada em uma única volta cronometrada, podendo o piloto percorrer mais duas voltas, a primeira para aquecimento e a última para desaceleração. O tempo na volta cronometrada valerá para a pontuação.

Os pilotos terão as duas baterias eliminatórias e as duas baterias finais, também com pontuações e regras bem definidas. O campeão da Seletiva de Kart Petrobras será o piloto que ao final das três sessões de tomadas de tempo, das provas eliminatórias e das baterias finais houver obtido o maior número de pontos.

"Estamos nos aproximando do grande dia e cresce a ansiedade de ver mais um grupo de ótimos pilotos em busca dos seus sonhos. Nossa missão é realizar uma competição onde vença o melhor, da forma mais justa possível", completou Carcasci.

Patrocinada pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva de Kart Petrobras chega a sua 16ª edição com a missão de preparar os jovens pilotos brasileiros para suas carreiras tanto no automobilismo nacional, quanto para o internacional dando aos vencedores uma oportunidade única de crescerem e escolherem os seus rumos dos próximos anos.

Confira a programação para a 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Terça-feira (28/10/2014)
8:30h - Apresentação dos pilotos no kartódromo
9:00h - Pesagem dos pilotos
9:30h - Briefing e foto oficial
9:45h - Warm Up
10:15h - Início da 1ª. Tomada de tempo
13:00h - Início da 2ª. Tomada de tempo
15:00h - Início da 3ª. Tomada de tempo

Quarta-feira (29/10/2014)
8:30h - Apresentação dos pilotos no kartódromo
8:45h - Briefing
9:00h - Warm Up
10:00h - Início das corridas
12:30h - Prova para jornalistas
13:30h - Reinício das corridas
17:00h - Pódio

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!