publicidade
10/09/2012 10:46

13 novos campeões foram conhecidos em Farroupilha. Confira quem são

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Largada da Sênior A e B


Foi uma semana agitada a que vivemos em Farroupilha (RS), onde foi disputada a última etapa da 15ª edição do Sul-Brasileiro, prova que foi válida também como open da Copa Brasil. O Kart Motor, apesar da fraca cobertura diária, esteve presente de forma intensa, trabalhando na organização do evento.

Com a preocupação de oferecer a melhor organização possível aos mais de 100 pilotos e equipes presentes, estivemos – junto com os demais membros da equipe organizadora – envolvidos quase que 100% na condução da etapa.

E, desta vez, pelo fato de que eu estava diretamente envolvido na organização, deixo grande parte do balanço do evento a cargo dos que estiveram presentes, através de seus comentários. Deixaremos, como diz uma das grandes autoridades do kartismo brasileiro, a “bola quicando”, para que críticas, elogios e sugestões sejam feitas pelos internautas. Porém, de uma forma geral, sabemos – por autocrítica e pelos elogios recebidos – que o evento foi um sucesso em termos de organização e, como open da Copa Brasil, serviu muito bem para que se faça uma boa projeção para a organização de mais um nacional.

Alguns dos pontos positivos ficam por conta do funcionamento do Parque Fechado, do credenciamento, da limpeza dos banheiros e do kartódromo, da educação com que todos foram tratados e, basicamente, da organização geral.

Houve reclamações, sim, e elas se dirigiram à falta de banheiros químicos para o público que não tinha acesso aos boxes, à comida cara pelo que era oferecido, e aos estacionamentos – grátis –, que um dia recebiam carros em um local e em outro dia em outro local, o que causou certa confusão. Os seguranças, rígidos demais em alguns momentos, mas por orientação da organização, chegou a impedir que pilotos com macacão entrassem na área de box sem credencial, o que não está de todo errado, já que credenciais são feitas para serem usadas. Mas, bom senso e orientação prévia para os momentos de pressa dos pilotos, poderia ter solucionado o problema.

Outro ponto negativo, mas agora creditado às pessoas que estavam nos boxes, era o fato de jogarem suas credenciais para que outros, não credenciados, pudessem acessar a área. É uma prática extremamente negativa e que pode gerar a apreensão da credencial e multa ao piloto responsável.

NA PISTA – 113 karts estiveram na pista, com alguns dos pilotos buscando o título e outros apenas pensando em sua preparação para a Copa Brasil. As atividades começaram na quinta-feira e se estenderam pela sexta, com treinos oficiais, quatro para cada categoria. No sábado, após a tomada de tempos, foram disputadas as primeiras baterias de cada categoria e o domingo ficou reservado para a segunda prova, a que definiria os trezes campeões.

E os primeiros campeões foram os da Sênior A e B, que competiram agrupadas. Dudu Dieter, atual campeão brasileiro da Sênior A, garantiu o título em sua categoria, após cinco vitórias em seis corridas. Ele venceu a bateria de sábado e na de domingo chegou em 8º após incidentes de pista, resultado usado como descarte. Francesco Ventre repetiu a dobradinha de primos no Brasileiro e foi o vice.

Na Sênior B, Daniel Rotta, gaúcho assim como Dieter, fez um 2º e um 1º e ratificou sua bela campanha, garantindo o título da categoria. O catarinense Edward Fachini, que também subiu no pódio no Brasileiro, ficou com o vice.

O paranaense Felipe Drugovich, depois de uma acirrada disputa com Paulo Victor em praticamente todas as baterias do Sul-Brasileiro, foi o campeão da Júnior Menor, conquistando assim seu segundo título consecutivo do Sul-Brasileiro. No ano passado ele venceu pela Super Cadete. Paulo Victor, apenas dois pontos atrás de Drugovich, ficou com o vice.

Bruno Bertoncello foi campeão em duas categorias. O primeiro título do gaúcho veio na Júnior, categoria em que ele venceu cinco das seis baterias disputadas. Bruno venceu as duas baterias de Farroupilha, deixando o atual campeão brasileiro da categoria, Mauro Auricchio, com o segundo lugar no campeonato.

Pedro Braga, do Rio de Janeiro, chegou a levar um susto no sábado, quando teve que abandonar a primeira bateria. Mas, podendo descartar o resultado, ele contou com sua boa campanha nas quatro baterias anteriores e conquistou o título com um 5º lugar na segunda prova de Farroupilha. O gaúcho Henrique Vieira foi um dois destaques – ele venceu a etapa após um 4º e um 1º - e ficou com o vice.

