A 32ª
temporada da história da Stock Series, categoria que nasceu para formar e
promover o acesso de jovens talentos ao grid da Stock Pro, começa neste fim de
semana (19 a 21 de abril) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A classe que
vai acelerar neste novo campeonato traz grandes revelações do automobilismo
brasileiro e, mesclada com nomes mais experientes, promove uma gama
interessante que promete entregar um alto nível nas 21 corridas previstas para
o calendário, que vai até o mês de dezembro. Além de faturar um título de
grande importância, o campeão receberá o maior prêmio entregue no esporte a
motor nacional: o equivalente a R$ 2,5 milhões, orçamento bonificado para subir
ao grid da Stock Car em 2025.
O campeonato
de 2024 tem sete remanescentes da última temporada. Vencedor de duas corridas,
finalista e campeão rookie no ano passado, Arthur Gama mudou de time e vai
defender a renovada Artcon Racing, que nasce da estrutura da RKL Competições. O
gaúcho de 18 anos chega como um dos candidatos ao título, assim como seu
concorrente direto pela taça entre os novatos de 2023, o paulista Felipe
Barrichello Bartz.
‘Pipe’, de 18
anos, continua com a W2 Racing ProGP, que renovou também com o paulista Mathias
de Valle — vencedor de duas corridas no ano passado —, e com o experiente
capixaba Hugo Cibien, apoiado pela ArcelorMittal em mais uma temporada da Stock
Series. Outro piloto que seguirá representando a equipe carioca chefiada por
Duda Pamplona e Serafim Júnior é o paulista Enzo Bedani, paulista que brilhou
na última etapa do campeonato e fez história ao ser o mais jovem piloto a
vencer na Stock Series, com somente 15 anos, mostrando as credenciais de um
provável postulante à taça de campeão em 2024.
A RTR Sport
Team manteve sua dupla de pilotos para 2024 e continuará a acelerar com a
paranaense Kaká Magno e o paulista Vinícius Papareli, enquanto a catarinense
Bruna Tomaselli assinou novo acordo com a Garra Racing Team para sua segunda
temporada na Stock Series.
O campeonato
terá ainda um velho conhecido que regressa à categoria de acesso em 2024. O
paranaense Gustavo Frigotto, de 29 anos e com passagem de duas temporadas na
Stock Car, volta à base justamente para ser um dos concorrentes ao superprêmio
e tentar regressar ao grid mais importante do automobilismo nacional.
A novíssima
geração — Quatro jovens talentos vão estrear na Stock Series nesta temporada. Destaque
para os pilotos mais jovens do grid, os paranaenses Akyu Myasava, de 15 anos —
que carrega um sobrenome de tradição na própria categoria de acesso —, e
Alfredinho Ibiapina, que completou 16 nesta quinta-feira. Ambos chegam à
categoria com um currículo de sucesso no kartismo e passagem pela Fórmula Delta
no ano passado.
Caçula do
grid da Stock Series em 2024, Myasava vai compor o trio da Garra Racing, que
terá outro novato em seus quadros para 2024: o gaúcho Guto Rotta, de 21 anos,
que reúne uma bagagem de ampla experiência em carros de tração dianteira.
Já a W2
Racing ProGP terá dois estreantes: além de Alfredinho Ibiapina, o time carioca
vai contar com Erick Schotten, catarinense de 16 anos que volta ao
automobilismo após passagem de um ano pelo automobilismo norte-americano, onde
correu na USF Juniors. Agora, o piloto terá sua primeira grande experiência a
bordo de carros de turismo de tração traseira, como é o da Stock Series.
Confira a
seguir a relação das equipes e pilotos inscritos para a temporada 2024 da Stock
Series:
Artcon Racing
#9 Arthur Gama, 18 anos, Porto Alegre (RS)
#86 Gustavo Frigotto, 29, Curitiba (PR)
Garra Racing
Team
#18 Akyu Myasava, 15, Cascavel (PR)
#97 Bruna Tomaselli, 26, Caibi (SC)
#29 Guto Rotta, 21, Encantado (RS)
RTR Sport
Team
#25 Kaká Magno, 35, Curitiba (PR)
#218 Vinícius Papareli, 25, São Paulo (SP)
W2 Racing
ProGP
#8 Alfredinho Ibiapina, 16, Curitiba (PR)
#98 Enzo Bedani, 16, São Paulo (SP)
#7 Erick Schotten, 16, Rio do Sul (SC)
#24 Felipe Barrichello Bartz, 18, São Paulo (SP)
#92 Hugo Cibien, 41, Vila Velha (ES)
#16 Mathias de Valle, 21, São Paulo (SP)