Uma bela campanha – em que marcou 66 dos 69 pontos disponíveis – garantiu ao gaúcho Arthur Vargas a conquista de sue primeiro título nacional. As comemorações aconteceram em meio a terceira e última etapa do Campeonato Sul-Brasileiro, realizada no último final de semana em Londrina (PR).
Vargas, em seu primeiro ano na categoria Júnior Menor, se destacou entre os dez pilotos que compuseram um grid de alto nível – vários deles com títulos nacionais – durante as três etapas da competição, disputada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
E, aos 11 anos de idade – o mais jovem da categoria –, Vargas começou sua campanha vitoriosa em Farroupilha, com um segundo lugar na 1ª etapa. Depois, foi vencedor das etapas realizadas em Florianópolis e Londrina e o título chegou ainda na primeira das duas corridas da rodada paranaense.
O título é, também, a confirmação de sua ascensão como piloto. Na última Copa Brasil, disputada em Minas Gerais, o passo-fundense Arthur Vargas terminou em 6º depois de largar em 12º em um grid ainda mais categorizado e foi o autor da terceira melhor volta da prova.
Na rodada em que garantiu o título de campeão sul-brasileiro, Vargas foi o segundo na tomada de tempos, apenas 49 milésimos de segundo mais lento que o pole. Depois, foi o vencedor da primeira bateria e na segunda, já campeão, fez uma corrida conservadora e cuidadosa, sem se arriscar, terminando em 2º. E, de quebra, foi o autor da melhor volta nas duas baterias.
Agora a preparação está focada em sua primeira participação na Copa das Federações como Júnior Menor. O evento está marcado para dezembro, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).
“Acho que o título foi resultado da persistência e da garra, da dedicação aos treinos e do amadurecimento pessoal e como piloto. E, certamente, do trabalho da equipe”, avalia Gilberto Vargas, pai de Arthur. “Temos que agradecer ao preparador Walison, o popular Sadam, que o acompanha desde que iniciou na categoria. E a seu coach Rodrigo Kubiczewski, e à Mini e à RBC, que fornece seus motores e carburadores”, finaliza.
Na próxima temporada Arthur Vargas seguirá competindo na Júnior Menor.