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30/10/2012 10:44

Brasileiros foram bem no Uruguai, o Campeonato Sul-Americano não

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Divulgação

Pódio da Pré-Júnior, com os irmãos Coletta em 2º e 3º


57 pilotos disputaram o Campeonato Sul-Americano, realizado em San Jose, no Uruguai, na última semana. Cinco categorias participaram e os títulos ficaram com a Argentina (três) e Uruguai (2).

Luca Longhi (Cadete), Bruno Romano (Pré Júnior) e Geronimo Orcola (Júnior) foram os argentinos campeões, enquanto que Nicolas Alfonzo (Sênior) e Juan Manuel Casella (Sudam) fizeram a festa dos uruguaios em um campeonato que a cada edição mostra-se em condições de falência. Para exemplificar, as atividades previstas para iniciar na manhã de quinta-feira começaram às cinco da tarde, porque a pista ainda não estava pronta, sem contar os inúmeros atrasos em todos os dias.

Um campeonato deste porte – ora, falamos do mais importante evento do kartismo da América do Sul – teria que ter muito mais que 57 pilotos. Quais as razões para isto? Pode passar pelo regulamento, que não ajuda na participação de pilotos de determinados países – o Brasil teve apenas seis concorrentes –, pode estar na distância, nos custos, e em várias outras razões. E não falamos apenas deste ano, pois a última edição brasileira também não foi aquele “supra sumo” no que diz respeito a inscritos e, além disso, nenhum estrangeiro esteve presente.

Mas, o que é certo é que estes brasileiros que foram ao Uruguai este ano não mais voltarão ao Sul-Americano. Dois deles foram campeões na pista, mas acabaram perdendo o título por uma punição de dois segundos imposta por alegada queima de largada, neste caso velocidade excessiva. Léo Gimenes, pole na Júnior, venceu a Final da categoria, mas acabou em segundo em razão desta penalização.

Osmar Gimenes, pai de Léo, está revoltado com a punição. “Não concordo. O Léo é o legítimo campeão sul-americano na Júnior. Sentimos muito, porque nos ‘tomaram’ o título, ganhamos três corridas em quatro disputadas”, desabafa. “Não disputaremos mais o Sul-Americano, creio que foi uma mancha na competição e uma dor muito grande para todos nós brasileiros que lá estávamos, e que será muito difícil de apagar”, completa.

Germano Orcola, campeão da Júnior após a punição dada a Gimenes, disse ao site argentino Encarreraweb, que “em todas as categorias houveram estas punições. O sensor não marcava bem, marcava o tempo do que havia passado antes. Aceitamos a punição e largamos em terceiro na Final, era muito mais conveniente largar em terceiro, por dentro, que largar em segundo”, disse o argentino, punido na Pré-Final.

Na Pré Júnior foi ainda pior. Murilo Della Coletta foi o vencedor da Final, mas a mesma punição lhe tirou o título. Bruno Romano, o campeão, foi punido em duas provas por esta mesma queima de largada e o resultado de cada uma delas foi publicado com esta punição. A surpresa, segundo Marcos Della Coletta, pai de Murilo, veio depois, na formação do grid de largada seguinte, quando Romano já não aparecia mais punido. Sim, é isto, as duas punições a Romano foram retiradas pelos comissários.

Em uma das classificatórias, Marcel Della Coletta foi jogado fora da pista por um concorrente em frente a um dos comissários. Ao protestar e pedir a exibição das imagens da câmera Go Pro – obrigatória em todos os karts e fornecida pelos organizadores – do piloto que bateu em Marcel, Marcos teve como resposta a informação de que a câmera não funcionava. Ao pedir que fosse vista a imagem da câmera de Felipe Drugovich, outro brasileiro na categoria, os comissários informaram que nenhuma das câmeras da Pré Júnior funcionava.

Felipe Drugovich, por sua vez, recebeu um motor em determinado momento que não rendia o esperado. A equipe tentou providenciar sua troca, o que não lhe foi permitido, sob a seguinte alegação: “Com o piloto que você tem não precisa trocar motor”, disse o responsável pelos motores, “elogiando” o brasileiro pela boa performance nos treinos. Sabemos, é claro, que um motor pelo menos um segundo mais lento não terá nunca seu mau desempenho compensado apenas pelo “braço” de um piloto. "Tivemos o ponto do motor alterado na 'calada da noite", reclama Mazinho, preparador de Drugovich.