Um dos títulos mais disputados foi o da Cadete. Dois pilotos terminaram empatados em pontos após os descartes e o campeão só foi conhecido após o critério de desempate, quando os pontos brutos passaram a ser considerados. Assim, o mato-grossense Paulo Coelho ficou com o título, seu primeiro na Cadete, superando Gustavo Jorge, paranaense também dono de ótima campanha no Sul-Brasileiro.

Outro paranaense ganhou título em Farroupilha, agora na Super Cadete. A comemoração foi no sábado, já que Edgar Bueno Neto conquistou o título por antecipação ao vencer a bateria do dia. No domingo, o 7º lugar apenas ratificou a campanha e serviu como descarte. Gustavo Jorge foi novamente o vice e o paranaense, um pouco triste, merece elogios e incentivos por suas campanhas positivas e por seu talento.

As Sudam correram juntas e foi na Sudam Júnior que Bruno Bertoncello comemorou seu segundo título neste Sul-Brasileiro. Novamente com uma campanha muito positiva – três vitórias e dois segundos –, ele superou o paranaense Fernando Bueno, o vice. Gustavo Myasava, com duas vitórias na Sudam, garantiu mais um título para o Paraná, que teve outro paranaense, Alessandro Xavier, como vice.

Fernando Pastro foi outro piloto do Rio Grande do Sul que foi campeão em Farroupilha, pela Super Sênior. A campanha extremamente regular dele incluiu duas vitórias e quatro segundos, o que lhe permitiu abrir sete pontos do vice, Doglas Pierosan, atual campeão brasileiro da categoria.

Campeão Sul-Brasileiro em 2003 pela Júnior, o brasiliense Felipe Guimarães voltou ao campeonato em grande estilo. Em uma das categorias mais disputadas, ele foi o campeão depois de vencer três baterias na Graduados. Neste final de semana um sexto e um segundo garantiram o título, enquanto que o paranaense Jonathan Louis, mesmo desclassificado da primeira bateria, ficou com o vice.

A Novatos teve o atual vice-campeão brasileiro, Flávio Lisboa, como seu campeão em Farroupilha. O paranaense comemorou a conquista com um 4º e um 1º e superou Welington Larsen, que vinha na liderança até Farroupilha. O catarinense, com um abandono na 1ª bateria após um toque recebido, não conseguiu boa recuperação na 2ª e o sexto lugar não foi suficiente para tirar o título de Lisboa. Um dos principais destaques fica com a vitória na etapa de André Vollmer, que participava pela primeira vez do Sul-Brasileiro. Ele venceu após um 1º e um 2º e ficou com o quarto lugar no campeonato.

A F4 foi a decepção da rodada, reunindo apenas quatro pilotos, sendo que dois deles não disputaram as etapas anteriores. O título ficou com Thiago Bittencourt, também o atual campeão brasileiro da categoria. A etapa foi vencida por Alberto Cattucci, vencedor das duas baterias e vice-campeão. Ronaldo Riedi foi o terceiro no campeonato e, após a prova, reclamou dos “pesadores”, que teriam pesado o kart de um concorrente mais vezes do que o permitido. O kart referido, óbvio, estaria fora do peso, e isto lhe teria tirado o vice, já que na última pesagem o piloto alcançou o peso exigido.

Por fim, a Fireball – que competia em regime extra-campeonato – foi, sem dúvida alguma, a maior decepção para os organizadores. Prometendo mais de 20 pilotos e liberada de comprar pneus zero da organização, já que poderiam usar os pneus adquiridos duas semanas antes – e não usados por causa da chuva – na 2ª etapa do Gaúcho, a Fireball teve apenas 11 competidores, que devem ser elogiados por terem honrado o compromisso que firmaram. Mesmo com a inscrição mais barata do evento, diversos pilotos “furaram” e jogaram por terra a participação da categoria na Copa Brasil e nos próximos eventos grandes. Além disso, deixaram envergonhado o criador da categoria no Rio Grande do Sul, Neco Fornari, que batalhou imensamente pela participação da Fireball no evento e viu, além de outros pilotos, alguns de sua própria equipe não comparecerem. Os grandes prejudicados, no final, foram os pilotos que lá estiveram, contando com fazer uma bela apresentação e com um grid grande. Quem não pode cumprir, não promete. Uma pena.

A categoria, dividida em Sprinter e Master, foi a única que correu na chuva, que chegou quase ao final do dia. Victor Hugo Matzenbacker e Guto Germano, respectivamente, foram os vencedores.

