Um fato interessante – e provavelmente inédito – aconteceu na etapa que abriu o Sul-Brasileiro 2010 em Farroupilha na última semana.
Afastada a algum tempo das competições nacionais, a paranaense Sabrina Kuronuma disputava o Sul-Brasileiro pela categoria Graduados e, por um erro dos abastecedores, acabou sendo prejudicada na tomada de tempos, tendo seu motor travado. O erro foi terem abastecido seu kart com álcool ao invés da gasolina, o combustível da categoria.
Sabrina largou da última posição, e já com o combustível correto, terminou a primeira bateria da Graduados na 10ª posição. Na segunda bateria ela recebeu a bandeirada em 8º e finalizou a etapa em 10º lugar.
No final da cerimônia de pódio, Sabrina foi chamada até a Secretaria de prova e teve todo o valor de sua inscrição devolvido por Fernando Venzon, do Farroupilha Kart Clube, um dos organizadores do Sul-Brasileiro em Farroupilha. “Entendemos que o erro, involuntário, foi grave e concluímos que o que nós, do FKC, podíamos fazer era devolver todo o valor que ela pagou, incluído aí taxa de inscrição, combustível e pneus”, disse Venzon. “Além, é claro, de nos desculparmos. Sabemos que isto não repõe o empenho e dedicação da Sabrina em treinos e preparação para se sair bem nesta etapa. Mas procuramos com isto estabelecer um pouco de justiça. Os pilotos, quando erram ou não atendem ao regulamento, são penalizados. Nós erramos, entendo que devemos, de alguma forma, pagar. E foi isto que fizemos”, finaliza.