A final da 16ª Seletiva de Kart Petrobrás está começando. Guaratinguetá, entre São Paulo e Rio de Janeiro, é o palco do grande evento. Seis paulistas, três gaúchos, dois cariocas e um goiano são os astros.
"Donos" apenas de uma placa com seu número - sorteado - e de um jogo de pneus, Bruno Bertoncello (RS), Joaquim Junqueira (GO), Matheus Iorio (SP), Matheus Leist (RS), Mauro Auricchio (SP), Pietro Rimbano (SP), Renato Júnior (RJ), Victor Matzenbacker (RS), Vinícius Papareli (SP), Vitor Baptista (SP), Yurik Carvalho (SP) e Zaiya Fontana (RJ) utilizarão oito karts, devidamente testados e equalizados, que serão sorteados a cada uma das atividades.
E as primeiras atividades de hoje serão três tomadas de tempos. Na primeira e terceira são formados seis grupos de dois pilotos cada. Todos os grupos utilizarão os mesmos karts, sendo permitidas apenas as mudanças necessárias para adaptação de cada piloto. A primeira sessão será de cinco minutos. Todas as voltas serão cronometradas e para efeito de pontuação será considerado o melhor tempo de cada piloto.
A segunda tomada será realizada em uma única volta cronometrada, podendo o piloto percorrer mais duas voltas, a primeira para aquecimento e a última para desaceleração. O tempo na volta cronometrada valerá para a pontuação. Todos utilizarão o mesmo kart e serão permitidos apenas os ajustes para adaptação de cada piloto.
A última sessão classificatória será realizada em seis voltas cronometradas e, para efeito de pontuação, será considerada a soma de tempo para percorrer todas as voltas.
Amanhã - e é possível que alguma atividade seja antecipada para hoje - os pilotos terão as duas baterias eliminatórias e as duas baterias finais, também com pontuações e regras bem definidas. O campeão da Seletiva de Kart Petrobras será o piloto que ao final das três sessões de tomadas de tempo, das provas eliminatórias e das baterias finais houver obtido o maior número de pontos.
A pontuação para a primeira e terceira sessões de tomada de tempo será assim atribuída: seis pontos para o vencedor e três pontos para o segundo lugar de cada grupo e para a segunda tomada seis pontos para o vencedor, quatro para o segundo lugar, três pontos para o terceiro lugar, dois pontos para quarto lugar, um ponto para o quinto lugar e zero ponto para os demais participantes.
Nas eliminatórias e finais a pontuação será atribuída da seguinte forma:
Primeira eliminatória
1º lugar – 05 pontos
2º lugar – 03 pontos
3º lugar – 02 pontos
4º lugar – 01 ponto.
Segunda eliminatória, em cada grupo
1º lugar – 07 pontos
2º lugar – 05 pontos
3º lugar – 04 pontos
4º lugar – 03 pontos
5º lugar – 02 pontos
1ª Bateria final, em cada
1º lugar – 09 pontos
2º lugar – 07 pontos
3º lugar – 06 pontos
4º lugar – 05 pontos
5º lugar – 04 pontos
6º lugar – 03 pontos
2ª Bateria final, em cada
1º lugar – 11 pontos
2º lugar – 07 pontos
3º lugar – 06 pontos
4º lugar – 05 pontos
5º lugar – 04 pontos
6º lugar – 03 pontos
Confira como ficou a numeração após o sorteio:
Joaquim Junqueira (GO) - 1
Vinícius Papareli (SP) - 2
Zaiya Fontana (RJ) - 3
Matheus Leist (RS) - 4
Pietro Rimbano (SP) - 5
Victor Matzenbacker (RS) - 6
Renato Júnior (RJ) - 7
Matheus Iorio (SP) - 8
Yurik Carvalho (SP) - 9
Bruno Bertoncello (RS) - 10
Mauro Auricchio (SP) - 11
Vitor Baptista (SP) - 12
Aqui em Guaratinguetá os finalistas utilizarão o mesmo chassi, Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento -, pneus, motores e combustível iguais.
O sorteio para definir qual piloto utilizará qual número já foi realizado e daqui a pouco começam as atividades da final aqui em Guaratinguetá. Você pode acompanhar o desenrolar das atividades de pista através do live-timing da Caradec, pelo endereço www.caradec.com.br.