“Dois pilotos foram punidos pelo mesmo erro. Mas apenas um deles teve suas punições retiradas. Por quê?”, pergunta Marcos Della Coletta, referindo-se às punições por queima de largada na Pré Júnior. “Até acredito em coincidência, mas não quando são muitas”, continua.

Coletta questionou por diversas vezes a decisão dos comissários, mas quando buscou fazer o protesto de maneira formal, por escrito, foi impedido pelos seguranças de entrar na sala das autoridades. “No Sul-Americano o protesto tinha que ser entregue diretamente na sala dos comissários, segundo me informaram na secretaria. Mas quando eu quis ir mais uma vez até a sala deles, o segurança não deixou, sob ordens dos comissários”, conta.

Romano, que competia com chassi CRG e que não se destacou nos treinos com motores próprios, passou a andar melhor quando os motores sorteados foram distribuídos. E fez uma bela tomada de tempos. E, segundo Coletta, os motores sorteados vieram no caminhão da CRG argentina. “No fim, infelizmente, acabamos desconfiando de tudo o que acontecia. A delegação brasileira, em peso, está muito descontente e nos sentimos roubados. Não volto ao Sul-Americano e não recomendo aos brasileiros disputar este campeonato”, finaliza.

De qualquer forma, nós aqui no Brasil podemos nos dar por felizes, pois a organização e direção de nossas corridas nacionais e de grande vulto – ainda que tenham algumas falhas – ficam como que um ensinamento a muita gente, principalmente quando comparadas ao que parece ter ocorrido no Sul-Americano.

Mario Rosa Sosa, assessor de imprensa do Sul-Americano e único membro da organização a se manifestar ao Kart Motor até o momento, disse não ter argumentos para contestar a reclamação dos brasileiros, já que não era sua área de trabalho. “Só posso dizer que o Brasil declinou o convite para enviar autoridades ao Sul-Americano”, disse Mario. “E que o sistema de controle de velocidade na largada foi operado pelo que tem de melhor no Brasil, segundo nos indicaram. O sistema funcionou a todo o momento nas mãos de seus responsáveis brasileiros”, finalizou.

Porém, segundo Rubens Gatti, um comissário seria enviado ao Uruguai, mas os organizadores não enviaram a passagem de avião correspondente, item obrigatório e que consta no caderno de encargos da competição. A alegação é rebatida por Sosa, dizendo que a passagem estava à disposição.

Choro de perdedor, dirão alguns. Choro de brasileiro, dirão os estrangeiros. O espaço está e continua aberto para que os organizadores possam se manifestar.

Confira o resultado da final de cada categoria:
CADETE
1 Luca Longhi – 20 voltas - 17:35.121
2 Emiliano Berriel – a 6.715
3 Facundo Ferra – a 7.105
4 Gaston Rivas – a 22.548
5 Juan M. Lopez – a 22.899
6 Nahuel Santos – a 24.898
7 Alejo Cravero – a 1 volta
8 Juan Herrero – a 8 voltas

JÚNIOR
1 Geronimo Orcola – 25 voltas – 19:04.129
2 Léo Gimenes – a 1.404
3 Juan Manuel Casella – a 4.665
4 Adibe Marques – a 13.993
5 Federico Moreira – a 23.009
6 Juan Paulo Fernandez – a 37.169
7 Gary Maldonado – a 7 voltas
8 Sebastian Cabarcos – a 16 voltas
9 Matias Menvielle – a 21 voltas

PRÉ-JUNIOR
1 Bruno Romano – 19:26.108
2 Murilo Della Coletta – a 1.461
3 Marcel Della Coletta – a 8.137
4 Felipe Drugovich – a 8.200
5 Joaquin Martinez – a 8.687
6 Gabriel Rebouças – a 19.201
7 Bruno Rodriguez – a 24.258
8 João Bedin – a 28.747
9 Agustin Cejas – a 8 voltas
E Gustavo Maldonado – excluído por não respeitar bandeiras azuis

