publicidade
29/04/2013 11:35

Câmera on board em todos os karts pretende inibir atitudes anti-desportivas no Sul-Brasileiro - ATUALIZADA ÀS 13:00 hs

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Flávio Quick

 Buscando cada vez mais fazer com que as disputas dentro da pista sejam limpas, o Sul-Brasileiro – assim como as principais competições em São Paulo – tem uma novidade importante para sua 16ª edição, que começa a partir desta quinta-feira (2) em Farroupilha (RS).

A ideia principal é inibir as atitudes antidesportivas e para isto cada kart terá, obrigatoriamente, que carregar uma câmera onboard, as já famosas Go Pró. A medida tem dado certo em São Paulo desde o início do ano, quando o Super Kart Brasil adotou o uso, regulamentado pela Federação de Automobilismo de São Paulo, a FASP. E, deve-se dizer, vem sendo adotada pela CIK/FIA a cerca de três temporadas em todos os campeonatos sob sua tutela.

As imagens servirão como um “tira-teima” naqueles momentos em que acontecerem incidentes entre pilotos dentro da pista. Valendo-se das imagens captadas pelas Go Pró, os Comissários Desportivos poderão esclarecer de uma forma mais definitiva que punição aplicar – ou não.

O uso da câmera onboard em cada kart será obrigatório e constará em regulamento.

Importante citar, e isto não foi feito anteriormente, que as câmeras serão fornecidas por uma empresa de São Paulo, ao custo de R$ 80,00 para cada piloto e não será necessário o piloto comprar.

  • 29/04/2013 12:36 Leo Costa

    ITEM OBRIGATÓRIO ? ........................estão falando sério ou é pegadinha de 1º de abril atrasada ?
    evoluir faz bem, mas bom senso ajuda muito !

  • 29/04/2013 12:48 Leo Costa

    esqueci mais um detalhe, preparem um estúdio de edição de imagens e tempo entre as baterias para debater os assuntos pertinentes ocorridos.

  • 29/04/2013 13:33 Felipe #27

    Excelente! Stock Car usa, em SP como citado na matéria usa... tudo que for em benefício da lisura dos resultados e do evento, será muito bem vindo. Grande chance do RS ter um clima de profissionalismo em nível de Brasileiro nesta I etapa do SB no FKC. Parabens!

  • 29/04/2013 15:02 Fabricio Barcelos

    Acho ótimo, a medida vem dando certo em outros campeonatos, porque não adotar no Sul-Brasileiro também! O que não concordo é que os pilotos não tenham o direito de obter as imagens após corrida. Já tentei conseguir as imagens do Light de tudo quanto foi forma, mas não fui atendido!

  • 29/04/2013 15:08 Erno Drehmer

    Fabrício.
    De acordo com o que me foi informado, se der tempo para o responsável pelas câmeras, é possível pegar as imagens com um pen-drive na hora. Senão, ele mandaria por correios um CD / DVD...

  • 30/04/2013 07:05 Leandro Gomez

    Escrevendo novamente porque o primeiro e o segundo texto que escrevi deu erro e não foi, vou resumir o que escrevi:
    Primeiramente impor isso para pilotos e equipes aos 48 do segundo tempo e difícil de engolir e R$ 80,00 e caro. Porque não fazem como alguns campeonatos de Turismo no Brasil, quem tem a sua câmera coloca e se necessário cede as imagens aos comissários, pois, conseguir uma imagem da corrida ao final dela e uma missão impossível, enviar para nós depois mais ainda, quando se solicita as imagens a câmera estava desligada ou somem as imagens do nada, e pelo jeito e a mesma empresa que presta o serviço em SP, acho legal copiar dos outros campeonatos o que funciona, mas isso e uma coisa que não tem funcionado, tenho 3 câmeras e não posso usar as minhas, e ainda perco a melhor posição porque este esta ocupado pela câmera deles, acertaram em tantas coisas para este Sul Brasileiro e agora vão fazer besteira, achava interessante rever isso.
    Grande Abraço a Todos e vamos fazer um espetáculo neste Sul Brasileiro.
    Muito Indignado
    Leandro Gomez

  • 30/04/2013 08:47 Mauricio Santa Maria

    Boa Tarde.
    Acho boa a iniciativa, ja que em outras categorias como a Stock Car e a TC 2000 argentina se utilizam dessas camaras para julgarem as atitudes anti-desportivas.
    Porém ja que o material vai ser utilizado pelos comissarios desportivos da CBA, seria interessante que ela pagasse essa despesa.

  • 30/04/2013 09:50 Geovane Diniz Gonçalves

    O GRANDE SUL BRASILEIRO,UM DOS PRICIPAIS CAMPEONATOS REGIONAIS DO BRASIL,SE NÃO O PRINCIPAL,MERECIA TAL EVOLUÇÃO,AS CAMERAS RESOLVEM 99 % DAS CONFUSÕES DE PISTA E DE BASTIDORES,INCLUSIVE SEI A EVOLUÇÃO TECNOLOGICA PARECE QUE VAI LONGE POIS CREIO QUE LOGO LOGO PODEREMOS TER ACESSO AS ESTAS IMAGENS ON LINE,ATRAVES DO SITE DA GO PRO E AI PODEREMOS INCLUSIVE FAZER EDIÇÕES DAS MELHORES CENAS E ETC.PORTANTO FALTAVA SIM ENTRAR NESTA TECNOLOGIA QUE VAI LONGE EM PROL DE NOSSO AUTOMOBILISMO DO KART A F-1.....

  • 02/05/2013 09:52 Davi Oliveira

    concordo com o geovane e com o leandro, acho q a evolução é natural e boa, mas tudo tem q ser feito com calma e bom senso, quem tem camera coloca a sua e cede as imagens se forem solicitadas, os q já possuem ficariam mais felizes além de poupar algum teriam suas imagens de graça, pois podem crer vai chegar na hora eles vão querer vender o dvd ou algo parecido, se não agora mais tarde.E provavelmente vão obrigar aos q não tem o suporte de camera comprar, mais ou menos como os sensores q são instalados no kart. Enfim, copiar o q é bom evoluir mas com bom senso.