A cidade de Macau, na China, recebeu neste domingo as
disputas do 64º GP de Macau de Fórmula 3. A corrida, que desde o ano passado
recebeu o status de Copa do Mundo FIA, foi emocionante do início ao fim.
Convidado pela equipe alemã Motopark Academy, o piloto brasileiro Sérgio Sette
Câmara (Vebet.com | CCR | Gasmig) foi o grande destaque da prova final, liderou
a maior parte da corrida, mas acabou por se acidentar na última curva do
circuito e não terminou a prova.
Competindo atualmente no Campeonato Mundial de Fórmula 2,
Sette Câmara foi bastante rápido desde o início dos treinos, ainda na
quinta-feira. Detentor do recorde da pista desde 2015, o piloto brasileiro
mostrou que, acima de tudo, continua um grande conhecedor do carro da F3. Logo
na primeira sessão livre ele garantiu a volta mais rápida. Ainda na
quinta-feira foi realizada a primeira tomada de tempos, mas, com problemas, o
piloto da Motopark ficou apenas com a quinta marca.
Mesmo com todos os esforços do time alemão, bem como dos
engenheiros da Volkswagen, responsável pelo motor, o desempenho não melhorou o
suficiente para a tomada de tempos. Assim, no somatório das duas tomadas de
tempo, o piloto ficou com a nona posição geral para a largada da corrida
classificatória. Insatisfeitos com o resultado, piloto, mecânicos e engenheiros
trabalharam duro em busca do diferencial para o brasileiro buscar a vitória.
A corrida classificatória foi disputada no sábado.
Levando-se em conta a longa extensão do Circuito da Guia, a prova teve a
duração de apenas dez voltas. A participação de Sette Câmara mereceu,
realmente, grande destaque. O piloto fez uma corrida de recuperação, volta a
volta ganhava posições e, ao final, recebeu a bandeirada na terceira posição.
Com este resultado ele se garantiu no terceiro posto para a corrida final,
abrindo assim a segunda fila do grid.
Animado com a melhora no desempenho do carro, o piloto
seguiu para a disputa principal. Após boa largada o brasileiro se manteve na
terceira colocação. Ainda na primeira volta ele já era o segundo e na segunda
volta já cruzava a reta dos boxes na liderança. Daí por diante Sérgio conseguiu
abrir pouco a pouco uma considerável vantagem até três voltas para o fim. Nesta
altura, já com os pneus desgastados, o segundo colocado se aproximou muito. A
última volta marcou uma épica disputa pela primeira posição. Sérgio se defendeu
como pôde em todas as curvas do circuito, até que, ao ser superado na última
curva, seu carro perdeu a aderência e o piloto acabou batendo na barreira de
proteção, assim como o do concorrente que o havia superado. Daniel Ticktum, que
vinha na terceira posição, acabou ficando com o título.
“Esta competição é uma
Copa do Mundo e, na corrida final, temos de ir para o tudo ou nada. Me segurei
como pude, os pneus do meu concorrente estavam mais inteiros no fim da prova.
Infelizmente, na entrada da última curva, meu carro ficou com a dianteira
completamente solta e acabei batendo. Foi uma experiência incrível, agradeço à
Motopark pela confiança e vamos com tudo na semana que vem, para a última etapa
da F2”, comentou o brasileiro ao fim da prova.