O circuito de rua de
Baku, no Azerbaijão, recebeu neste fim de semana a 2ª rodada do Campeonato
Mundial de Fórmula 2. Sérgio Sette Câmara (YOUSE | BMG | MRV | CCR | CBMM |
CEMIG | GASMIG | COPASA), único brasileiro na competição, tinha uma boa
estratégia para conquistar importantes pontos para o campeonato, mas, após
sofrer uma batida na primeira prova da rodada, viu suas possibilidades de pódio
irem por água abaixo.
Após uma muito boa
abertura de campeonato no Barein, Sette chegou animado ao Azerbaijão para a
seguir sua trajetória rumo ao título da temporada. Muito entrosado com os
engenheiros da equipe DAMS, o piloto do carro #5 abriu suas atividades na pista
com uma atenta volta à pé pela pista em todos os 6.003 metros do circuito.
Nesse momento, piloto e engenheiros checaram os últimos detalhes ajustados
anteriormente no simulador e, com isso, prepararam a configuração do carro para
as atividades.
Na única sessão de
treino do fim de semana o jovem brasileiro optou por testar um ajuste diferente
em seu carro e, sem muita preocupação com o tempo de volta, levou para os
engenheiros importantes detalhes sobre as reações do carro nos diversos pontos
do circuito. A tomada de tempos foi realizada ainda na tarde de sexta-feira e,
com a marca de 1m55s677, ele registrou o quarto melhor tempo garantindo, assim,
um lugar para largar na segunda fila do grid.
Animado, o
brasileiro seguiu para a primeira corrida. Após uma largada cuidadosa e muito
atento aos perigos de uma veloz pista de rua, Sérgio procurou se manter na
pista nas primeiras curvas e, então, partir para o ataque. Veloz nas primeiras
voltas, ele aproveitou ao máximo a aderência dos pneus macios e na sétima volta
fez o seu pit-stop para então retornar à pista com os pneus médios, que
deveriam durar até o fim das 29 voltas.
Em seu terceiro ano
na categoria, Sérgio já conhecia os segredos da pista e, com isso, optou por
poupar seus pneus logo nas primeiras voltas após o pit para, assim, ter
compostos mais novos nas últimas e decisivas voltas. A estratégia parecia estar
funcionando muito bem, principalmente quando a 10 voltas para o fim da prova um
acidente ocasionou a entrada do carro de segurança e, com isso, todas as
diferenças entre os carros foi zerada. Era o melhor dos mundos para um piloto
que estava com pneus naquele estado. Animado, o brasileiro vinha pronto para a
relargada quando, antes da autorização para voltar a acelerar em ritmo de
corrida, o italiano Luca Ghiotto, que vinha logo atrás, bateu em cheio na
traseira do carro de Sette, jogando-o para a mureta de proteção. Indignado,
Sérgio teve de abandonar a corrida.
Neste domingo, como
a formação do grid de largada da segunda prova leva por base o resultado da
primeira, Sérgio alinhou seu carro no final do pelotão. Ciente de que tinha um
carro bem rápido nas mãos e considerando que a prova dois não tem pit-stop,
Sérgio largou para sua recuperação. Em uma prova extremamente conturbada,
repleta de acidentes, o carro de segurança teve de entrar por três vezes na
pista. Mesmo com pouquíssimo tempo de pista liberada, o piloto conseguiu fazer
belas ultrapassagens e, ao final da prova, recebeu a bandeirada de chegada na
quinta colocação. Como uma forma de minimizar o prejuízo, Sette conseguiu ainda
dois pontos extras por ter conseguido a melhor volta da prova, com o tempo de
1m57s941.
“Não tem o que dizer. Estou muito desapontado
com o que aconteceu. O próprio piloto que me bateu escreveu em seu Instagram
que foi um idiota. Ele foi penalizado pela organização, mas o prejuízo que ele
me causou no campeonato foi muito grande. Sei que ele não fez por mal, é um
cara limpo, mas aconteceu. Hoje fiz o que deu. Tivemos muitos acidentes, várias
voltas com carro de segurança e, com isso, tive poucas voltas ‘úteis’ para
conseguir escalar o pelotão. Certamente espero um resultado bem melhor em
Barcelona, minha corrida de casa”, encerrou o morador da cidade de Saint Cougat, nos arredores de
Barcelona.