Confira como ficou a classificação final do Sul-Brasileiro 2012.

Veja os resultados da etapa em cada bateria:
SÊNIOR A
1 Leonardo Nienkotter – 18 pontos
2 Francesco Ventre – 17
3 Alessandro Xavier – 15
4 Dudu Dieter – 14
5 Felipe Neira – 11
6 Rodrigo Kubiczewski – 10
7 Rodrigo Miguel – 8
8 Lico Kaesemodel – 8
9 Nando Trevisan – 7
10 Pedro Jacobi – 2

SÊNIOR B
1 Daniel Rotta – 20 pontos
2 Edward Fachini – 19
3 Marco Alves – 17
4 Caio Tortatto – 14

GRADUADOS
1 Felipe Guimarães – 14 pontos
2 João Vitor Ferreira – 14
3 Bruna Tomaselli – 14
4 Rafael Smaniotto – 13
5 Jonathan Louis – 13
6 Gustavo Myasava – 8
7 Pedro Ferreira – 8
8 João Vieira – 7
9 Lucas Alves – 7
10 Pedro Saderi – 5
11 Paulo Pereira – 5
12 Saulo Ramos Filho – 3

JÚNIOR MENOR
1 Murilo Della Coletta – 19 pontos
2 Paulo Victor – 19
3 Felipe Drugovich – 18
4 Marcel Della Coletta – 13
5 Pedro Goulart – 10
6 João Vitor Rosate – 10
7 Matheus Rebouças – 9
8 Giuseppe Durante – 8

JÚNIOR
1 Bruno Bertoncello – 22 pontos
2 Mauro Auricchio – 17
3 Gustavo Bandeira – 17
4 Fernando Bueno – 13
5 Matheus Klein – 11
6 Pedro Piquet – 7
7 Gabriel Leão – 4
8 Léo Gimenes – 0

CADETE
1 Gustavo Jorge – 19 pontos
2 Paulo Coelho – 17
3 Guilherme Teixeira – 16
4 Guilherme Peixoto – 15
5 Agnã Zago – 10
6 Edgar Bueno Neto – 9
7 José Muggiati Neto – 9
8 Rafael Lisboa – 8
9 Stefano Marins – 7
10 Pedro Adami – 2
11 Celso Brinker – 0
12 Henri Forest – 0
13 Pedro Luca de Lara – 0

NOVATOS
1 André Vollmer – 20 pontos
2 Flávio Lisboa – 18
3 Augusto Fontanella – 15
4 Gustavo Lago – 14
5 Franco Pasquale – 10
6 Gustavo Justo – 8
7 Welington Larsen – 6

MIRIM
1 Henrique Vieira – 18 pontos
2 Breno Forte – 18
3 Biel Crepaldi – 18
4 João Vitor Barcelos – 16
5 Pedro Aizza – 11
6 Isabelle Torres – 9
7 Gabriel Gomez – 7
8 Pedro Braga – 6

SUPER CADETE
1 Gustavo Jorge – 20 pontos
2 Sérgio Paiva – 16
3 Edgar Bueno Neto – 15
4 Stefano Marins – 14
5 Guilherme Peixoto – 13
6 Pedro Marques – 12
7 João Pedro Custódio – 8
8 Arthur Vargas – 8

SUPER SÊNIOR
1 Fernando Pastro – 20 pontos
2 José Carlos Saderi – 19
3 Markenson Marques – 15
4 Doglas Pierosan – 13
5 Julio Pires – 11
6 Anderson Faita – 9
7 Márcio do Lago – 0

SUDAM
1 Gustavo Myasava – 22 pontos
2 Alessandro Xavier – 16
3 Nando Trevisan – 13
4 Pedro Jacobi – 13
5 Victor Matzenbacker – 9
6 Rodrigo Gonzalez – 8

SUDAM JÚNIOR
1 Fernando Bueno – 19 pontos
2 João Vieira – 17
3 Léo Gimenes – 16
4 Bruna Tomaselli – 13
5 Bruno Bertoncello – 11
6 Gabriel Robe – 0

F4
1 Alberto Cattucci – 22 pontos
2 Felipe Betti – 18
3 Thiago Bittencourt – 16
4 Ronaldo Riedi – 14

FIREBALL SPRINTER
1 Victor Matzenbacker – 22 pontos
2 Henrique Fortunato – 18
3 Alexandre Steffenon – 14
4 Ariberto Wagener – 14
5 Rogério Fritsch / Daiane Petry – 14