SÊNIOR
1 Nicolas Alfonzo – 25 voltas – 20:06.508
2 Gaston Pacioni – a 1.346
3 Nicolas Laprovitera – a 2.038
4 Gonzalo Viñas – a 5.747
5 Gerardo Manucci – a 10.089
6 Daniel Rostro – a 20.962
7 Raul Bruschi – a 21.159
8 Nicolas Alaggia – a 28.136
9 Hernan Giuria – a 35.226
10 Fernando Guzzo – a 47.024
11 Emiliano Martinez – a 5 voltas
12 Mariano Calderale – a 6 voltas
13 Christian Rodriguez – a 6 voltas
14 Eduardo Viglietti – a 9 voltas
15 Guzman Sencion – a 10 voltas
16 Martin Fierros – a 12 voltas
17 Jorge Rainieri – a 14 voltas
18 Pablo Bertolotto – a 18 voltas
E Mario Gonzalez – excluído por não respeitar bandeiras azuis

SUDAM
1 Juan Manuel Casella – 30 voltas – 22:50.184
2 Renato de Rada – a 11.824
3 Daniel Rostro – a 12.048
4 Frederik Balbi – a 1 volta
5 Nicolas Collazo – a 4 voltas
6 Nicolas Fecci – a 13 voltas
7 Matias Bango – a 13 voltas
8 Facundo Garese – a 14 voltas
9 Ignacio Moreira – a 29 voltas
10 Andres Bango – a 30 voltas
11 Tomas de Rada – a 30 voltas

  • 30/10/2012 11:33 Ricrado Fávaro

    Lamentável em todos os sentidos! Parabéns aos nossos garotos que foram até lá prestigiar o evento e fizeram bonito, apesar da palhaçada dos organizadores. CBA recusou convite para mandar representante? Poxa Rubens Gatti e Cleyton Pinteiro, essa foi muito mal hein!

  • 30/10/2012 13:40 Albany

    Parabens aos pilotos que estiveram nos representando no SulAmericano. Gracas a Deus que somos aqui do Brasil terra de gente boa......Aproveito mais uma vez para parabenizar otrabalho do Sr. Rubens Gatti que cada vez mais, faz o melhor pelo nosso Kart......Valeu seu Rubens...Valeu CBA...

  • 30/10/2012 15:20 Sergio Sette Câmara

    Lamento muito a situação passada pelos pilotos brasileiros, mas confesso que só não estou entre eles porque fui alertado pelo nosso chefe de equipe Claudio Dantas (Sabiá). Segundo ele, por ocasiao do SKB ocorrido no kartódromo do Moa, esse pessoal aí que estava organizando o Codasur - até o nome eles deeram um "falcê", já dava pinta de que os brasileiros teriam sérios problemas, notadamente no que tange a parte de motores. E eu que já havia comprado as passagens em fevereiro deste ano pela pluna e acabei no prejuízo , já que a companhia faliu e a chance de receber meu dinheiro é menor que zero...obrigado Sabiá, meu prejuizo saiu barato se comparado com a raiva que iria passar com esse bando de gringos despreparados...fiasco total: 57 karts paa todas as categorias??? até o campeonato boliviano tem numero maior de participantes ! Isso tinha que parar la na CIK/FIA para tomada de providências. E a gente ainda paga pra isso...

  • 30/10/2012 18:27 Daniel Ramalho

    Só nos restou uma extrema revolta, não bastasse o favorecimento descarado de alguns pilotos, atráves de manipulações por parte da direção de prova e comissários. Não foram capazes de nos vencer na pista, vitória incontestável de Murilo Coletta e Léo Gimenes, mas infelizmente desde o princípio venceriam aqueles que já estavam determinados pela organização.
    Deixo meus parabéns a todos os brasileiros que prestigiaram o campeonato, e minha revolta com a sensação de ganhar e não levar...

  • 30/10/2012 19:22 Afonso

    Sempre tivemos os uruguaios em bom conceito (e continuamos tendo), porém isto foi obra de uma minoria desonesta que existe em todos os lugares.
    O pior que foi tudo premeditado: O campeonato estava marcado inicialmente para acontecer em Mercedes, depois anunciaram que seria em El Pinar, e por fim aconteceu em San Jose (se é que podemos considerar que aconteceu, pois deveria ser anulado).
    Foi publicado a abertura das Inscrições pelo Kartmotor, somente com dois endereços eletrônicos. Consultamos várias vezes e não obtivemos resposta, quando respondidos nunca enviaram com informações completas solicitadas. Depois de muitas tentativas buscamos telefone da FUK e este só caia em um fax.
    Várias foram as tentativas para fazer treino antecipado, coisa que não aconteceu pois a fuk (que está mais pra fuque) dificultou o que pode, dizendo que a pista estava em reforma e etc. Além da manipulação de resultados e motores que dormem com um ponto e acordam com outro (os idiotas lacraram os motores porém não sabem que é possível medí-los sem violar o lacre).
    E as acomodações não poderiam ser pior, os boxes uma verdadeira tragédia, e com 57 pilotos muita gente teve que recorrer a hotéis em cidades a 30 km ou até 70 km.
    Conclusão: Um misto de incompetência + negligência + safadeza e para os brasileiros o prêmio foi um fuck.

