Uma grande notícia para o kartismo da América do Sul foi
revelada nesta segunda-feira (24) pela Confederação Brasileira de Automobilismo
(CBA). Num projeto inédito, reunindo 11 países do continente, o Campeonato Sul-Americano
voltará a ser disputado e passará a contar com total apoio e reconhecimento da
Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A competição está marcada entre os dias 22 e 25 de agosto e
acontecerá no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Lideradas pelo
Brasil, federações de mais 10 países do continente se uniram para esta nova
fase da competição, que visa o crescimento e evolução do kartismo na região:
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e
Venezuela.
O Sul-americano não era realizado desde 2019, quando também
foi disputado no Velopark. A competição deste ano englobará as categorias OK
Júnior, OK FIA, KZ Graduado, KZ Master e X30 Master e será voltada a pilotos
classificados nas competições nacionais ou indicados pelas federações dos
países participantes.
“É com muita satisfação que anunciamos esta grande
novidade para o kartismo da América do Sul. Não se trata apenas da volta do
Sul-Americano de Kart, mas de todo um projeto que passa a ter apoio da FIA e a
união de 11 países que estão empenhados no crescimento e evolução do kart na
região, para que nossos pilotos possam chegar cada vez mais preparados e fortes
nos campeonatos Mundiais”, comentou Giovanni Guerra, presidente da CBA.
“Essa é uma grande conquista de todo o automobilismo da
América do Sul e agradecemos demais o apoio do Mohammed bin Sulayem, presidente
da FIA, e da Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na
América do Sul. Em breve, teremos ainda mais novidades e temos certeza de que
com este projeto iniciamos uma fase ainda mais forte do nosso kartismo”,
completou Guerra.
Na disputa do Sul-Americano, as categorias OK Júnior, OK, KZ
Graduado e KZ Sênior seguirão o regulamento da FIA, incluindo o quesito de
idade, com a OK Júnior e a OK tendo os mesmos motores que estão sendo
utilizados na Regional Cup Brasil e sorteados.
Já para a X30 Master (aberta a pilotos com idade mínima de
28 anos completados em 2024) valerá o Regulamento Nacional de Kart (RNK) da
CBA, também com motores sorteados.
Todos os pilotos deverão ser portadores da Cédula Desportiva
Nacional de seus países, com validade para 2024, e desde que enquadrados nas
categorias previstas no regulamento.
A participação nas categorias OK Júnior, OK e X30 Master
será por meio de convite. Cada federação poderá indicar o número máximo de três
pilotos por categoria. O número máximo de participantes será de 40 pilotos,
sendo 33 indicados e os sete restantes por ordem de efetivação da inscrição. Já
na categoria KZ não haverá limite de inscritos.
A competição será disputada em duas provas classificatórias, uma Pré-final e uma Final. Todos os detalhes do regulamento desportivo e técnico já estão disponíveis no site da CBA, nas versões em português, espanhol e inglês, aqui no Portal Kart Motor.
Em breve, a CBA também divulgará os critérios para a
classificação dos pilotos brasileiros para a competição.