FIREBALL MASTER
1 Guto Germano – 20 pontos
2 Jacsandro Farias – 19
3 Renan Sodré / Alison Mengue – 16
4 Humberto Bandeira – 15
5 Saulo Ramos – 12
6 Davi de Oliveira – 10

  • 10/09/2012 13:07 Paulo Sodré

    Bom dia Erno,em primeiro lugar quanto a organização no meu visto foi muito boa.
    Segundo lugar quanto a Fireball,realmente gostariamos de ter mais pilotos presentes, mas acho que nao foi a MAIOR DECEPÇÃO PARA OS ORGANIZADORES como vc comentou, vamos ver por este lado me corrija se estiver enganado.
    GRID: senior A 10 pilotos senior B 04 pilotos Graduados 12 pilotos J.Menor 08 Junior 08 cadete 13 novatos 07 mirin 08 S.cadete 08 s.senior 07 sudan 06 s.junior 06 F4 04 e fireball 11. Tirando a Graduados e a cadete a fireball teve o terceiro maior grid o que acho que foi muito bom.

  • 10/09/2012 13:12 Erno Drehmer

    Olá Paulo.
    A decepção se refere ao fato de que os organizadores esperavam aqueles 20 e poucos karts citados, número que a Fireball leva a praticamente todos os eventos. No Sul-Brasileiro os valores praticamente não mudaram e, ao que eu saiba, todos os pedidos da categoria foram atendidos prontamente, desde liberação de pneu até usar o regulamento pedido, passando por valor diferenciado na inscrição. Sim, a categoria teve ótimo grid comparado com os demais, mas ficou longe do esperado e prometido... Neste aspecto, foi sim uma decepção.
    Abraços
    Erno

  • 10/09/2012 14:00 Albany

    Parabens ao Presidente do Kart clube de Farroupilha e atodos os envolvidos na realizacao do Sul Brasileiro tudo funcionando muito bem, com certeza teremos uma otima Copa Brasil. Abracos.....

  • 10/09/2012 14:23 Ricardo Audino

    Decepcionados certamente estão os diversos pilotos e simpatizantes da categoria Fireball ao lerem a matéria que o Kart Motor colocou acima quando foi criticada de forma equivocada a categoria mais atuante do kartismo gaúcho nos últimos tempos. E tenha a certeza que não são somente esses vinte e poucos pilotos que a ?organização? do Sul Brasileiro ?estranhamente? esperava da nossa categoria, pois o nosso contingente é muito maior do que isso. Digo ?estranhamente?, pois, para alguns, ao que parece, a Fireball agora tem a responsabilidade e compromisso com o kartismo de formar grid?s estupendos em todos os eventos, como se esse esporte fosse barato e participar de uma corrida o custo é zero.
    O que fica difícil de entender é essa frustração da ?organização?, pois onze pilotos para uma categoria que ?nasceu? a apenas 3 anos atrás e foi até Farroupilha somente para participar do evento na condição de convidada, sem duvida alguma é EXTRAORDINÁRIO e digno de MUITOS ELOGIOS!!! O que dizer então das demais e que estão aí há anos, ou seja, as ?oficiais?? Pelo que eu acompanhei no Kart Motor até sábado a situação dos grid?s era a seguinte: MIRIM (8), CADETE (13), SUPER CADETE (8), JUNIOR MENOR (8), JUNIOR (8), SÊNIOR (14), SUDAM (12), SUPER SÊNIOR (7), GRADUADOS (12), NOVATOS (7) e F4 (4). A Sênior foi a categoria que colocou mais karts no grid, isso quer dizer que foram 3 karts a mais que a Fireball. Reitero a minha pergunta: que frustração é essa da ?organização? que leva o Kart Motor a dedicar um bom parágrafo para criticar uma categoria que vem contribuindo em muito com o kart ?
    O que precisa ser entendido é que esse esporte tem custos e que em algumas competições não será possível dar o ?espetáculo? de grid que alguns desejam. Mas sempre haverá um contingente da Fireball participando e que deverá ser RESPEITADO, pois eles sempre estarão representando A CATEGORIA, que graças a forma organizada e coerente com que lida com as coisas, vem conseguindo se destacar e crescer dentro de um ambiente difícil. A prova disso é o tipo de reconhecimento que tivemos em relação a nossa participação em Farroupilha e o fechamento das portas que nos foram informadas para o futuro.
    Fica no ar uma grande curiosidade: qual o real interesse nessas críticas? Mas uma coisa é certa, continuaremos com a nossa autonomia de sempre e acima de tudo respeitando a vontade e interesse dos nossos pilotos. Ricardo Audino (Presidente nomeado pelos pilotos da categoria Fireball em 2012)