  • 30/10/2012 22:10 Sergio Gaston

    estoy de acuerdo con los que les paso a los pilotos brasileros....pero estubo muy mal diciendo que los argentinos les robaron la carrera...la fiscalizacion no estuvo acorde a las circunstancias y se tomaron decisiones desafortunadas con los recargos en las largadas...con respecto a los motores les adjunto los tiempos de la carrera de la prejunior y la junior y pueden sacar sus conclusiones con respecto a la paridad de los mismos,aclaro que los motores de la prejunior son sorteados y los de junior no. Saludos desde Argentina y esperemos que algun dia vengan a correr una fecha del Campeonato Argentino de kart...siempre seran bienvenidos...http://www.mylaps.com/results/showrun.jsp?id=2520512 http://www.mylaps.com/results/showrun.jsp?id=2520508

  • 30/10/2012 22:19 Alfredo Pascual Berzal

    nao temos que lamentar nada.... demos um baile neles ganhamos na pista e nao no tapete como eles estao acostumados.... eles nao se conformao em perder no braço fomos muito superiores desde o primeiro dia.....mas infelizmente fomos punidos pela falta de responsabilidade de dirigentes da CBA que nos deixarao no ninho de cobras.....e ficao dando disculpas esfarrapadas......parabens pra nos que fomos la e representamos bem nosso pais.......e envergonhados pelos dirigentes brasileiros que so tem SAFADOS........

  • 30/10/2012 22:55 Sergio Gaston

    los primeros dias los pilotos brasileros de la prejuniors fueron superiores porque no tenian los motores preparados como los del sorteo,eso no quita la calidad conductiva que poseen....saludos nuevamente!

  • 31/10/2012 01:28 Matheus Coletta

    Parabens aos brasileiros q representaram !!! Deram um pal na pista mais infelizmente tomaram um chapel, essas coisas acontecem (nao deveriam ) !!!

  • 31/10/2012 10:17 Mauricio Diegues

    CBA - Confederação dos Brasileiros Abandonados. como diria Boris Casoy: ISSO É UMA VERGONHA!!! Que porcaria de representatividade temos com nossos todos poderosos Rubens Gatti e Cleyton Pinteiro, será que terão o mínimo de coragem e dignidade de fazer uma representação junto ao Codasur em favor dos brasileiros??? isso seria o mínimo para organizadores omissos que deixaram de comparecer numa competição tão importante. Por que não foram? Será que não teriam nada de interessante a receber? Não me entendam mal, faço questão de frisar que falo em atenção, pompas e circunstâncias. Esses são nossos dirigentes que ainda cobram para nos federar e emitir carteiras de pilotos, mas deveriam alertar: Pilote com moderação, não nos responsabilizamos por nada e por ninguém, só cobramos pela impressão da carteira de piloto e quando realizamos campeonatos, fora isso é cada um por sí. Que vergonha ser representados por pessoas inertes, espero que tenham um mínimo de dignidade de reclamar junto ao Codasur. PESSOAL MAIS UMA VEZ VEMOS QUE SOMENTE NOSSA UNIÃO TEM PODER DE CONSEGUIR CONQUISTAS.
    Parabéns aos heroicos brasileiros que se aventuraram em terras desconhecidas e com organizadores malandros.

