Teve vez neste fim de semana a nona rodada tripla do Campeonato Europeu de Fórmula 3. O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal, recebeu as provas válidas pela 25ª, 26ª e 27ª etapas do campeonato continental. Defendendo as cores da equipe Motopark Academy, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Lalubema) mostrou mais uma vez a sua grande evolução na categoria ao finalizar as provas em 5º, 11º e 13º lugares.
A rodada portuguesa do campeonato começou, diferente das demais, no começo da semana. Na terça e quarta-feira as equipes tiveram dois dias de treinos livres oficiais para checarem seus ajustes e oferecerem aos pilotos uma adaptação melhor ao traçado português. Sette Câmara e a equipe Motopark aproveitaram cada minuto de pista aberta para desenvolver o equipamento não apenas para aquele traçado, mas também para as duas últimas corridas da temporada, marcadas para Nurburgring e Hockenheim, na Alemanha.
Como sempre acontece, a programação oficial da rodada teve início na sexta-feira, com dois treinos livres. Com um carro veloz e muito bem equilibrado, Sette Câmara mostrou todo o seu aprendizado ao registrar o segundo melhor tempo no primeiro treino, diante dos 32 concorrentes na pista. No segundo treino, buscando melhoras em alguns itens, os ajustes não foram tão bons e o piloto registrou o décimo lugar. Ainda na tarde de sexta-feira foram realizadas as tomadas de tempos. Em um equívoco no momento da escolha da calibragem dos pneus, a equipe Motopark entregou ao mineiro um carro menos equilibrado que nos treinos. Assim, Sette Câmara conseguiu assegurar as posições 12, 16 e sete para as três largadas, respectivamente.
Com sua garra e determinação de sempre, o piloto sabia que o carro estava rápido e confiável. Diante disso ele partiu para as três corridas disposto a se recuperar. Com belas ultrapassagens e tendo de superar uma deficiência que os motores Volkswagen encontraram nesta pista frente aos Mercedes-Benz, Serginho conseguiu evoluir em todas as três corridas finalizando a primeira em 11º, a segunda em 13º e a terceira na quinta posição.
"Foi uma de semana de muito trabalho aqui em Portugal. Tivemos os dois dias de treinos no meio da semana e, depois, a nossa intensa programação de corrida. Comecei muito bem nos treinos, mas nosso time acabou tomando um caminho errado na classificação, o que nos deixou, a todos os pilotos do box, em posições de largada piores do que esperávamos. Fiz o meu melhor na pista, ganhei posições e, na última prova, fui o melhor piloto com motores VW. Diferente da maioria das pistas nesta temporada, o nosso motor perdia um pouco em relação aos concorrentes e, com isso, não foi nada fácil ganhar posições. Sigo animado para a Alemanha onde, daqui três semanas, teremos a penúltima etapa do campeonato", comentou o piloto de 17 anos.
Passadas nove rodadas do Europeu de F3, Sérgio Sette Câmara ocupa agora a 14ª posição no campeonato, com 48,5 pontos.