  • 10/09/2012 14:42 Erno Drehmer

    Caro Ricardo.
    Quem criou estes números "estupendos" foram os próprios pilotos, através de vocês mesmos, via Neco Fornari, e a expectativa apareceu baseada única e exclusivamente neste fato. O próprio criador da categoria, Neco Fornari, estava decepcionado com a desistência de vários pilotos e me disse isso pessoalmente. Segundo Neco Fornari, havia este compromisso dos pilotos da categoria e a decepção dele, criador da categoria e com quem os pilotos se comprometeram, me parece justa. E da organização ? sem aspas ?, por consequência, também.
    Por fim, ?presidente?, o que eu quero dizer, digo de forma clara e direta, seja ao vivo ou seja por escrito. Portanto, não há outro interesse que não EXATAMENTE o que está escrito. O Kart Motor, ou seja, eu, Erno, ajuda quando precisa ajudar, e critica quando precisa criticar. Nada mais do que isto. Agora, espero que tu possa me dizer qual o ?real interesse? com a pergunta colocada no último parágrafo. Ali, sim, temos algo dúbio.

  • 10/09/2012 15:32 Ricardo Audino

    Erno, tira essa ira de dentro de ti!!!
    Acho que estas exagerando com as palavras desde o início e é bom pararmos por aqui, pois se colocares a emoção acima das coisas, atropelará a razão.
    Como "Presidente" entre aspas tentei te explicar isso, mas me parece que não entendestes, pois continuas insistindo em querer criticar algo que, se não foi maravilhoso, ao menos foi bom. E bom tem o seu valor, o ruim é que não presta. Sinceramente eu não sei porque estás tomando as dores por tudo isso, visto que ao que me parece a categoria Fireball não te prejudicou em nada. Quanto ao Neco Fornari, fique tranquilo, pois eu, como Presidente entre aspas estou em permanente contato com ele e o assunto do Sul Brasileiro já foi plenamente resolvido dentro da categoria, como tudo e sempre, sem maiores problemas , pois se fossemos nos abater por algo tão pequeno, tanto eu como o Neco já teríamos desistido de LUTAR por essa categoria ha muito tempo. Isso quer dizer que já tivemos desafios bem maiores.
    Por fim e não menos importante, a pergunta que você não entendeu é a base de toda essa estória, ou seja: Por que tanta ênfase negativa para algo que foi bom? Por que um recado público fechando as portas para uma categoria que vem participando de tudo (inclusive abriu o ano indo pra São Paulo participar do SKB)?
    Sempre reconhecemos a sua ajuda, porém, em nome dos vários pilotos que fazem os números estupendos de grid?s e que as vezes, por questões pessoais, infelizmente não conseguem participar de TODOS os eventos, te peço, RECONHEÇA O ESFORÇO QUE A CATEGORIA FEZ AO SER REPRESENTADA PELOS SEUS 11 GUERREIROS. Isso não deve desmerecer as outras várias dezenas que não participaram da festa. Reveja os grid?s deste final de semana das outras categorias, pois se seguirmos o caminho da crítica por este motivo, vai congestionar este espaço.
    Não temos nada dúbio, a minha franqueza que é mais sutil para TENTAR ajudar as pessoas refletir. Um grande abraço!!!

  • 10/09/2012 16:11 André Grando

    Boa tarde,
    Como piloto da Firebal, quero deixar explícito que não estou entre os que prometeram correr. Mas acho que devo ajudar a "discussão" para melhorar nosso esporte. O grande problema do kart é o custo. Na campeonato gaúcho, nos foi obrigado comprar pneu slick para corrermos debaixo daquela água. A previsão era de chuva novamente para o sul brasileiro, mesmo sem ser obrigado a comprar pneus slick, teríamos que comprar pneus para chuva. Nossa participação era "extra oficial", ou seja, não valia para o campeonato, numa espécie de favor mútuo, não obrigação mútua. Agora, não podemos viver de ameaças, pois daí pode-se acreditar que, se não podemos participar de nenhum campeonato grande, porque haveríamos de participar dos outros (Gaúcho, etc..)?
    Espero que o que escreveste acima tenha sido num momento de raiva, onde a razão deixa de existir, e espero, que você volte atrás e continue nos ajudando como sempre fez. De minha parte, estou disposto a seguir colaborando com o pouco que posso.
    Um abraço.

