Custo, desenvolvimento técnico e oportunidades de ascensão
na carreira. Essas são as metas que preocupam todos os jovens pilotos e
gestores de carreira que buscam a profissionalização no automobilismo. No
Brasil, esse desafio teve duas soluções distintas com o objetivo específico de
fazer surgir os próximos talentos que despontarão no esporte a motor.
Depois de lançar o BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA
em 2022, que visa gerar talentos no universo dos carros do tipo Fórmula, a
especialista em competições automobilísticas Vicar anunciou um pacote para
acelerar o aprendizado e a colocação de jovens aspirantes na Stock Car Pro
Series – o principal campeonato da América do Sul.
A maior novidade é a implantação de um teto de gastos, a
exemplo do que foi promovido pela FIA na Fórmula 1 recentemente e que está
promovendo disputas mais próximas entre todas as equipes. “No nosso caso, a
ideia é também facilitar a entrada de novos pilotos na Stock Series, categoria
cujos talentos conquistaram 13 dos últimos 18 títulos colocados em jogo na
Stock Car Pro Series – incluindo o último deles, com Gabriel Casagrande”, diz
Fernando Julianelli, CEO do Vicar, que também promove a Stock Car Pro Series.
“O valor de uma temporada fixado em R$ 750 mil é o menor
em categorias brasileiras de Turismo que se propõem a descobrir e formar novos
talentos. Além de termos uma premiação de R$ 700 mil, que é outro incentivo
financeiro importante, nós não cobramos inscrição, como forma de ajudar os
jovens pilotos. E quem está na Stock Series tem a vantagem exclusiva de
conviver diretamente com as equipes da Stock Car Pro Series, que é o objetivo
de carreira da maior parte deles atualmente. Só isso já abre muitas portas. É
uma grande oportunidade”, conclui.
Vantagem decisiva – Além de relacionamento, a convivência
com as equipes da categoria principal oferece aos jovens talentos também
oportunidades de aprendizado técnico, uma necessidade turbinada por outra
vantagem decisiva oferecida pela Stock Series: o triplo de pneus novos para uso
ao longo do ano se comparada com categorias similares.
“O piloto aprende detalhes vitais usando pneus novos: é
assim que ele vai para a pista para a corrida ou para disputar uma pole”,
explica Julianelli. “Pneus usados têm um rendimento inferior e por isso
impedem que o piloto explore tanto o seu potencial quanto o do próprio carro.
Não é à toa que desde o kart um grande foco do aprendizado se dá usando pneus
novos. Por isso, oferecemos o triplo de outras categorias, mesmo que
financeiramente não nos favoreça. A meta aqui é bem clara: gerar talentos”,
completa o executivo.
Mais barata, mais potente, tecnicamente superior, a
categoria-escola da Vicar também foi desenhada com outras características que a
aproximam da Stock Car Pro Series: potência de sobra e o uso do fan push, que
também faz parte do regulamento da Stock principal. “Nossos motores são V8
de 340cv que recebem mais 40cv quando acionado o push. Esta é uma experiência
importante para quem busca se preparar para disputar corridas contra nomes como
Rubens Barrichello, Daniel Serra, Gabriel Casagrande e Matias Rossi – só para
citar os quatro que disputam o título na final deste ano”, finaliza o CEO
da Vicar.
Stock Series 2023
Pacote da categoria técnica e financeiramente mais vantajosa do país
Corridas: 18
Status: Campeonato Brasileiro
Motor: V8 de 340cv
Push: 40cv extras
Pneus/ano: 48 unidades
Equipes: dedicada ao piloto
Taxa de inscrição: subsidiada pela organização
Premiação: R$ 700 mil
Teto de gastos: R$ 750 mil