Sérgio Jimenez é o primeiro chefe de equipe da Fórmula +. A nova categoria, lançada recentemente pelos irmãos Paulo e Binho Carcasci, será destinada a pilotos com idade entre 13 e 16 anos e recebeu a aprovação imediata de Jimenez, primeiro campeão brasileiro de Fórmula Renault, em 2002. Expoente de uma geração de pilotos que ainda estreava em monopostos com idade superior ao limite máximo proposto pela Fórmula +, Sérgio enxergou rapidamente os benefícios da nova categoria. E decidiu ser o primeiro a acreditar no campeonato.
"Estamos anunciando a ampliação da equipe Squadra, que montei com o Marcelo Fazenda para trabalhar no kart. A ideia do Fórmula + veio diretamente ao encontro de nosso objetivo de desenvolver, desde o início da carreira do piloto, algumas habilidades que serão importantes em categorias de monoposto ou turismo. O Fórmula + vai complementar isso porque usaremos um monoposto com muitos recursos nesse treinamento", declarou Sérgio Jimenez.
Jimenez espera que sua iniciativa de adquirir o Fórmula + já na semana de seu lançamento oficial no Brasil possa motivar outros pilotos e equipes a ingressar na categoria. "A iniciativa é muito boa e espero, ao ser o primeiro a comprar o carro, que outras pessoas façam o mesmo. Não tínhamos no Brasil uma categoria que trouxesse tantos benefícios ao desenvolvimento de jovens pilotos, já que o Fórmula + permite inúmeros ajustes e é uma excelente porta de entrada para a Fórmula 3, por exemplo", acrescentou Jimenez.
Para o promotor Binho Carcasci, a confiança de Sérgio Jimenez no potencial da nova categoria é uma das maiores evidências de que o trabalho de estreia da Fórmula + segue no caminho certo no que diz respeito ao treinamento de pilotos. "O Sérgio Jimenez é uma das pessoas que mais entende de automobilismo nessa nova geração, já que chegou a competir na GP2, GT3 e Stock Car, além de ter sido campeão da Fórmula Renault e multicampeão no kart. Por isso, ter um carro da equipe Squadra no grid da primeira temporada da Fórmula + é uma grande notícia para nós", comentou Carcasci.
Além do monoposto vendido a Jimenez, outros seis já foram comercializados pelos promotores da categoria, que esperam dez carros nesta primeira temporada. A meta, embora ambiciosa dado o cenário atual do automobilismo de base brasileiro, é viável na opinião dos irmãos Carcasci em razão das características da Fórmula +.
"Não queremos que os pilotos parem de correr de kart para migrar para a Fórmula +. Por isso, incentivamos a disputa de ambas as categorias. Fazendo uma comparação, é como se os jovens pilotos estivessem para prestar vestibular e optassem por fazer, concomitantemente, o terceiro colegial juntamente com o cursinho", encerrou Binho Carcasci.
Ao anunciar a montagem do time Squadra de Fórmula +, Sérgio Jimenez pilotou pela primeira vez o novo carro da categoria no Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo. E deu sua primeira entrevista como chefe de equipe em uma categoria de monopostos. As imagens do piloto ao volante do novo carro, e suas primeiras palavras sobre a competição podem ser vistas abaixo.