  • 10/09/2012 20:35 Alessandra De Conto Mezzomo

    Sou mãe do piloto Victor Arthur Mezzomo, procuro patrocinar ele em tudo que o realiza, mas nem tudo nos pais podemos arcar com todas os campeonatos, mas creio que todo e qualquer pai que pode faz de tudo para ter seu filho em um esporte seja ele qual for,pois hj estamos vivendo em um mundo onde as drogas

  • 10/09/2012 21:13 Erno Drehmer

    Grando.
    O Kart Motor continuará ajudando a divulgar todas as categorias do nosso kartismo, nelas incluída a Fireball, como sempre fez. As portas do KM estão e sempre estiveram abertas para a categoria.
    Mas não trata-se de uma ameaça, e sim de uma constatação, não feita por mim, mas por dirigentes que se decepcionaram com o ocorrido. Eu não tenho esse poder, de tirar uma categoria de um evento. A F4, outra categoria que decepcionou (de forma nacional, não no nosso Estado) no Sul-Brasileiro, principalmente na última etapa, terá que ter pelo menos 15 inscritos de forma antecipada e pagos para disputar a Copa Brasil. Recebi esta informação hoje e ela deve estar no regulamento da Copa Brasil.

  • 10/09/2012 21:47 Victor Angelo Mezzomo

    Conforme li os comentários, acho que devemos dar mais valorização a categoria fireball e seus pilotos, pois deixar esta categoria para ser a última a ser premiada, quando todo mundo está indo embora? Acho que deves refletir sobre os comentários, também devo dizer que esta categoria que a tão pouco tempo que está aí e formando bons pilotos, deves criticar menos e apoiar mais. Também acho que está na hora de mostrar as verdadeiras contas destes eventos, pois nem sequer tem premiação para quem ganha, pois isto serviria como um estímulo para os pilotos procurarem participar destas etapas. Os patrocínios estão cada vez mais difíceis de se conseguir, e os paitrocínios como eu aguentam até certa altura. Para finalizar dou os parabéns para o Neco Fornari, este sim luta para que tenhamos bons pilotos através de seu incentivo.
    Abraço

  • 10/09/2012 22:20 Daiane Petry #818

    Como piloto participante da categoria firebal, gostaria de também deixar aqui registrada minha opinião. Claro que fiquei triste em ver que nem todos puderam participar deste grande evento, porém como piloto apaixonada por este esporte, tenho a certeza que a ausência de alguns pilotos foi por motivo maior, e acho injusto dizer que estes furaram com o compromisso de participação e envergonharam o criador da categoria Neco Fornari. Embora o grid não tenha agradado os dirigentes, a categoria fez bonito no Sul-Brasileiro, pois tivemos a participação na nossa categoria do piloto Vitor Hugo Matzenbacker, destaque nos últimos anos no kartismo brasileiro, o qual conquistou o título na Firebal Sprinter, além disto, tivemos também o recorde da pista na categoria Firebal (39.405) conquistada pelo piloto Rogério Henrique Fritsch na tomada de tempo.
    Acredito sinceramente que em nenhum momento o Erno teve a intenção de prejudicar a categoria, uma vez que ele sempre ajudou os kartistas a divulgarem os seus resultados na busca de melhorar este esporte, acredito sim que ele foi infeliz ao dizer que a categoria decepcionou... O evento e a organização foram perfeitas, quanto a isso só tenho elogios e espero sinceramente que os dirigentes não fechem as portas para a categoria que mais tem crescido no estado e que tem tudo para crescer ainda mais...

  • 11/09/2012 09:32 Fabio Maia

    A verdade e que os pilotos da fireball não dão lucro pra ninguem. A maioria não investe fortunas em chassis novos, não caem na mão na máfia dos motores alugados e falo isso porque meu patrão aluga os motores da firebal e não fazem volume de incrição pra que a CBA ganhe mais dinhero ainda que era o real interesse do sulbrasileiro. No suklbrasileiro quando muitos reclamaram por não fazer a bateria no mesmo dia que as outras categorias me disseram que estavam fazendo o favor de deixar essa categoria andar num campeonato grande.Fica a lição para os pilotos da firebal para se unirem porque quando o negócio e baratear custos não existe interesse de ninguem a não ser dos pilotos mesmo.

