A julgar pelo entusiasmo com que foi recebido, o 1º
Campeonato Sul-Americano 4 Tempos será uma das grandes atrações da próxima
temporada. A competição, que deverá reunir ao menos 176 pilotos de 11 países,
será realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, em El Pinar, no
Uruguai.
Nesta quarta-feira (16), o Portal Kart Motor conversou com
Binho Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da Confederação
Brasileira de Automobilismo (CNK / CBA) para dirimir algumas dúvidas.
Então vamos lá!
Cada uma das 11 confederações da América do Sul poderá
indicar 16 pilotos para competirem nas cinco categorias do campeonato: Cadete, Júnior,
Sênior (equivalente à nossa F4 Graduados), Master (que enquadra nossos
Sêniores) e Shifter 200, esta última com motores 4 tempos com marcha.
Das 16 vagas disponíveis, uma delas deverá ser preenchida
por uma mulher e, assim, cada país terá três pilotos em cada categoria, ficando
a vaga feminina “flutuante”.
As idades em cada categoria deverão ser definidas em 8 até
12 anos (Cadete), 12 a 14 anos (Júnior), acima de 15 (Sênior), acima de 35
(Master) e acima de 15 (Shifter 200).
Os motores, similares aos nossos Honda – marca e modelo Doms
200 para Cadete, Doms 400 para as F4 e Lifan 200 para a Shifter – serão
sorteados e entregues por um fornecedor local.
Por fim, seguindo o formato utilizado no Campeonato
Sul-Americano OK Júnior e OK, disputado recentemente no Rio Grande do Sul, caso
não sejam preenchidas, as vagas passarão a ser abertas a todos os interessados.
VAGAS BRASILEIRAS – Como anunciado, o Grupo 1 do Brasileiro
servirá para definir os brasileiros indicados às vagas para disputar o
Sul-Americano 4 Tempos.
Na Cadete, a tendência é a CBA indicar os dois primeiros
colocados no Brasileiro da categoria e o campeão da Mirim (caso ele se enquadre
na idade regulamentar). Na Júnior os indicados deverão ser os três primeiros
colocados da F4 Júnior, assim como na Sênior, com a indicação dos três
primeiros na F4 Graduados.
Na Master a tendência é que a CBA indique três campeões, o
da F4 Sênior, da F4 Super Sênior e o da F4 Super Sênior Master. Para a Shifter
200 ainda não há uma tendência definida.
“Todas essas informações são uma tendência, baseadas no
que recebemos como apresentação do evento, pois até o momento não divulgaram os
regulamentos do campeonato', disse Carcasci. “Estamos em contato com a FIA e com
o Uruguai e esperamos ter as definições o mais breve possível”, completou.