O Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, recebeu no último fim de semana a última corrida de classificação para a Seletiva de Kart Petrobras 2011 - que aproveitou a décima etapa da Copa São Paulo Granja Viana para definir os dois últimos nomes que disputarão o prêmio de 110 mil reais oferecido pela petrolífera brasileira no mês de novembro.
A vitória na etapa ficou com o paulista Victor Franzoni, campeão brasileiro de kart em 2010 e destaque da atual temporada na Fórmula Futuro, que largou na segunda posição entre os 19 pilotos que participaram da prova e venceu com autoridade. Victor cruzou a linha de chegada à frente do carioca Olin Galli, pole position do dia, resultado que daria a ambos a chance de disputar o prêmio mais cobiçado pelos jovens pilotos de kart do país.
A fase final da Seletiva Petrobras não terá, no entanto, Victor Franzoni entre os candidatos ao título. O paulista, de apenas 16 anos de idade, preferiu abrir mão da disputa em razão da coincidência de datas entre a final do torneio e sua terceira série de treinos com um carro de Fórmula Renault na Europa. As corridas da Seletiva serão disputadas nos dias 8 e 9 de novembro, em Registro (SP), e com a desistência de Franzoni sua vaga passou ao paranaense Gabriel Casagrande, terceiro colocado na corrida do último sábado.
"A Seletiva Petrobras é um dos torneios mais importantes do kart, e é mesmo uma pena eu não poder participar desta vez. Tive a oportunidade de disputar o prêmio no ano passado, e estava com muita vontade de correr novamente. Por outro lado, abri mão da vaga por um bom motivo. Esses testes com o carro de Fórmula Renault serão fundamentais para definir onde vou correr no ano que vem e, consequentemente, o futuro da minha carreira", comentou o piloto.
Vencedor de duas corridas na atual temporada da Fórmula Futuro, Victor Franzoni disputa no próximo final de semana - 29 a 31/10 - a última rodada do campeonato, que será realizada no autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul. Ele é o quarto colocado na tabela e ainda tem chances matemáticas de chegar ao título. De lá, o paulista viaja para a Europa, onde fará quatro dias de testes com a equipe Cram Competition nos autódromos de Nurburgring, na Alemanha, e Spa-Francorchamps, na Bélgica.