O tradicional autódromo de Hockenheim, na Alemanha, recebeu no último fim de semana a rodada de encerramento do Campeonato Europeu de Fórmula 3. A principal competição da modalidade no planeta reuniu 24 pilotos no grid das corridas válidas pelas etapas 28, 29 e 30 desta temporada.
O piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil), integrante do Red Bull Junior Team, chegou à Alemanha disposto a finalizar o ano de forma bastante positiva, com resultados significativos nas três provas da rodada.
Acontece, porém, que seus planos foram colocados em prática de forma um pouco diferente. A programação começou na sexta-feira, com os treinos livres. A equipe Motopark estava com um acerto do carro longe do ideal e isto acabou por deixar Serginho longe dos primeiros lugares nos treinos. A equipe continuou um pouco perdida no acerto e todos os seus carros foram bastante mal na primeira tomada de tempos, quando Sette Câmara, com 1m32s444, assegurou apenas a 14ª posição diante de um grid de 22 pilotos.
Horas depois foi realizada a segunda sessão classificatória, valendo para a formação do grid de largada as corridas dois e três e, desta vez, com base nas precisas informações de Serginho, o time conseguiu melhorar muito o desempenho do carro #9. Com isso, ao estabelecer a marca de 1m32s041, o piloto brasileiro se assegurou com o quarto lugar do grid de largada da segunda corrida e, com 1m32s181, dando-lhe o sexto lugar para a partida da corrida três.
Na primeira prova, após excelente largada, Serginho conseguiu impor um ritmo muito bom. Com manobras precisas e muita determinação, ele literalmente escalou o pelotão. Diante de uma pista com poucos pontos de ultrapassagem, o piloto de Belo Horizonte abusou do arrojo, pilotou como nos tempos do kart e ganhou nada menos que nove posições para, ao final das 23 voltas, receber a bandeirada de chegada no quinto lugar.
Animado, ainda no sábado, ele seguiu para a segunda prova da rodada. Partindo da segunda fila, ele fez uma largada sensacional, pulou para a terceira posição e com quatro voltas já era o segundo colocado, girando mais veloz que o líder. Acontece, porém, que a direção de provas detectou uma queima de largada de Serginho, obrigando-o a fazer uma passagem pela área de boxes como punição. Sem entender o motivo, o brasileiro cumpriu o determinado, voltou para a corrida, mas, longe do pelotão principal, recebeu a bandeirada apenas no 14º lugar.
A última e decisiva corrida aconteceu na manhã do domingo. Serginho, partindo da sexta posição, já não tinha o mesmo acerto do carro. Com os pneus traseiros muito desgastados, o piloto fez o que pôde para se manter competitivo. Em uma corrida defensiva, ele foi atacado durante todo o tempo, ganhou algumas posições nas primeiras voltas, indo ao quarto posto, mas nas voltas seguintes acabou sendo superado e, 'no braço', finalizou a prova na sexta posição.
'Foi um fim de semana bastante atípico aqui em Hockenheim. Nosso carro começou, realmente, muito ruim. Mas, junto com os engenheiros, viemos a cada entrada na pista melhorando bastante o rendimento. Consegui um carro muito próximo do ideal para a segunda tomada de tempos. Na primeira corrida foi tudo perfeito. O carro era realmente muito bom e eu consegui ação suficiente para vir passando uma galera. Foi bem legal. Na segunda prova, eu não consegui entender a punição. Eu e minha equipe olhamos várias vezes o vídeo, reclamamos com a direção de prova, mas infelizmente os sensores eletrônicos detectaram que o carro se moveu. Foi uma pena. Eu tinha chances de lutar pela vitória. Na última corrida meu carro estava com os pneus traseiros muito desgastados e, com isso, me defendi e ter terminado em sexto foi, realmente, muito bom diante das condições', analisou o piloto de 18 anos.
Esta foi a última rodada do Campeonato Europeu de F3. Após 30 etapas Sérgio Sette Câmara encerrou a temporada com 117 pontos marcados e a 11ª posição geral.