Com apenas 11 anos de idade o paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Techspeed / AMF Kart Parts / Camargo Racing) acumula em seu currículo esportivo o Bi-Campeonato Sul-Americano de Kart dentre outras conquistas que o credenciam como um dos mais talentosos atletas da nova geração do kartismo nacional.
Após dois anos competindo na classe Cadete nesta temporada o piloto faz seu ano de estreia na Pré-Júnior e, com isso, tem sido um período de adaptação e aprendizado para ele. Mesmo assim, muito dedicado, o garoto se preparou com afinco para a competição internacional e acreditava que conseguiria figurar entre os postulantes ao título de sua categoria.
Mesmo palco de suas duas conquistas internacionais anteriores o Sul-Americano 2010 foi disputado no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana gaúcha. Yurik e a equipe Camargo Racing treinaram com antecedência na pista, durante o feriado prolongado de sete de setembro. Nesta semana as atividades oficiais começaram na quinta-feira, dia 16, com treinos livres que se estenderam até o final da manhã de sexta.
Com problemas de acerto e adaptação ao traçado, no primeiro dia Yurik não conseguiu virar um tempo satisfatório e, mesmo comparado às marcas que conseguira nos treinos do início do mês, não conseguiu chegar nem perto. Assim, após uma longa conversa com os mecânicos, João Cunha (coach), André Nicastro (Companheiro de equipe) e Evandro Camargo, chefe do time, Yurik foi para o hotel afim de mudar a história de sua competição à partir da sexta-feira.
Assim aconteceu e o piloto melhorou muito sua atuação no segundo dia de treinos, mas, continuava com rendimento um pouco aquém do auferido por seus concorrentes o que o motivou a solicitar a troca do motor junto à organização da competição. Vale lembrar que a classe Pré-Júnior disputou o Sul-Americano com motores sorteados pela empresa mineira RBC Preparações.
Com um novo motor Yurik partiu para a tomada de tempos, mas, mesmo assim, o rendimento de seu kart parecia realmente pior que o dos lideres e Carvalho conseguiu apenas o 10º tempo na tomada de tempos. Nas provas classificatórias Yurik ainda tentou recuperar terreno, mas, quando conseguia ganhar algumas posições acabava sendo tocado por algum concorrente e perdendo seu espaço novamente.
Para este domingo, quando o Sul-Americano realmente foi decidido, o piloto achou por bem solicitar mais uma vez a troca de motor em busca de algo que lhe desse ao menos a condição de ser competitivo. Infelizmente a manobra não deu certo e, da mesma forma, com todo seu arrojo Yurik conseguia ganhar posições, mas, tanto na Pré-Final como na Final ele acabou sendo tocado e tirado da prova por outros concorrentes. Com isso, ele recebeu a bandeirada final na 13ª posição. O título ficou com Vitor Baptista seguido por Matheus Jacques e Ariel Varella.
“Vim para esta prova com o objetivo de conquistar o Tri-Campeonato, mas, infelizmente, a realidade foi bem diferente e eu não estivem nem próximo de conseguir isto. Começamos os treinos muito mal, melhoramos na sexta-feira, mas, nas corridas, as coisas pareciam que se ajuntavam para dar errado. Foi uma pena, mas, continuo adorando o Velopark e sempre que possível quero voltar para correr aqui. Infelizmente não foi desta vez, mas, certamente nos sairemos melhor em uma próxima competição”, resignou-se.
Próximo compromisso neste sábado
Sem muito tempo para se recompor neste sábado, dia 25, Carvalho já terá mais um desafio pela frente. No Kartódromo Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista, o piloto participará da oitava etapa da competição.
A corrida, que marcará o início dos play-offs decisivos da temporada, deverá ser muito competitiva e Yurik, como já está entre os candidatos ao título, promete se dedicar como ninguém na busca por mais esta conquista.