Em parceria com a Stock Car, a Toyota lançou, no final do
ano passado, a última fase da Academia de Jovens Pilotos. Após três etapas que
consistiram de uma série de palestras, treinamentos e avaliações, os seis
pilotos que participaram foram submetidos na ocasião aos exames práticos de
pista executados por uma equipe de Stock Light.
O curitibano José Luiz Muggiati Neto foi o aprovado na
primeira edição do projeto e nesta segunda-feira (9) foi anunciada sua
participação na temporada 2020 da categoria de acesso da Stock Car.
Reunindo seis jovens kartistas de destaque no cenário
nacional, a Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing colocou em jogo uma
vaga na Stock Light – um prêmio muito cobiçado entre as novas gerações de
praticantes do esporte. Mais conhecido no kartismo simplesmente como Zezinho
Muggiati, ao ser escolhido, o piloto de apenas 16 anos conquistou uma bolsa
equivalente a 65% do montante necessário para uma temporada completa na equipe
Carlos Alves Competições. Assim, Muggiati terá o experiente chefe de equipe
Carlos Alves como mentor e coach nesta primeira temporada.
“Ser o piloto escolhido foi a melhor coisa que aconteceu
até agora na minha carreira”, comemorou Zezinho Muggiati. “Um dos meus
sonhos era andar de Stock e, claro, parte disso é competir na Light. Então mal
posso acreditar que está acontecendo já em 2020”, completou o piloto
curitibano.
A iniciativa faz parte do projeto da Toyota de ingressar no
automobilismo nacional de alto rendimento. A partir de 2020, a fábrica japonesa
também estará no grid da Stock Car, com oito unidades do modelo Corolla,
fazendo sua estreia na principal categoria do esporte a motor brasileiro,
considerada uma das mais competitivas do mundo. Entre os pilotos do novo bólido
japonês estão os ex-F1 Rubens Barrichello e Ricardo Zonta.
O programa da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing
Brasil foi realizado paralelamente com as últimas três etapas do campeonato da
Stock Car de 2019, sendo encerrada na prova final, em Interlagos, com testes e
avaliações dos kartistas no principal autódromo do país. Ao longo de todo este
período, eles foram imersos e sabatinados no universo da Stock Car, com aulas e
palestras sobre o trabalho dos engenheiros, funcionamento das equipes, aspectos
de marketing e trato com a imprensa, além de avaliação física específica para o
esporte ministrada pelo reconhecido especialista Vander Pereira.
Participaram do processo como palestrantes e instrutores os
pilotos Ricardo Zonta, Felipe Giaffone e Paulo Carcasci, além do ex-engenheiro
de Fórmula 1 e Stock Car, José Avallone Neto. O projeto teve coordenação de
Binho Carcasci, um especialista na transição dos kartistas para as provas de
automóveis.
Carlos Alves comandou a avaliação técnica final dos pilotos,
que executaram testes ao volante de um carro de Stock Light em Interlagos. “Eu
achei muito interessante e completo o formato escolhido pela Stock Car e a
Toyota para executar este programa. Nunca houve na Stock Car algo parecido”, destacou
Carlos Alves, que ficou bem impressionado com o empenho dos jovens kartistas.
“Eu senti da parte dos meninos muito respeito pela Stock Light. Eles já vieram
sabendo do grau de dificuldade que iriam encontrar na categoria”, destacou
ele. “Os candidatos fizeram os testes em igualdade de condições, como
meninos que ainda estavam no kart mesmo, e alguns deles surpreenderam por que
se saíram muito bem”.
Alves também deixou clara a sua expectativa positiva em
relação ao vencedor: “Eu vejo um grande potencial no Zezinho. Acredito que
vai fazer uma grande temporada já neste ano”, ressaltou. “O Zezinho tem
tudo para ser um ótimo piloto de Turismo. A equipe está bastante motivada por
trabalhar com ele. E dentro do box isso faz bastante diferença”.
Para a Stock Car, o projeto da Academia de Jovens Pilotos
Toyota Gazoo Racing Brasil abriu um novo horizonte para os jovens kartistas
brasileiros. “Agora eles têm uma perspectiva interessante para a carreira:
brigar para estar entre os selecionados para disputar a vaga que pode levá-los
à Stock Car”, diz Carlos Col, dirigente da Stock Car e Stock Light.
“E mais do que isso: o Zezinho será observado pela
Toyota, patrocinadores e equipes ao longo do ano. É uma espécie de vitrine e
isso também deve acontecer com os futuros eleitos da Academia. Só depende deles”,
completa Carlos Col, destacando que a versão 2020 da Academia de Jovens Pilotos
Toyota Gazoo Racing Brasil será anunciada em breve.