O Campeonato Sul-Brasileiro de Kart 2009 terminou no último dia 14, quando o Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC), recebeu as duas últimas das seis provas da competição. E um dos torneios interestaduais mais importantes da modalidade no país terminou com cinco títulos para a Birel.
Na Júnior Menor, Gustavo Myasava fez uma grande campanha vencendo duas provas na segunda metade do Sul-Brasileiro - quando os pontos eram dobrados - para ficar com o título. Campanha parecida com a de Deivd Lopes, que correu com um Birel Sudam e faturou o título da Novatos - despontando como um dos favoritos para o Brasileiro da categoria.
Pela Sênior A, o experiente Leonardo Nienkotter - que já correu na Fórmula 3000 - voltou ao kartismo no ano passado e, com um Birel Sudam, faturou o Sul-Brasileiro com quatro vitórias em seis provas. Na Sênior B, Fernando Baú também correu algumas etapas com os chassis Birel Sudam e faturou o título.
A festa completa aconteceu na Graduados B, onde a decisão do título ficou entre dois pilotos da casa. Em Florianópolis, Jonathan Louis levou a melhor e saiu bicampeão do torneio, enquanto Pietro Fantin ficou com o vice-campeonato.
Outros pilotos de destaque nessa edição do Sul-Brasileiro que usaram chassis da Birel durante a competição foram João Pedro Guim, vice-campeão da Mirim, e Yukio Duzanowski, vice-campeão da Júnior.
Agora a Birel se prepara para o Campeonato Brasileiro de Kart, que começa em 07 de julho na cidade de Goiânia (GO). No nacional, a fábrica defende o título em sete das categorias que vão participar este ano.