publicidade
05/06/2019 14:40

Yuri Morelli venceu corridas e foi destaque no Campeonato Sul-Americano

Autor: Divulgação


Foto: Jackson de Souza

Yuri Morelli


O piloto Yuri Morelli foi um dos destaques da Cadete no Campeonato Sul-Americano, realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho no Kartódromo do Velopark em Nova Santa Rita (RS). Yuri foi um dos 39 pilotos inscritos na categoria, que vieram de 8 países diferentes, integrantes do continente sul-americano.

Yuri, que tem apenas 8 anos e compete há 6 meses na Cadete, nunca tinha visitado o Kartódromo do Velopark. No seu primeiro contato com a pista, na quinta-feira (30), Morelli precisou de apenas 8 voltas para ser o mais rápido do primeiro treino. Nos treinos seguintes as condições climáticas mudaram, a chuva surgiu, mas ele quase sempre se manteve entre os dez primeiros colocados. Em duas sessões a intensa chuva acabou afetando seu motor, mas o problema foi logo resolvido pela equipe da RBC Preparações.

Na sexta-feira (31), Yuri integrou o segundo grupo da tomada de tempos. A chuva não cessou, e foi assim que ele conquistou a pole position geral com 1:26:015. Largando da pole na primeira classificatória, Morelli fez uma corrida conservadora e terminou na quinta colocação. Na segunda classificatória, novamente largando da pole e abaixo de chuva, Yuri venceu a corrida. Na somatória de pontos, considerando o resultado das duas classificatórias, houve um empate, que acabou sendo decidido a favor de Morelli, por conta da pole conquistada na tomada de tempos. Assim, o piloto terminou em primeiro lugar entre os 39 pilotos e começou a Pré-final novamente na posição de honra.

As duas últimas corridas, a Pré-final e a Final, aconteceram no último dia do campeonato, no sábado (1º). Depois do treino de aquecimento, Yuri e sua equipe resolveram trocar o motor de seu kart. O piloto recebeu uma punição, já prevista em regulamento. Com essa punição, Morelli largou da terceira colocação na Pré-final, ao invés da primeira. Mas já na quarta volta, com a pista úmida, ele assumiu a liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro, com 1.819s de diferença para o segundo colocado. Faltava só uma vitória para o título e o resultado fez, consequentemente, Yuri largar na pole na Final do campeonato.

Dada a largada da Final, com a pista seca, Yuri se manteve na ponta até a metade da segunda volta, quando os prisioneiros de sua roda traseira direita quebraram. O fato inesperado acabou tirando as chances do piloto paulista de brigar pelo título, mas não apagou o campeonato brilhante que fez.

Foi uma pena o que aconteceu com o Yuri e, curiosamente, com outros pilotos ao longo da prova. Houve muitas quebras e todos tinham chances de disputar roda a roda o título do campeonato. É certo que o resultado da final foi indesejado para meu filho, mas o desempenho dele ao longo de todo campeonato foi sensacional. Chegar em uma pista nova, com um kart completamente diferente daquele que está habituado, em função da aplicação das regras internacionais, e estar entre os ponteiros mostra que ele está se desenvolvendo a cada desafio na nova categoria. Esse mérito é dele e da equipe incrível que ele tem ao seu lado. Ficam todos os aprendizados e agora seguimos para a 5ª etapa da Copa São Paulo Light ainda em junho e para o Campeonato Brasileiro em julho”, declarou Samira Yasukawa, mãe do piloto Yuri Morelli.

Yuri Morelli tem o apoio das empresas Consult Consultoria Contabil, Morelli Advogados, TUF Express e Colégio Santa Amália Tatuapé.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!