O piloto Juliano Rigon (Bread King | Techspeed | DTR) viveu um final de semana quase perfeito na etapa que abriu a 18ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro. Piloto da categoria Sênior A, o catarinense venceu a primeira das três rodadas duplas da competição, mas uma injusta desclassificação técnica na segunda bateria tirou-lhe o gostinho de subir no pódio em sua posição correta.
Juliano Rigon, que compete pela equipe R2 Motorsport, começou sua participação na etapa fazendo bons treinos no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), palco da competição. Sempre posicionado entre os pilotos mais rápidos, o piloto de Itapema (SC), ficou com o 2º lugar no grid de largada de sua categoria, que competia agrupada com a Super Sênior e Sênior B.
A primeira bateria foi de frustração para Rigon, que liderava com bastante folga até perder rendimento a poucas voltas do fim por causa de um pneu furado. Ainda assim o catarinense receberia a bandeirada final em 5º na geral e em 3º em sua categoria. Na prova seguinte, desta vez sem problemas aparentes, Juliano Rigon dominou e venceu na geral, com quase quatro segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
A soma dos pontos das duas baterias colocava o catarinense em segundo lugar no pódio, porém uma desclassificação injusta tirou-lhe o importante resultado. "No regulamento da Sênior A está prevista a utilização de uma coroa com 75 dentes. Como houve a unificação das três seniores, consultei a área técnica sobre uma eventual equalização das coroas, já que eram 'categorias gêmeas', ou seja, mesmo motor, mesmo peso, mesmo pneu", conta Rigon. "Apenas a coroa era diferente, já que as outras duas categorias utilizam coroa de 76 dentes", continua o piloto.
Com a anuência da área técnica, que, portanto, lhe autorizava o uso da coroa de 76 dentes, Rigon foi à pista e fez seu trabalho na tomada de tempos e nas duas baterias. Entretanto, após a vistoria técnica, chegou o comunicado que o piloto estava desclassificado.
"Foi uma surpresa para todos na equipe. Acabei desclassificado exatamente em razão da coroa, que me foi mal informada pela área técnica da prova, pois se basearam no regulamento do ano passado. Achei que os Comissários Desportivos voltariam atrás, já que o erro foi admitido pela área técnica, mas isso não aconteceu. Cobro, inclusive, um posicionamento dos Desportivos e da federação para que isto não volte ocorrer, pois colocaram em dúvida as informações repassadas pela área técnica ao não acatar a admissão de seu erro. Então, vamos em frente, quero agradecer ao meu preparador de motores, Dudu Dieter, que não teve a mínima culpa na minha injusta desclassificação", finalizou Juliano Rigon (Bread King | Techspeed | DTR).