Pela segunda vez seguida, o brasiliense Caio Zanani disputará o prêmio em dinheiro oferecido ao campeão da Seletiva de Kart Petrobras, em dezembro. Ele garantiu uma vaga na decisão do evento vencendo as duas baterias da etapa classificatória disputada neste domingo (01), no kartódromo do Guará, na região de Brasília (DF). Desta vez, o piloto vai concorrer ao cheque bem perto dos amigos, da família e dos torcedores: a final está marcada para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, também em Brasília. O vencedor da Seletiva receberá R$ 70 mil e o melhor estreante outros R$ 7 mil como forma de incentivo.
O prêmio despertou o sonho dos pilotos brasilienses de seguir carreira no automobilismo. Tanto que dos doze que disputaram a vaga, nove não estão correndo regularmente por falta de verba e só entraram na pista para tentar conseguir um lugar na decisão do evento. Caio Zanani foi um deles. Para ser o novo finalista da Seletiva de Kart Petrobras, ele precisou tomar uma decisão importante antes do início das corridas. Os motores utilizados nas corridas são sorteados pela organização e o primeiro propulsor colocado no kart de Caio Zanani não agradou o piloto.
Assim que terminou o treino classificatório, que o deixou em sétimo lugar no grid, ele solicitou a troca do motor por causa de um problema elétrico e a atitude rendeu bons resultados. Caio Zanani ganhou as duas provas da programação. O momento decisivo para a sua classificação foi a largada da primeira prova, quando Marcelo Dantas (quarto no grid) forçou uma ultrapassagem e levou para fora da pista os adversários Rossini Sarkis e Guilherme Camilo. Na saída da primeira curva, Caio Zanani já estava em segundo, atrás apenas de Christian Sarkis.
A ultrapassagem não demorou muito. Na sexta volta, os dois já estavam próximos. Na décima, Caio Zanani assumiu a liderança na entrada da reta. Christian Sarkis perderia também a segunda posição logo em seguida, para Rafael Blanco. Partindo da primeira colocação, as coisas foram mais tranqüilas para Caio Zanani na segunda prova do dia e ele ganhou sem ser ameaçado pelos adversários, administrando o resultado. A única briga interessante foi pelo segundo lugar, entre os irmãos Rossini Sarkis, o segundo colocado, e Christian Sarkis, o terceiro.
Já são quatro os pilotos garantidos na final da Seletiva de Kart Petrobras: Guilherme de Conto, Mario Romancini, Cláudio Cantelli e Caio Zanani. A próxima prova de classificação será no dia 19 de junho, em Ipatinga (MG). A etapa serve também de preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado na mesma pista, um mês depois.