  • 31/10/2012 13:28 Gabriel Acuña

    Buenos dias
    Ante todo pido disculpas por escribir este comentario en español,quizas algo no se entienda,pero esta mi nombre y direcion de mail en el encabezado para aclarar alguna duda que alguien tuviese.
    Escribo este comentario como responsable de la provicion de motores IAME en el campeonato sudamericano.
    No voy a juzgar la actuacion de los comisarios deportivos,creemos que hubo aciertos y errores,pero no es nuestro trabajo realizar estas criticas,solo me remito a los dichos que se efectuaron sobre la provicion de motores que es mi area especifica.
    "Tivemos o ponto do motor alterado na 'calada da noite", reclama Mazinho, preparador de Drugovich,esto es imposible,por que Los motores Sorteados son precintados (lacrados) en varias partes del motor.Cilindro ,carburador ,encendido y escapamento.Cualquier modificación o apertura del precinto correspondiente (lacre) debe ser informada a los comisarios técnicos.
    El "Director de la Prueba" y los "Comisarios Técnicos" ,tenían a disposición todos los motores del parque cerrado para hacer un control en el momento que dispongan.Los motores tiene una especificación determinada por IAME Argentina ,pero es su responsabilidad de que todos los motores estén configurados de igual forma.Los Comisarios Técnicos tenían todos los elementos para poder hacer este control.
    A equipe tentou providenciar sua troca, o que não lhe foi permitido, sob a seguinte alegação: ?Com o piloto que você tem não precisa trocar motor?, disse o responsável pelos motore,esto es una absoluta mentira al piloto Drugovich se le cambio en primer lugar el carburado,y luego el motor,siendo los tiempos similares a antes de realizar estos cambios,esto se puede apreciar en la pagina MY LAPS,donde estan los tiempos de todos los competidores.
    ?Com o piloto que você tem não precisa trocar motor?,IAME ARGENTINA no evalua las condiciones particulares de los pilotos,solo se limita a entregar material igual para todos los participantes,y como responsable en pista de IAME esas palabras nunca fueron expresadas por mi o por cualquier otro de mis colaboradores.
    Seguramente es facil hacer comentarios sin haber visto la carrera para esto se podrá ver los tiempos de todos los pilotos y podrán apreciar que no existían diferencias de un segundo ,como se afirma en la nota. Los pilotos Brasileros ,han girado en tiempos similares a el Ganador de la competencia.Si lo que hemos visto que a lo largo de la competencia ,existían diferencias .Ejemplo:había pilotos que funcionaban mejor con los neumáticos nuevos,otros que eran muy veloces hasta promediar la carrera y luego perdían rendimiento .Esto se desprende del análisis de estudiar los "tiempos de vuelta".
    IAME ARGENTINA no provee motores a una organización que no ofrezca la información online de lo siguiente : "tiempos de vueltas" y "parciales de pista" ,para poder monitorear el funcionamiento de los motores.
    Este es un análisis relativo ,ya que sabemos que el funcionamiento de un KART no depende solo del motor ,pero nos ayuda ya que con los" parciales de pista",podemos tener una idea mas aproximada del funcionamiento del motor.
    Entendemos que los pilotos Brasileros ,no tenían experiencia en usar este tipo de configuración de motor y es posible que esto halla sido una complicación. Hemos notado que los motores propios que se usaban algunos pilotos para los entrenamientos ,tenían una configuración diferente a la que se uso en la carrera IAME Argentina estuvo siempre a disposición de todos los pilotos para lo que necesiten ,dando información para que pueden llegar a la puesta punto del motor lo mas rápido posible.
    Sabemos que es muy difícil este tipo de sistema de alquilar motores , siempre habrá dudas y cosas por mejorar ,pero estimamos que la base de todo es que nos "integremos".
    IAME Argentina ,no tenia ni tiene problemas en que participen delegados técnicos de otros países en la asistencia en pista de los motores. En un principio se había hablado con RBC ,para que participe en el tema de la asistencia en pista ,pero lamentablemente esto no pudo concretarse ,pero queda pendiente para la próxima oportunidad.Con seguridad si esta carrera se hace en Brasil ,podrían existir dudas por los competidores de otros países ,por esto creo que lo importante es "integrarnos" y no criticar algo que fue hecho con gran voluntad por parte de toda la "Organización Uruguaya"con aciertos y errores ,pero con una gran voluntad y sin ninguna intención de causar un perjuicio intencional.
    Sin otro particular quedamos a disposición de cualquier persona que necesite alguna aclaración o que ampliemos el tema y aprovechamos para enviarles nuestros saludos cordiales.
    GABRIEL ACUÑA
    IAME Argentina

