publicidade
16/03/2009 08:46

Cantelli garante a vitória da Graduados A. Paturle vence bateria e Laba leva a etapa na B. Balança gerou problemas

Fonte: Kart Gaúcho - José Barone


A segunda bateria da categoria Graduados A e B foi bastante confusa. No início, Claudio Cantelli e Tiago Ávila travaram uma bela disputa pela primeira posição. Enquanto isso, o tocantinense Felipe Fraga, da Graduados B, se aproximava dos dois competidores da A.

Após tentar uma ultrapassagem, Cantelli perdeu várias posições. Depois disso, Fraga assumiu a liderança geral da prova. A partir daí, o piloto do Tocantins teve um bom ritmo. 

Na metade da prova, o motor do kart de Felipe Fraga travou no fim da reta principal, acontecendo o mesmo com Pietro Fantin cinco voltas depois. No fim das contas, O graduado B Jean Paturle venceu a prova no geral. Na Graduados A, que terminou com dois pilotos, Cantelli assegurou a vitória da bateria e da etapa.

Na Graduados B, o próprio resultado final já foi uma curiosidade. Os três primeiros colocados terminaram empatados, com 16 pontos, e quem levou a melhor foi Mateus Laba, que finalizou a segunda bateria em 2º. Matheus Vieira foi o 2º e João Marcelo Varaschin foi o 3º.

Ao final da corrida um sério problema com a balança fez com que alguns pilotos, entre eles Cantelli Jr., não alcançassem o peso mínimo exigido pelo regulamento, fato que acontecera anteriormente na prova da Mirim e Cadete. Quando pesavam, os pilotos ao pisarem em um canto da balança obtinham um peso e ao se pesarem no canto oposto, este peso tinha diferença de dois quilos, para baixo. Parte deste problema se originou quando um piloto da Graduados, que abandonava, entrou direto na balança, freiando sobre ela, o que a desregulou, já que é uma balança eletrônica.

Após diversas constatações por parte dos Comissários Desportivos – e também algumas reuniões e certa demora – foi decidido por estes que seriam mantidos os resultados da pista, ou seja, nenhum piloto seria desclassificado por falta de peso. O fato descontentou a alguns e deixou contentes outros, situação que certamente se inverteria caso a decisão dos Comissários tivesse sido a de manter as punições.

Confira o resultado (separado) da Graduados A e B:

Graduados A
1 Claudio CANTELLI Jr (PR) 17 16:43.845
2 Tiago de ÁVILA (PR) + 7.658
3 J Eduardo DIETER (RS) + 8 Voltas
4 Rodrigo MIGUEL (RS) + 12 Voltas

Graduados B
1 Jean PATURLE (MG) 16:39.357
2 Mateus LABA (MS) 23.700
3 Matheus VIEIRA (DF) 26.703
4 João M VARASCHIN (RS) + 1 Volta
5 Pietro FANTIN (PR) + 5 Voltas
6 Felipe FRAGA (TO) + 10 Voltas
7 Jonathan LOUIS (PR) + 16 Voltas
8 Vinícius PERDIGÃO (BA) + 17 Voltas 

  • 16/03/2009 08:52 Marcelo

    Pois é..... e quem estava com o peso certo ??? a balança estava ali p todos !!! Se os comissarios desclassificaram pilotos pela falta da gravaçao numa piramide que nao altera rendimento pque nao desclassificar quem esta abaixo do peso onde resulta em rendimento ?? O que esta escrito no regulamento ?? PALHAÇADA pura !!! Realmente o comissario tecnico foi muito FRACO.... Faltou pulso ?? Guarapuava vai ser no GRITO tambem ???

  • 16/03/2009 11:50 Hemerson L Santos

    outro item totalmente errado, sao pilotos de outra categoia correndo agrupadas, isso nao pode acontecer mais, caso tal equipe nao tenha pilotos o suficiente para correr sozinhos, nao deverao deixar competir!