Os vencedores da Seletiva de Kart Petrobras estão na Europa,
onde iniciam nesta segunda-feira (20) suas atividades, que incluirão dois dias
de testes de Fórmula 4 e experiência com simulador de Fórmula 1, na Itália, mas
já têm um bom motivo para se animar no retorno ao Brasil.
O brasiliense Enzo Elias, melhor estreante, e o quinto
colocado, Vinícius Ponce, participarão no dia 1º de dezembro de um dia de
testes no Autódromo Internacional de Curitiba (PR) com carros da categoria
Sprint Race, idealizada e comandada no Brasil pelo piloto Thiago Marques. Ponce
participará da ação no lugar de Murilo Coletta, terceiro colocado no evento,
que terá vestibular nesta data e não poderá viajar para o teste na pista
paranaense.
A Sprint Race foi criada em 2011 e teve seu primeiro
campeonato no ano seguinte. O objetivo da categoria é seguir uma tendência
mundial em diminuir custos e investimentos, sem deixar de oferecer um carro de
competição com o mais alto padrão de qualidade, performance e segurança.
Além do acompanhamento e dicas de Marques, Ponce e Elias
ainda terão um coach especial durante o teste: o atual campeão da Seletiva,
João Rosate, que já corre na Sprint e, inclusive, está liderando a categoria
Pro 2017. Por este motivo, Rosate não poderá participar da ação, já que alguns
dias depois ele estará brigando pelo título no traçado. Mas o piloto também
terá papel importante na ação, ajudando os demais vencedores, que viverão suas
primeiras experiências em carros de turismo.
“A Sprint Race vem
crescendo a cada ano e tornou-se a principal porta de entrada para os kartistas
brasileiros no turismo. O Pietro Rimbano, campeão da Seletiva em 2014,
inclusive usou o seu prêmio para disputar a categoria, onde também foi campeão
e hoje segue em ascensão no Brasileiro de Turismo. Então, tenho certeza de que
será uma experiência incrível para o Enzo e o Ponce e sei que o Rosate vai
poder ajuda-los muito”, enfatizou Binho Carcasci, organizador da Seletiva
de Kart Petrobras desde 1999.
“Gostaria de agradecer
ao Thiago Marques pela parceria e fico feliz em poder oferecer aos pilotos a
chance de conhecer este caminho por meio da categoria que ele criou. Faz parte
do ‘espírito’ da Seletiva e desta premiação, apresentar para os vencedores
novas oportunidades pelas mãos de quem realmente entende do assunto”,
destacou Carcasci.
Marques também celebrou a parceria. “Para a Sprint Race é uma grande honra fazer parte deste projeto da
Seletiva de Kart Petrobras. Eu acompanho o trabalho impecável que o Binho vem
fazendo há muito tempo e sigo também o crescimento dos vencedores da Seletiva.
Temos o atual campeão correndo aqui conosco e já tivemos o Rimbano também. É o
início de uma parceria, mas que com certeza poderá aumentar com ideias novas no
futuro”, declarou.
Marques ainda ressaltou outros nomes que passaram pela
Sprint e atualmente seguem fazendo sucesso nas pistas, além de Rimbano. “Tivemos o Guilherme Salas, que está na
Stock, o Gustavo Martins, que foi vice-campeão do Marcas, o Gaetano di Mauro e
o Luca Milani, também do Turismo”, comentou.
“Correr de turismo no
Brasil é o que temos de mais viável hoje, já que a carreira em fórmula tem se
transformado num sonho mais distante. Criamos a Sprint com esta finalidade e
ano a ano temos recebido mais pilotos, incluindo grandes talentos que saem do
kart. A Sprint ensina muito bem os pilotos, porque é uma categoria muito
equilibrada, muito disputada e, como nossa equipe faz todos os carros, eles são
realmente muito equilibrados. Prova disso é que estamos indo para a última
etapa com sete pilotos com chances reais de título. Todos estes fatores,
aliados a um trabalho sério realizado também do lado de fora das pistas, tem
feito a Sprint crescer bastante no Brasil. É um ótimo custo-benefício e temos
trabalhado para que seja uma categoria cada vez melhor”, completou Marques.
Para Rimbano, a categoria foi muito importante na sua
decisão de seguir carreira no turismo. “Usei
o prêmio da Seletiva para correr na Sprint e foi muito importante para mim, me
deu uma boa base. Na categoria, o piloto faz o seu próprio carro, mexe no
acerto de asa, na calibragem e agora eles ainda podem mexer na barra traseira e
dianteira durante a corrida, então virou uma categoria de base muito importante
para o piloto, onde ele vai aprender muito. Além de correr nas principais
pistas do Brasil, onde corre a Stock, Turismo, Mercedes, Porsche”, comentou
o campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2014.
Os carros da Sprint Race possuem chassi tubular spaceframe
revestido de chapas de alumínio, motor V6 de 270 cavalos e câmbio Sadev
traseiro longitudinal, seis marchas, sequencial com Power Shift. Para conhecer
mais sobre o carro e a categoria, acesse www.sprintrace.com.br.