Se o estelar grid da Stock Car alinhar para corrida com
qualquer tipo de kart, o piloto Shell Gaetano di Mauro será sempre apontado
como candidato à vitória. E é com este espírito que o melhor estreante da
temporada 2019 inicia o campeonato neste fim de semana em Goiânia. Depois de
mostrar seu cartão de visita, conquistando top 5 e avançando ao Q3 em treinos
classificatórios, sua meta é conduzir o carro #11 aos pódios da maior categoria
do esporte a motor brasileiro.
E repertório não falta ao pentacampeão brasileiro de kart na
categoria Shifter. Depois de construir seu nome no kartismo e acelerar de
fórmula na Europa, Di Mauro mostrou velocidade e conquistou vitórias por onde
passou. Em seu primeiro ano na Sprint Race, levantou o campeonato. Então foi
selecionado pela Academia Shell para disputar o Campeonato Brasileiro de
Turismo, como era chamada a Stock Light em 2017.
Depois de vencer logo na etapa de estreia, coincidentemente
em Goiânia, Di Mauro carregou ao longo de todo o campeonato um lastro de 80 kg
no carro #11. Era exatamente seu peso equipado para competir. Ou seja,
“transportando um irmão gêmeo como passageiro”, o piloto Shell venceu mais duas
vezes e foi ao pódio em outras cinco. O título escapou por pouco, mas o
vice-campeonato no ano de estreia indicava que ele não tinha mais o que provar
na categoria de acesso.
Em 2018 migrou para os carros de GT, na disputada temporada
da Porsche Carrera Cup. Foram três vitórias em 12 corridas, sete vezes no pódio
e mais uma batalha pelo campeonato. Um pneu furado na etapa final tirou as
chances de título, mas novamente Di Mauro motivou a Shell a alçar voos mais
ambiciosos. E que voos!
Foi por causa dele que a maior patrocinadora do esporte a
motor no Brasil ampliou sua presença na Stock Car em 2019, abrindo a segunda
equipe para promover a estreia de Di Mauro na categoria.
Depois de um ano de muito aprendizado na equipe Shell Helix
Ultra, com o quarto lugar na primeira corrida de Campo Grande como melhor
resultado, Gaetano se juntou à equipe Vogel Motorsports nesta temporada. O time
do lendário preparador Mauro Vogel é um tradicional celeiro de jovens talentos,
tendo preparado carros para as primeiras vitórias de pilotos como Thiago Camilo
e Felipe Fraga na Stock Car.
O período de quarentena afastou Di Mauro do cockpit. Mas não
do automobilismo. Assim como no kart, Gaetano é favorito em qualquer corrida
virtual que envolver o grid da Stock Car. Ganhou com folga a primeira e única
prova oficial da categoria em simuladores realizada até hoje e brilhou também
em etapa virtual da Turismo Carretera, categoria argentina que tem desenvolvido
um programa de automobilismo virtual, com direito a todos os pilotos do grid e
transmissão ao vivo pela TV.
Quatro perguntas para Gaetano di Mauro:
O que espera da temporada, com carros novos e em nova equipe?
Vai ser uma temporada atípica. Uma temporada onde quem errar menos vai sair
por cima. Não conhecemos tanto o carro, então quem conseguir sair da oficina
com um setup melhor vai se destacar, e isso é uma surpresa para todos. É um
desafio enorme, mas prazeroso, se entrosar com uma equipe nova e entender o
carro novo em tão pouco tempo.
Quais as principais diferenças entre o carro novo e o do
ano passado?
A diferença entre os carros é visível na falta de Down force do carro de
2020 para o de 2019, isso vai mudar bastante nosso jeito de guiar. Vamos ter
que nos adaptar muito rápido ao carro novo. A temporada começar em Goiânia é um
desafio à parte, a pista tem curvas de alta e o carro com menos down force,
então vai ser uma surpresa para todos. O modelo 2020 tem que frear bem antes,
pois é menos estável que o do ano passado, mas tenho certeza que será um ano
bem legal.
Como foi o impacto da pandemia na sua preparação para
2020?
A pandemia fez a gente ficar muito tempo longe das pistas, mas sempre que
consegui fui para cima de um kart treinar. Andei muito nos simuladores também,
me preparei muito bem tanto fisicamente quanto mentalmente durante esse
período. Esses treinos no simulador me fizeram perceber que tenho uma condição
muito boa de desenvolvimento esse ano, principalmente quando os carros andaram
com o mesmo setup no virtual. Única coisa que me fez falta nesse período foi
estar sentado atrás do volante do Stock.
Qual imagina que será o segredo do sucesso para buscar
bons resultados em 2020, com as adaptações necessárias a um calendário mais
apertado e mais pontos em disputa no mesmo fim de semana?
O segredo do sucesso para 2020 vai ser errar menos. Quem conseguir passar
ileso de erros e danos no carro vai ter uma vantagem enorme. Como é uma coisa
nova para todos, vai ser difícil se destacar muito logo no começo. Teremos um
tempo de entendimento desse carro e quem conseguir estar com o carro mais
inteiro nesse período vai conseguir se sair melhor no campeonato.