publicidade
06/06/2019 11:01

João Pedro Jo conquistou seu primeiro pódio internacional no Sul-Americano

Autor: BEcom


Foto: Jackson de Souza

João Pedro Jo


Durante o último final de semana, o Kartódromo Velopark recebeu as atividades do Campeonato Sul-Americano. Nesse evento, João Pedro Jo conquistou o vice-campeonato na categoria Cadete após largar da sétima posição e enfrentar um grupo de 39 pilotos de diversos países da América do Sul, garantindo seu primeiro pódio internacional na carreira.

Representantes de seis países, além dos pilotos brasileiros, também da Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Chile, disputaram volta a volta os três dias de competição no circuito localizado na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Os kartistas encararam dias de temperaturas baixas e chuvas, realizaram provas classificatórias sob pista molhada, mas as finais já com condições secas.

Em seu primeiro ano concreto no kartismo, o piloto gaúcho de 10 anos vem em uma fase de constante evolução nas competições paulistas, apesar de sua pouca experiência, mostrou equilíbrio e determinação diante uma competição internacional, tendo um de seus melhores finais de semana, que teve início na quinta-feira (30) com as sessões de treinos livres. Enfrentando dificuldades com a chuva, mas sem desanimar e focado no seu objetivo, junto ao trabalho intenso de seu preparador, pode evoluir e alcançar marcas positivas ao final do dia.

Seguindo para as atividades principais na sexta-feira (31), logo no warm-up um top-10 animou João para a sequência da competição, quando marcou o décimo primeiro tempo ainda com pista molhada. O piloto integrou o grupo B nas eliminatórias, que classificaria apenas trinta e seis competidores para a pré-final.

Largando da décima posição, a primeira classificatória (AxB) se encaminhava para um bom resultado, vindo em uma bela corrida disputando posições no primeiro pelotão, um erro breve lhe fez perder várias posições, João completou as seis voltas na décima terceira posição. Já na segunda classificatória (BxC), largando da nona posição, o piloto gaúcho novamente mostrou um excelente desempenho em uma grande prova de recuperação, pode completar a corrida na quarta posição, conquistou a décima posição na somatória das provas classificatórias.

Garantindo sua participação no dia decisivo da competição, já pela manhã conquistou a marca do segundo tempo no warm-up, e dando continuidade nas boas atuações, completou a pré-final na sétima posição, mas uma punição de três segundos por ultrapassar o limite da pista acabou deixando-o com a nona posição para a largada da prova final.

Partindo da quinta fila no grid dentre os 36 competidores alinhados para a final, João Pedro mostrou muita maturidade, técnica e determinação ao disputar curva a curva com grandes pilotos da atualidade na categoria. Após disputas intensas, manteve o bom rendimento volta a volta ao assumir a segunda posição na sexta volta, levando então o posto até o agito da bandeira quadriculada, conquistando o vice-campeonato Sul-Americano 2019.

Essa conquista dedico a minha equipe WM Racing, agradeço toda a dedicação do Rodrigo e William comigo nestes últimos meses de empenho e trabalho intenso, por acreditarem no meu potencial e me ajudarem a evoluir como piloto e pessoa. Mesmo com tantas dificuldades conseguimos evoluir muito nessa semana e conquistar esse incrível resultado. Fico honrado em competir com os melhores pilotos do continente, o nível estava altíssimo, e essa conquista veio para coroar toda minha dedicação e paixão pelo esporte. Não poderia estar mais feliz. Agradeço também à Kart Mini pelo excelente kart e todo o apoio durante esta temporada, muito obrigado Rene e Kiki pelo carinho e atenção de sempre”, disse João, que ainda ressaltou elogios aos organizadores da competição. “Gostaria de parabenizar a CBA, Codasur e toda a organização do campeonato, tudo estava perfeito, e também deixar os parabéns a organização do Velopark, pela estrutura e pista sensacional”, completou.

Sem muita folga, o próximo compromisso de João Pedro Jo está marcado para o próximo final de semana, quando terá as atividades da categoria Mini Max na 5ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana, entre os dias 07 e 08 de junho.

Confira o resultado final da categoria Cadete no Campeonato Sul-Americano (Top 10):
1º) Heitor Dall Agnol (BRA) – 17:19.369s – 14 voltas
2º) João Pedro Jo (BRA) – 7.254s
3º) Alfredinho Ibiapina (BRA) – 10.748s
4º) Santino Dore (ARG) – 13.010s
5º) Enzo Nienkotter (BRA) – 13.109s
6º) Panetta Santino (ARG) – 13.391s
7º) Perez Ayrton (ARG) – 15.630s
8º) Lohrmann Bautista (ARG) – 19.468s
9º) Miguel Máximo (BRA) – 19.738s
10º) Guilherme Favarete (BRA) – 19.842s

  • Não há comentários cadastrados até o momento!