  • 31/10/2012 22:50 Marcos Coletta

    Senhor Gabriel Acuña , bom dia !
    Antes de mais nada me desculpe escrever em português , mas se o Sr tiver dúvidas aqui estão meu nome e e - mail eu fico a disposição do Sr para sanar dúvidas .
    O Sr escreve no final de seus comentários ¨Sin otro particular quedamos a disposicion ..........cordiales¨.
    Obrigado por se por a disposição .
    Tenho algumas perguntas e gostaria que o Sr me responde - se , o Senhor escreve :¨,esto es imposible por que los motores sorteados .......... Cilindro , carburador , encendio y escapamento .............técnicos ¨
    Senhor Acunã se é impossível mexer nos motores sem que os comissários saibam te pergunto :
    1-) Porque após a vitória do piloto Murilo Coletta na pré final o Senhor desmontou partes do motor dele , qual a motivação e qual objetivo disso ?
    2-) Porque o Senhor não fez o mesmo quando piloto Bruno Romano ganhou a primeira batéria ?
    3-) Porque foi o Senhor que fez a fiscalização do motor do Murilo quando deveria ser os comissários técnicos ?
    Aqui no Brasil a RBC nunca fiscaliza os motores que ela mesma aluga como o Senhor , aqui quem fiscaliza são os comissários técnicos ¨
    4-) É verdade que quem tranportou seus motores foi o caminhão da CRG argentina a mesma que é a equipe do Pilto Bruno Romano ?
    5-) É verdade que é o Sr o preparador de motor do piloto Bruno Romano , ou seja ele é seu cliente na Argentina ?
    6-)Por que o piloto Bruno Romano teve suas duas punições canceladas por excesso de velocidada nas largadas da
    2º e 3º batérias ?
    7-) Por que o piloto Bruno Romano não foi punido na terceira batéria quando ele bateu na traseira do piloto Marcel e tomou a posição dele na frente dos comissários ?
    Senhor Acuña para entender minha próxima pergunta veja os tempos dos pilotos no MY LAPS e saiba que Marcel e Murilo alugaram motores do Senhor Barbarita do CRG Uruguaia para os treinos com motores própios .
    Senhor Acuña nos treinos de motores própios o Piloto Bruno Romano era no minimo 0,7 segundos mais lento que o mais rápido . Nos treinos com os motores sortedos do Senhor ele era no minimo 0,4 segundos mais lento que o primeiro . Conhecendo - se os fatos acima pergunto o que fez a equipe e preparador de motor do Piloto Bruno Romano para que ele na tomada de tempo e de um dia para outro melhorasse em 0,6 segundos no mínimo , uma vez que os motores deveriam ser iguais ?
    O que o Sr pensa a respeito dos comissários desportivos me dizerem que eles não tinham as imagnes das cameras , para as punições dos pilotos que bateram na traseira do piloto Marcel ?
    Para que serviram as cameras , porque paguei por elas se elas não funcionavam ?
    Porque fui impedido de fazer recurso por escrito pelos seguranças da organização que obedeciam ordens dos comissários técnicos , quando Murilo foi punido pelo mesmo motivo que Bruno Romana esse por duas vezes , porque cancelaram as 2 punição do Bruno Romano e uma do Murilo não foi cancelada ?
    Senhor Gabriel Acuña estou aguardando suas sinceras e sérias repostas , inclusive aquelas que não se referem a motores .

