Nesta terça (20) começa mais uma final de Seletiva Petrobras, a 10ª, e 14 pilotos estão aptos a disputar os R$ 100 mil oferecidos ao campeão.
A fórmula para que se chegue ao campeão é bastante complexa e, para garantir equilíbrio entre os competidores, o kart completo é fornecido pelos organizadores, Carcasci Brothers, ou Paulo e Binho Carcasci.
Na terça, primeiro dia, acontecem apenas as tomadas de tempo, três, que já contam pontos. E nas duas primeiras os pilotos serão divididos em duplas e se enfrentarão diretamente, situação que muda na terceira, quando cada um deles irá à pista sozinho.
Na primeira tomada, quando se enfrentam em duplas, os pilotos de cada sessão têm cinco minutos de pista livre e valerá como resultado simplesmente a melhor volta de cada. Na segunda, os pilotos darão seis voltas e o vencedor de cada sessão será aquele que completar estas voltas em menor tempo. E por fim, a última tomada exige que cada piloto dê apenas uma volta lançada, todos com o mesmo kart.
A pontuação oferecida nestas atividades é de seis pontos para primeiro colocado e três para o segundo quando andarem em duplas. E na terceira tomada, a da volta única lançada, o mais rápido ganha 14 pontos, o segundo 12, o terceiro 11 e assim sucessivamente, até o 14º.
Na quarta acontecerão as corridas eliminatórias, repescagem e finais. As atividades mais “quentes” começam então com duas corridas, que terão cada sete pilotos na pista. Os quatro primeiros de cada corrida já se classificam, em um total de oito. Com isto, sobram seis, sendo que o que tiver mais pontos até então (conquistados nas tomadas) continua e não precisará disputar a repescagem. Já que sobram cinco a partir daí, estes cinco fazem uma prova de repescagem e apenas um permanece na disputa.
Passa-se a ter 10 competidores e mais duas provas classificatórias serão disputadas, cada uma com cinco pilotos. Os dois primeiros em cada corrida se classificam e repete-se a fórmula de quem tiver mais pontos permanece na briga entre os que não se classificaram. Outra repescagem é disputada com os cinco restantes e novamente apenas um fica na briga.
Aí chega-se à parte final: seis pilotos restaram e eles irão à pista para a disputa de duas corridas, que também dão pontos. Ao final das duas, quem somar mais pontos leva o tão sonhado cheque de R$ 100 mil.
Veja como é aplicada a pontuação nas provas:
1º Eliminatória (duas corridas de 7 pilotos)
1º - 08 pontos
2º - 06
3º - 05
4º - 04
5º - 03
6º - 02
7º - 01
2º Eliminatória (duas corridas de 5 pilotos)
1º - 06 pontos
2º - 04
3º - 03
4º - 02
5º - 01
1º Corrida Final
1º - 07 pontos
2º - 05
3º - 04
4º - 03
5º - 02
6º - 01
2º Corrida Final
1º - 09 pontos
2º - 05
3º - 04
4º - 03
5º - 02
6º - 01