A categoria Mini
2T abrirá a temporada na cidade de Pato Branco, no oeste paranaense, entre os
dias 21 e 23 deste mês no 27º Campeonato Sul-Brasileiro, competição em que fará
sua estreia.
Disputado
anualmente, o Sul-Brasileiro teve um formato variado ao longo dos anos, com
edições contendo três etapas e as últimas sendo realizadas em etapa única.
A edição
deste ano será disputada em etapa única com três baterias, sendo que a terceira
delas tem pontuação 50% maior que as duas primeiras. Depois de descartada a
bateria de pior pontuação, o piloto que somar mais pontos será o vencedor em
cada uma das 17 categorias que compõem o evento.
Inscrições – As
inscrições para o 27º Campeonato Sul-Brasileiro estão abertas, com valores
promocionais para adesões efetivadas até o dia 14. O processo é online.
Evolução
técnica para jovens pilotos – Considerada uma das mais importantes categorias
de desenvolvimentos no kartismo nacional nos últimos anos, a Mini 2T introduz
os motores de 2 tempos para pilotos na idade de 8 a 12 anos.
O resultado
tem sido uma bela melhoria das condições técnicas dos pilotos tanto nas
categorias Mirim e Cadete quanto na transição para a Júnior Menor, auxiliando
também na rápida adaptação às condições encontradas em competições
internacionais, onde são utilizados apenas equipamentos similares aos da Mini
2T.
Renovação do
grid – Passados quase três anos desde sua criação, a Mini 2T já viu muitos dos
pilotos que passaram por ela seguirem com sucesso para categoria superiores e
até para fora do país.
Nomes como
Theo Salomão, Raphael Gebara, João Paulo Bonadiman, Nicolas Guth, Gustavo Bonk,
Matheus Ramalho, Lourenço Varela, Leonardo Ramires, Felipe Sanches, Lucas Kuhn,
Guilherme Busato e Rafael Busato estão entre os inúmeros pilotos que já
disputam categorias superiores com excelentes resultados mesmo em ano de
estreia.
Contando
ainda com nomes importantes como Pedro Campos (pole do Brasileiro), Ângelo
Predebon (campeão paranaense), Rafael Guimarães (campeão da V11 Cup), Matias
Dominguez (campeão do Open do Brasileiro) e Lucas Ferreira (3º colocado na Copa
Brasil), a categoria passa agora passa por renovação de boa parte de seus
competidores.
Pilotos como
Pedro Santa Rosa, Lorenzo Kuhn, Bernardo Cavalcante, Caetano Cavalcante, Manoel
Martins, Davi Honório, Rodrigo Ginato, Gustavo Trevisan, Murilo Dominguez e
diversos outros chegam à categoria visando ganhar experiência e desenvolver
suas habilidades com motores de 2 tempos.
“A Mini 2T
deu novo rumo à carreira do Lucas. Estávamos decididos a migrar para os F4, mas
a evolução técnica que ele teve ao treinar e correr de Mini 2T nos motivou a
seguir nos karts 2 tempos. Agora é a vez do meu filho mais novo, o Lorenzo,
ingressar na categoria”,
afirma Leandro Kuhn, pai dos pilotos.
“Fomos
correr na Itália, no campeonato mais difícil do mundo para a idade do Pedro, e
tivemos uma adaptação muito rápida, algo incomum para os pilotos brasileiros
que não têm experiência em karts de 2 tempos. Devemos muito disso à Mini 2T,
treinamos muito com o motor e isso deu uma base excelente ao Pedro”, contou Weldes Campos, pai de Pedro.
“Sentimos
uma evolução muito grande do Guilherme e do Rafael já na Cadete, quando
começamos a competir em paralelo na Mini 2T. E a transição para a Júnior Menor
e Júnior também fica muito mais suave”, relata Fernando Busato, pai dos pilotos.