  • 01/11/2012 11:23 Gabriel Acuña

    Sr COLETTA
    Muchas gracias por pedir aclaraciones IAME ARGENTINA cree que esto sirve no para crear polemicas sino para que en conjunto crezca nuestro deporte a nivel continental.
    Punto 1: es verdad que solo fue controlado el ganador de la prefinal,los comisarios tecnicos tenian la facultad de actuar en este sentido,no habiendolo hecho previamente fue que me acerque a hacer este control,es cierto que fue el propio proveedor de motores quien lo realizo,pero si no lo hacia IAME quien lo hacia?
    Hubiese sido bueno que ante este episodio se hubiesen acercado y habriamos encontrado una solucion para este tipo de situaciones.
    Punto 2:por costumbre y confiando en los lacres que poseen los motores sugerimos que los controles se hagan en las fases finales de las competencias.
    Punto 3:esta aclarado en el punto 1.
    Punto 4:K.D.A SRL como es de publico conocimiento es el vendedor oficial de las siguientes marcas IAME,MG,CRG,con mas de 30 años en el mercado primero como team y luego como importador y distribuidor de estos productos,aunque el material fuera transportado en diferentes vehiculos esta relacion entre marcas es conocida desde hace bastante tiempo y nunca fue un impedimento para participar de competencias como equipo,hemos ganado y perdido competencias,son mas las perdidas que ganadas.
    Punto 5:es verdad,tambien le informo que el piloto Geronimo Orcola tambien es provisto de todos los elementos por NOAC PERFORMANCE,esta es la divicion competicion de K.D.A SRL
    Punto 6: no es mi area el trabajo de los comisarios deportivos,no me corresponde opinar.
    Con respecto a la evolucion de determinado piloto y sin tomar a ninguno en especial,esto es una opinion personal,creo que el sistema de trabajo en la puesta a punto de los chasis de los teams argentinos es de un nivel exelente y al estar acostumbrados a que los motores no hacen la diferencia trabajan, y muy bien, en este aspecto.
    Lo que a mi entender y leyendo los comentarios creo, es que en primer lugar subestiman a los tecnicos y pilotos de otros paises,segundo tanto en la prejunior como en la junior en pista los que llegaron adelante fueron pilotos brasileños,por lo que nos deja tranquilo que el material provisto por IAME era de igual calidad para todos.
    El sistema en argentina no privilegia a los millonarios ni a los preparadores que hacen gastar fortunas a los papas de los pilotos,se trata de igualar a todos los competidores,no por algo los grids de argentina son cada vez mas numerosos y los de brasil,pais con muchos mas recursos que argentina,son cada vez mas reducidos,esta es mi humilde opinion y pretendo no faltarle el respeto a nadie.
    Conclusion:el valor de estos comentarios y opiniones no valen de nada si solo quedan aca,por el interes y la polemica que esto genero me hace pensar que estamos todos preocupados en que las cosas se hagan,y bien,para el crecimiento del kart,hay que juntarse,discutir,proponer,y sobre todo hacer,solucionar los problemas,hacer reglamentos claros,no cometer errores del pasado y poder realizar un CAMPEONATO SUDAMERICANO en varias fechas,en todos los paises,creo que los paises de sudamerica estamos preparados para esto,aunque muchos no lo creean nos miran desde otros paises para entender como es que sudamerica funciona tan bien.
    Logicamente despues en la pista se vera quien es el mejor piloto,el mejor team,etc
    Saludo atte
    GABRIEL ACUÑA

  • 01/11/2012 18:32 Marcos Coletta

    Senhor Gabriel Acunã Boa Dia !
    Muito obrigado pelo pronto retorno e resposta .
    Na verdade o meu grande interesse não é saber ou provar quem é melhor piloto ou não . Meu interesse é que todos os pilotos independentemente de nacionalidade , poder economico , equipe , religião e etc sejam tratados igualmente por todos os organizadores e autoridades de uma corrida , que as regras e regulamentos sejam aplicados igualmnete a todos os pilotos .
    Quem esteva em San Jose e quem está acompanhando esse debate democrático e entende um pouco de Kart poderá formar suas própias conclusões sobre assunto .
    Minha preocupação é também que o Kart e automobilismo na América do Sul seja tão forte como é na Europa e EUA , mesmo que o Kart Argentino seja superior e melhor que o do Brasil , como senhor diz , ele sozinho ( o Kart Argentino ) , nunca será maior que o da Europa e EUA , portanto os nossos pilotos , filhos , clientes , amigos e etc continuarão indo para Europa e EUA correr se quizerem e puderem seguir carreira de piloto .
    Espero que as autoridades dos Karts e automibilismo de cada um dos paises da América do sul consiguam , possam e queiram fazer nos próximos anos campeonatos com muitos pilotos onde todos pilotos sejam tratados de forma igualitária , para que nós da América Sul também tenhamos ídolos no automobilismo mundial , pois há vários anos que a América do Sul não faz um grande ídolo como Fangio e Senna e outros idolos do nosso passado distante . Salute !

  • 02/11/2012 17:04 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Apenas para esclarecer ao sr. Acuña: o último Campeonato Brasileiro de Kart, somadas suas duas fases, reuniu cerca de 415 a 420 pilotos, número que - em minha opinião - está longe de ser reduzido.