  • 11/09/2012 14:41 Daniel Claudino

    Olá a todos!
    Gostaria de deixar minha opinião sobre o assunto "Fireball" e porque acho que não se obteve o grid esperado.
    Não estive presente no fim de semana, mas sei que a categoria foi "encaixada" na grade da etapa como convidada. Concluo pela leitura da matéria e comentários que a situação foi muito semelhante ao SKB em São Paulo no início do ano. No SKB, como convidados, ficamos com os piores horários para treinos e a nossa categoria foi a última a correr (dava a impressão de que a organização estava fazendo um favor)... me recordo que até troféu faltou para alguns pilotos... mesmo assim, na ocasião o grid foi de 15 carros, confirmando a força da categoria.
    Outro fator importante na minha opinião foram as constantes alterações de calendário, tanto do campeonato gaúcho como do sul brasileiro. A proximidade de datas entre as competições, deixou muita gente financeiramente "apertada" para correr ambas.
    Enfim, acho que escrever que a categoria está condenada de participar em provas de nível nacional somente tirando conclusões baseadas no grid do sul brasileiro em Farroupilha (por sinal, o 3º maior da etapa) é de certa maneira bastante vago e desmotivador, levando em conta todo o trabalho que os pilotos vêm fazendo nesses últimos tempos.
    Espero que as críticas sejam construtivas e que os fatores citados acima sejam ponderados na síntese da participação da categoria no sul brasileiro.
    grande abraço!

  • 11/09/2012 15:20 Glaucio Luiz Sganzerla

    Não pude me fazer presente ao Sul-Brasileiro por questões pessoais, mas gostaria de ter participado ao menos na categoria Fireball. Porém, ao ver esses números, fico me perguntando o que aconteceu com TODAS as categorias?
    Concordo que surpreendeu a Fireball não ter repetido os grids de ultimamente, eu, que participei do Regional na Serra há um mês e vi aquele grid ótimo com mais de 20 karts, saber que, na mesma pista, um mês depois, no Sul-Brasileiro, mesmo que a categoria fosse extra-campeonato, metade dos karts compareceram, obviamente deixou todos chateados. Mas aí temos que avaliar um contexto todo: custos, feriadão, etc...
    Agora, a surpresa maior mesmo foi ver o grid das demais categorias, o que aconteceu? Evento imenso como o Sul-Brasileiro acolher apenas esses pilotos? Além disso, era um open à Copa Brasil!!! Não entendo mesmo!
    O kartismo está tão forte no país, espero que a 3ª etapa do Sul-Brasileiro tenha sido um "acidente de percurso", e que possamos ver muitos kartistas presentes na Copa Brasil.
    Uma pena a Fireball ter sido "queimada" no Sul-Brasileiro, afinal, agora chegamos à conclusão de que foi realmente uma fria a categoria ter se apresentado em Farroupilha. E digo, fria para a categoria, não para o campeonato.
    De qualquer forma, com todo o respeito à categoria F4 e seus pilotos guerreiros, que continuam participando inclusive de Brasileiros, pois homologada, mas a Fireball é muito mais atraente e interessante do que aquela, a começar por possuir suas raízes no kartismo (motor próprio para kart, tocada própria de kart), e depois, pelo custo x benefício ser bem razoável.
    É minha opinião, um abraço e nos vemos na próxima.
    Glaucio Luiz #133

  • 11/09/2012 15:35 Gilberto Correa

    Achei q a categoria fireball foi muito bem, e mesmo sendo pouca gente foi mais q muitos, e as baterias foram bem limpas mostrando respeito entre si dos pilotos, mostrando um bom trabalho de todos e uma decisão acertada de parar a corrida quando a pista se tornou escorregadia, foi uma das melhores baterias com muita disputa na chuva o q fez ter muitas rodadas e um show do piloto do kart 41 q se mostrou inexperiente em querer resolver logo a corrida quando estava claro q ele era bem mais rapido q todos naquela condição de pista, e parabens a todos ao presidente da categoria e ao erno q tenta esta claro q mandou um recado dizendo q aceitou muitas condições para a categoria participar contando com um numero grande de pilotos para justificar as regalias dadas, mas fica claro q em dia ruim a fireball manda mais pilotos q outras categorias antigas, parabens a todos.

  • 11/09/2012 16:22 Erno Drehmer

    Caros.
    A categoria é ótima, a maior do Rio Grande do Sul, foi a terceira em número de pilotos no Sul-Brasileiro. Foi bem representada, sim, por 11 pilotos, elogiados por mim na matéria.
    O que está sendo reclamado É A AUSÊNCIA DOS QUE SE COMPROMETERAM VERBALMENTE COM O NECO FORNARI E NÃO CUMPRIRAM SUA PARTE, nada mais, e ponto. Quando os pilotos se comprometeram, já conheciam as datas e o espaço entre o Gaúcho e o Sul-Brasileiro e também os custos, que naquele momento ainda previam a compra do pneu zero.
    Ela não foi tratada como uma mera categoria-suporte, foram diminuídos os custos drasticamente, até a compra de pneus zero foi liberada, portanto, os organizadores não contavam com o dinheiro da categoria.
    Foi colocada para correr no domingo apenas porque a programação estava apertada - também por causa dela mesma e da outras, claro - e corria-se o risco de não terminar o dia com todas as provas. E, também, os pilotos sabiam disso, pois a programação foi divulgada com bastante antecedência.
    Quanto ao número menor nas outras categorias, uma das razões é porque a etapa era a última do campeonato e quem não tinha mais chances não veio. Foram talvez substituídos por aqueles que vieram para treinar para a Copa Brasil.
    Espero ter explicado melhor a questão...
    Abraços a todos
    Erno

