Nunca a expressão “correr em casa” foi tão fiel em relação ao piloto paranaense Claudio Cantteli Júnior. No próximo fim de semana (2 e 3) ele vai participar da 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro na cidade de Guarapuava, interior do Paraná. Foi nesta cidade de 165 mil habitantes que Cantelli nasceu e conheceu o kart com 12 anos de idade. “Da minha casa para o kartódromo são 10 minutos. Foi lá que andei de kart pela primeira vez e onde tomei gosto pela velocidade”, lembra o piloto de 19 anos de idade.
O Kartódromo de Guarapuava passou por uma grande reforma para a realização desta segunda etapa do Sul-Brasileiro. Claudio Cantelli Júnior é quem explica, melhor que qualquer um, as características da pista. “O traçado é muito travado, de baixa velocidade. Não existe reta no desenho da pista. Por conta disso não tem nenhum ponto de ultrapassagem. Só consegue ultrapassar se o piloto da frente errar ou se quem está atrás forçar. O grande diferencial dela é que tem vários trechos de subida e descida”, comenta Cantelli Júnior.
No Sul-Brasileiro Claudio Cantelli Junior disputa a categoria Graduados. Depois de duas etapas disputadas no Rio Grande do Sul, em Nova Santa Rita, ele lidera a competição com duas vitórias. “Faz muito tempo que não disputo uma prova em Guarapuava. Vai ser bem legal defender a liderança da categoria em casa, perto dos amigos e familiares”, finalizou o piloto que nas últimas duas temporadas se dedicou ao automobilismo europeu.
As movimentações no Kartódromo de Guarapuava começam na quinta-feira com treinos livres, que continuam na sexta. No sábado acontecem as tomadas de tempo e a primeira prova do final de semana, válida como terceira do certame. No domingo a programação se encerra com a disputada da segunda bateria, equivalente à quarta etapa do campeonato.