Terminou neste domingo a 11ª e penúltima rodada do
Campeonato Mundial de F2. As disputas aconteceram no circuito de rua montando
no entorno do Parque Olímpico de Sochi, na Rússia, e contaram mais uma vez com
a participação de 20 competidores.
Na luta direta para a obtenção da Super-Licença para a F1, o
piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (YOUSE | BMG | MRV | CCR | CBMM | CEMIG |
GASMIG | COPASA) chegou muito bem preparado para as disputas do fim de semana,
e junto à equipe francesa DAMS fez o seu melhor na busca pelos melhores
resultados.
Ainda na sexta-feira (27) aconteceram a sessão de treinos
livres e a tomada de tempos. No treino, Sette conseguiu imprimir um bom ritmo
e, mesmo diante de um dos grids mais competitivos dos últimos anos da F2,
estabeleceu a segunda marca. Na sessão classificatória, porém, o carro da
equipe DAMS não conseguiu uma grande evolução em relação ao estabelecido no
treino sendo que, seus concorrentes diretos, conseguiram significativas
melhoras. Assim, com a marca de 1m48s31, o piloto de Belo Horizonte ficou com a
sexta posição do grid de largada para a corrida de sábado.
A primeira prova do fim de semana foi disputada no fim da
tarde russa. Seguindo uma estratégia de largar com pneus macios, já era
esperado que o primeiro “stint” do carro fosse de poucas voltas. Logo após a
largada ser autorizada, Sette conseguiu se manter em sua posição, porém, ainda
na primeira curva, se viu espremido por dois adversários, e para não bater, foi
obrigado a praticamente parar o carro. Com isso, ainda naquele momento, caiu
para o nono lugar.
A prova seguiu seu curso em alta velocidade, porém o
desgaste dos pneus foi extremamente alto. Assim, com apenas seis voltas
completadas, Sérgio entrou para fazer o seu pit-stop quando já despencara para
o 14º posto. De pneus novos, desta vez com os compostos de dureza
intermediária, o mineiro de 21 anos conseguiu imprimir um excelente ritmo. Por
várias vezes ele registrou a volta mais rápida da prova e, numa grande
recuperação, recebeu a bandeirada de chegada na quinta posição.
O resultado da corrida de sábado (28) permitiu com que
Sérgio largasse neste domingo do quarto lugar. Em uma boa largada ele conseguiu
se manter em sua posição, porém na mesma curva em que teve problemas, um fato
determinou a sorte de sua corrida.
Em uma manobra praticamente suicida, o suíço Louis Deletraz
tentou passar dois concorrentes de uma vez e, por fim, quase atingiu ao carro
de Sérgio. Para desviar da batida, o brasileiro seguiu com seu carro pela área
de escape, voltou para a pista com a perda de uma posição e seguiu para a prova
em quinto. Logo em seguida, ainda nesta mesma volta, a corrida foi interrompida
em virtude de um acidente.
Após um longo período para a recuperação do circuito a prova
foi reiniciada e Sérgio, em excelente manobra, conseguiu recuperar o quarto
lugar. Duas voltas depois, porém, a direção de prova informou que carro do
brasileiro havia infringido os limites da pista na manobra para desviar de
Deletraz e, por isso, o piloto teria uma penalização de cinco segundos em seu
tempo final de prova.
Indignado, Sérgio reclamou bastante com seu engenheiro pelo
rádio, mas, seguiu sua corrida. Com um bom ritmo ele se aproximou bastante dos
adversários. Porém, em virtude do grande tempo de interrupção da prova, os
comissários decidiram por reduzir a prova de 21 para 15 voltas e, com isso, o
jovem de Belo Horizonte não teve tempo hábil para abrir mais vantagem para os
demais, terminando, assim, com o sexto lugar da prova (após ter cruzado a linha
de chegada em quarto).
“Pelo segundo fim de semana consecutivo sou penalizado
por uma manobra que fiz para me proteger e manter a segurança para todos. Eu
sinceramente não consigo entender a lógica que estes comissários estão usando
para me punir. Eu não tinha outro caminho para seguir sob pena de criar mais um
ponto de acidente. Acho que eles deveriam convidar mais pilotos para estarem
com eles, pessoas que realmente vivenciaram situações de pista do lado de
dentro. Acredito que poderia minimizar muito essas decisões tão questionáveis
que eles andam tomando”, desabafou o jovem mineiro.
Faltando uma etapa para a conclusão do Campeonato Mundial de
F2, o título foi definido e ficou com o holandês Nick De Vryes. Sette ocupa
hoje a quarta colocação, com 165 pontos, posto que lhe renderia, exatamente, os
pontos necessários para conquistar a licença permanente para competir de F1
(Super-Licença).
A 12ª e última etapa do campeonato será disputada daqui 2
meses no Autódromo de Yas Marina, em Abu-Dhabi, Emirados Árabes.