  • 11/09/2012 16:41 Daniel Claudino

    Concordo com seu último comentário Erno, neste ponto está tranquilo!
    Muitos pilotos se comprometeram verbalmente e não compareceram... de fato, uma decepção frente à expectativa gerada.
    O que achei "superlativamente injusto" foi o seguinte comentário: "jogaram por terra a participação da categoria na Copa Brasil e nos próximos eventos grandes.".
    Se esta frase não constasse na matéria, garanto que todos levariam as suas considerações e críticas na boa! Afinal de contas, elas são válidas!
    Abraço

  • 11/09/2012 16:50 Erno Drehmer

    Daniel.
    É como eu disse em um comentário que fiz antes, respondendo a alguém. Não foi eu que disse isso, foram dirigentes. Dirigentes mesmo, não organizadores. Em um próximo pedido da categoria para integrar uma prova do Sul-Brasileiro, não serão atendidos. E citei a F4, que na Copa Brasil terá que ter 15 pilotos inscritos, consta em documento no site da CBA. Senão, estará fora da CB.
    Já saíram, ontem, as categorias que disputarão a Copa Brasil e duas não estão na lista, Sudam Júnior e Sudam, em razão de gris fracos.
    Enfim, dizer que a Fireball estaria "queimada" não foi uma opinião minha, foi uma notícia, informação. Não imputem a mim esta decisão.
    A mesma coisa digo em relação ao Neco: não foi porque "achei" que ele estava envergonhado e decepcionado que escrevi. Foi porque ele me disse isso: notícia, informação, apenas isso...

  • 11/09/2012 17:08 Daniel Claudino

    Ok Erno, agora ficou claro! Foram os organizadores que lhe reportaram o comentário e você como profissional relatou (de maneira correta) o fato.
    Para manter a chama acesa, transfiro então minha indignação para a organização do evento! Brincando com as próprias palavras que foram ditas à você: "estão jogando por terra" não somente a Fireball, mas o kartismo como um todo!
    Abraço,

  • 11/09/2012 17:29 André Grando

    Erno.
    Entendi suas colocações. Já organizei vários eventos (não automobilísticos) e sei como é terrivel a gente se esforçar e no fim ver que "jogou margaridas aos porcos". Mas é bom saber que a nossa parte a gente (no caso tu) fez. Importante é deixar as mágoas e frustrações de lado e continuar fazendo o nosso kartismo melhorar, mesmo com os tropeços e empurroes que a vida e os outros nos dão. Tirar de cada acontecimento as coisas boas e aprender com os erros próprios e dos outros. Se tiver que fazer pré-inscrições, que sejam feitas, mas que o tratamento seja parecido para todos. Bola para frente.

  • 11/09/2012 20:12 Fernando Venzon

    Pessoal da fireball estou acompanhando a polemica que se instaurou em função do comentario do Kartmotor sobre a "baixa" participação da categoria.
    Quero aqui deixar bem claro que nos do Farroupilha Kart Clube sempre fomos e somos parceiros no incentivo ao kartismo pois obviamente é a função de todo clube de kart.Esta "frustração' se deve ao fato de realmente em todos os momentos fomos sensiveis as solicitções da categoria e a espectativa de um grande grid foi a nos repassada o que certamente em muito iria abrilhantar o evento pois como amplamente comentado os grid de praticamente todas as categorias foram baixos ,donde imaginem o sucesso da categoria com um grande grid (+de 20 inscritos) Porem não devemos transformar esta frustração em polemica e sim buscarmos em conjunto formas de crescimento.

  • 18/09/2012 13:47 Emilio Otto

    Caros amigos, conheço o Erno a muitos anos, tenho certeza absoluta de que ele é um dos grandes incentivadores da Fireball. Quanto a promessa dos pilotos em participar do Sulbrasileiro, não fiquei sabendo de nada. Não fui porque a mulher não deixou.