Terminou na tarde deste domingo, dia 19, a edição 2010 do Campeonato Sul-Americano de Kart. Pilotos de vários países do hemisfério sul das Américas estiveram no Kartódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana gaúcha.
O piloto mineiro João Pedro Archer (Techspeed / SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorports) esteve na competição representando o Brasil na classe Sudam Júnior, uma das mais importantes do Campeonato.
A competição foi iniciada na quinta-feira, com treinos livres, que se estenderam até a manhã de sexta. Archer, com chassis Techspeed, enfrentou vários problemas de acerto do kart e de motor até encontrar um conjunto ideal. Na tarde de sexta foi realizada a tomada de tempos e, com o tempo de 58s161 ele garantiu a terceira posição do grid de largada para as classificatórias.
Ontem, sábado 18, o dia foi reservado para as corridas classificatórias. Na primeira corrida Archer conseguiu finalizar na terceira posição e, na segunda, com problemas, não terminou. Pela soma dos pontos ele conseguiu um lugar para largar na quarta posição na corrida pré-final.
Na pré-final, Archer fez uma bela largada e pulou para a segunda posição. Porém, duas voltas depois, um problema de motor o fez abandonar a corrida. Com isso, ele foi obrigado a largar na última posição da bateria final.
A bateria Final foi autorizada no início da tarde. Archer largou muito bem e pulou para a quinta posição Duas voltas depois, com muita garra, ele já estava em segundo. Porém, com o passar das voltas ele começou a ser pressionado por Gustavo Myasava, que, com 10 voltas completadas o ultrapassou. Archer, em terceiro, tentava acompanhar o ritmo dos lideres, mas, para com uma pequena perda de rendimento acabou tendo também a terceira posição perdida para Gabriel Casagrande. No final, ele recebeu a bandeirada na quarta posição e o gaúcho Gabriel Robe venceu.
“Foi um final de semana extremamente difícil. Tivemos problemas de chassis, motor, acerto, enfim... Realmente não era para nós. Acredito que ter terminado na quarta posição e poder levar um troféu para casa foi um prêmio pela nossa determinação e trabalho ao longo da competição”, encerrou o piloto.