Neste fim de semana, pela 75ª vez, as ruas de Pau, no sudoeste da França, receberam o Grand Prix de Pau. A tradicional corrida, que recebeu este ano teve seis categorias, teve o seu ponto alto com as provas do Campeonato Europeu de Fórmula 3 - uma das principais divisões de base da Fórmula 1. Integrante do Red Bull Junior Team, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil) teve um excelente desempenho na rodada tripla e na segunda prova chegou ao seu primeiro pódio do ano, com um comemorado segundo lugar.
A programação da rodada teve início ainda na sexta-feira, quando foram realizadas duas sessões de treinos livres e também as duas tomadas de tempos. Diante de todas as dificuldades de um circuito de rua, os pilotos tiveram de se deparar com a interferência do fator climático. A chuva não parou durante todo o dia de sexta-feira, criando assim grande apreensão e ainda mais dificuldade de acertos para pilotos e equipes.
Sem se preocupar com os tempos registrados nos treinos, Serginho e a equipe Motopark Academy buscaram ajustar cada detalhe do carro #9 para as duas tomadas de tempos. Confiante, o brasileiro de 17 anos seguiu para as duas sessões classificatórias. Na primeira delas ele conseguiu garantir a oitava posição do grid e, na segunda, após liderar a maior parte do tempo, acabou ficando com o terceiro lugar no grid para as corridas dois e três.
As duas primeiras corridas foram disputadas no sábado. Na primeira, com muita chuva, Serginho teve de frear logo após a largada para não bater em um concorrente que não havia conseguido largar. Com isso, ele não conseguiu ganhar posições na partida. Daí por diante, então, ele impôs um bom ritmo e manteve-se em oitavo no chuvoso e escorregadio traçado francês. Assim, ao final das 24 voltas, ele conseguiu receber a bandeirada de chegada na oitava posição, voltando a pontuar no campeonato.
A segunda e mais empolgante corrida do fim de semana teve Serginho largando em segundo. Após excelente largada, o brasileiro colou no primeiro colocado e, antes mesmo da curva um, já havia garantido a segunda posição. Apesar dos carros estarem com pneus slick, alguns pontos da pista ainda estavam molhados e exigiram a máxima perícia e atenção dos pilotos. Mesmo com a entrada por duas vezes do safety-car, Sette Câmara conseguiu manter a sua segunda colocação e, com isso, comemorou o seu primeiro pódio do ano.
Neste domingo, então, foi disputada a terceira última prova do fim de semana. Partindo novamente do terceiro lugar, Sette Câmara estava confiante em novo pódio. Logo após a largada, porém, o piloto que vinha no quarto lugar espremeu o carro de Sette Câmara contra o guard-rail e, com isso, ambos se chocaram causando uma enorme batida que envolveu dez carros. Serginho, assim, foi obrigado a abandonar.
Passadas as nove primeiras etapas do campeonato, Sette Câmara ocupa agora a nona posição na classificação, com 58 pontos conquistados. A próxima etapa da temporada será no próximo fim de semana, na Áustria, valendo pela quarta rodada tripla.
"Foi um fim de semana bem complicado aqui na França. Começamos com muita chuva na sexta-feira, mas consegui superar uma das minhas dificuldades pessoais e fui muito bem na pista molhada. Consegui garantir a terceira posição para as largadas das corridas dois e três. Na primeira prova, com muita chuva, larguei e cheguei em oitavo. A pista é muito estreita e difícil de ultrapassar. Qualquer erro poderia me tirar da corrida. Na segunda prova, larguei bem, pulei para segundo, e ali fiquei até o fim da corrida. Hoje, após a largada, acabei sendo envolvido numa batida, boba, que me custou, com certeza, mais um pódio. Infelizmente aconteceu, mas não podemos ficar nos lamentando. Tivemos muita coisa boa neste fim de semana e daqui cinco dias já estaremos em Red Bull Ring, para a quarta rodada do campeonato", completou o piloto da Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil.