publicidade
01/04/2010 18:07

Uma notícia boa... Outra ruim...

Fonte: Kart Gaúcho - Erno Drehmer


Duas notícias movimentaram o finalzinho desta quinta-feira, véspera do feriadão de Páscoa, ambas relativas ao Sul-Americano, que será realizado no Velopark. Uma boa, outra ruim, esta pelo menos por enquanto.

Notícia boa – A boa diz respeito às categorias que competirão no Sul-Americano. Estavam garantidas no evento a Cadete, Sudam Júnior (para pilotos Júnior), Sudam (para pilotos Novatos e Graduados) e Sênior.

Hoje, em conversa com Felipe Giaffone, da CNK, apuramos que também deverá participar da única competição internacional de 2010 na América do Sul a categoria Pré-Júnior, destinada exclusivamente aos pilotos da Júnior Menor, o que não aconteceu no Pan de 2009.

Esta sugestão havia sido dada pelo Kart Gaúcho quando do lançamento do campeonato e agora, após conversas internas na CNK para definir a questão, o “martelo foi batido”. Giaffone nos contou que, para que haja uma integração em toda a América, os motores da Sudam Júnior e Pré-Júnior serão os mesmos hoje utilizados na Novatos, Graduados, Sênior A e Super Sênior, ou seja, os Iame Parilla MY, Vortex, KTT Jimenez e PPK.

Para garantir a potência, velocidade e segurança adequadas a cada uma das categorias – Sudam Júnior e Pré-Júnior – serão adotados redutores.

A dificuldade momentânea dos pilotos da Júnior Menor e Júnior é ter que comprar estes motores, que seriam usados por eles apenas no Sul-Americano, ainda que eles passem a ser adotados gradativamente no Brasil para ambas as categorias.

E duas sugestões surgiram neste momento: usar motores fornecidos pela RBC, por sorteio, como é feito no Light, ou que a própria RBC alugue os motores diretamente aos pilotos, não ficando como fornecedora exclusiva. Com estas sugestões, os pilotos poderiam alugar motores igualmente da RBC ou de outros preparadores e, talvez, não necessitassem comprá-los.

É necessário informar que a competição será no segundo semestre e que ainda temos um tempo razoável para a definição do regulamento, que, no entanto, não demorará muito a ser divulgado.

Mas, você pode dar sua opinião, utilizando o formulário para comentários logo abaixo.

Notícia ruim – Inicialmente marcada para acontecer entre os dias 27 a 29 de agosto, o Sul-Americano está em vias de ser adiado para o final de semana seguinte, 3 a 5 de setembro. Mas, uma nova dificuldade apareceu.

Ocorre que uma feira internacional – sempre uma feira, dificuldade vivida na abertura do Sul-Brasileiro – está marcada para 28 de agosto a 5 de setembro. É a Expointer, feira internacional de agropecuária realizada todos os anos em Esteio, cidade muito próxima ao Velopark, e já se sabe que será difícil – ou até mesmo impossível – garantir hospedagem. Neste momento, vários hotéis já têm reserva esgotada para o período.

Portanto, uma nova data está sendo estudada para a competição, que está confirmadíssima, e para chegar a esta data Giaffone concorda que alguma competição do Estado de São Paulo terá que “trocar figurinha” com o Sul-Americano, ou seja, a troca de simples de uma data por outra, já que o kartismo paulista não será afetado pela realização da Expointer.

O Sul-Americano terá organização do Velopark, supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo, CBA e Codasur.

  • 02/04/2010 02:43 Claudio Reis

    Erno, a sugestão é trocar o evento para Volta Redonda, que tem uma rede hoteleira muito superior à da região que serve o Velopark.

  • 02/04/2010 11:56 Andre Luis M

    Parabens pela inclusão da Cat. Pré-Junior e tenho a certeza que encontrarão uma data plausivel e adequada pro evento, mas trocar a praça da competição do Velopark/RS pra qualquer outro lugar "nem pensar" !!!

  • 02/04/2010 12:22 Geovane Diniz

    SÓ PEÇO PARA ANALISAREM QUE TODOS OS COMPETIDORES PARTICIPAM DE VÁRIOS CAMPEONATOS E DIANTE DISSO JÁ ESTÃO COM FALTAS ESCOLARES ESTOURADAS(QUANDO DO ACONTECIMENTO DO EVENTO),CADA PILOTO ESTUDANTE MATA PELO MENOS 4 AULAS POR MÊS COM OS ATUAIS CAMPEONATOS VIGENTES EM SEUS ESTADOS OU PELO BRASIL.EVITAR FERIADOS EM RAZÃO DE SER MELHOR PARA OS DONOS DAS PISTAS, É NO ATUAL MOMENTO TIRO NO PÉ.NÓS AJUDEM A ORGANIZAR MELHOR A VIDA DE NOSSOS FILHOS, DO CONTRARIO ESTAREMOS OUT.

  • 02/04/2010 21:11 Glauber Senna

    Não seria mais inteligente da parte da organização alugar os motores da Jr Menor(Pré Junior) com a RBC assim evitando custos absurdos com motores carissimos pois a maioria teria que comprar tais motores. Seria mais inteligente pois todos usariam os mesmos motores apenas mudando a carburação. A RBC tem MRA suficiente para suprir necessidade de um Sulamericano, pensem nisso já que a bandeira é a ECONOMIA...