A combinação entre velocidade e pista molhada foi um obstáculo a mais que os pilotos enfrentaram durante a realização da terceira etapa do Campeonato Sergipano de Kart, realizada no último sábado (9) no Kartódromo da orla de Atalaia. Apesar do mau tempo, os competidores não abandonaram a paixão pela velocidade e encararam o desafio de correr na chuva.
Com tanta água na pista, as provas tiveram um festival de karts rodando, pilotos derrapando e abandonando as corridas. Na categoria RD, principal da competição, a chuva deu trabalho logo na primeira volta. O piloto Nilton Luis, da equipe Galeto Prensado/Terminox, conquistou a pole position, mas não conseguiu terminar a prova: logo na primeira volta, o motor de seu kart “morreu” e ele teve que sair da disputa.
O azar de Nilton ajudou o piloto Carlos Henrique, o Baiano, que pôde assumir a liderança e dominar a prova até o final, para conquistar sua terceira vitória seguida no campeonato. Com o primeiro lugar garantido, a disputa ficou para ver com quem ficaria a segunda posição.
Os pilotos Max Cunha e Ariosvaldo Ari rodaram na pista e deram chance para que Marcos Reis, da equipe Galeto Prensado/Terminox, que tinha largado na quarta posição, pudesse terminar a prova em segundo lugar. Max conseguiu voltar à corrida e terminou em terceiro.
ATROPELO
Na categoria F4, a novidade, além da chuva, foi a participação dos pilotos baianos Luis Paulo e Paulo Ferrari. Luis fez a pole, mas logo na primeira volta foi ultrapassado por Eduardo Mellara, que se isolou no primeiro lugar. “Baixou o espírito de Ayrton Sena e Eduardo andou bem na chuva”, dizia o pai de Eduardo, José Roberto Mellara.
José Roberto também disputou a prova e destacou que a chuva trouxe uma nova emoção para a competição. “Há dois anos que a gente não corre na chuva. São Pedro ajudou a pôr mais emoção para agradar ao público que veio prestigiar, foi uma corrida diferente. Teve muita rodada na pista. É isso que o público gosta de ver. Graças a Deus não houve acidentes sérios, só mesmo por problemas mecânicos”, disse o piloto.
Emoção mesmo quem sentiu foi o fotografo do site www.sergipesportes.com.br que teve que saltar sobre o kart do piloto Luis Paes. O piloto rodou na penúltima volta em sua direção e por pouco não aconteceu o pior. Por sorte, ninguém se feriu, e a corrida pôde continuar.
Outro destaque da prova foi o piloto Paulo Silveira da equipe Apple. Depois de ganhar as duas primeiras provas do ano, Paulo ficou com o segundo lugar devido a um problema de carenagem do kart. “Tive que pilotar com uma mão no volante e a outra segurando a carenagem, que não podia cair”. Apesar da dor no braço por conta do esforço, Paulo garante que valeu apena. “Como venci as duas primeiras corridas ainda estou em vantagem. Me recupero na próxima prova”, disse confiante.
Na categoria infantil Cadete, os pilotos-mirins provaram que não têm medo de chuva e fizeram uma corrida sem problemas. O campeão foi Juan Manuel, seguido por Vinícius Filamengui, que repetiu a posição no pódio da corrida passada. Yuri Delfino, da equipe Anhangueras Carnes, ficou em terceiro.
A próxima etapa do campeonato já tem data marcada. Chova ou faça sol, os karts voltam a invadir a orla no dia 6 de junho.
Confira os resultados:
RD 135 SUPERKART
1 Carlos Henrique (Baiano)
2 Marcos Reis
3 Max Cunha
F4
1 Eduardo Mellara
2 Paulo Silveira
3 Paulo Ferrari
CADETE
1 Juan Manuel
2 Vinícius Filamengue
3 Yuri Delfino