O último domingo (14) marcou o encerramento de uma das mais tradicionais competições do kartismo nacional, o Campeonato Sul-Brasileiro, que em 2009 disputou sua 12ª edição. A última rodada dupla foi realizada no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC), e os irmãos Arthur e Matheus Leist (Diadora/ Paquetá/ Ortopé/ TMA Competições), mesmo com chances reduzidas de serem campeões – eles não participaram da segunda etapa – estiveram presentes.
O objetivo da dupla era preparar-se para a maior competição do ano, o Campeonato Brasileiro, que será realizado em Goiânia (GO), de
E os dois meninos cumpriram boa parte dos objetivos traçados. Durante os treinos Arthur e Matheus, que competem na Mirim e Cadete, respectivamente, fizeram bom trabalho e lideraram em suas categorias. Matheus, por sinal, foi o autor da pole position na Cadete.
Arthur fez duas boas corridas e terminou-as em quarto, mesma posição em que finalizou a etapa, subindo ao pódio e levando mais um troféu para sua coleção. Matheus terminou uma das provas em segundo e na outra foi o sexto colocado. Ao final da 12ª edição do Sul-Brasileiro, Arthur terminou em 4º na Mirim – entre oito competidores – e Matheus foi o 6º em uma categoria que reuniu 16 pilotos.
“Penso que nosso objetivo foi atingido plenamente, pelo menos no que diz respeito à preparação”, avalia Nico, como é mais conhecido o preparador dos irmãos apoiados pela Diadora/ Paquetá/ Ortopé/ TMA Competições. “A idéia era também tentar vencer as provas e a etapa. Não conseguimos, mas chegamos perto e sabemos que os dois meninos se saíram muito bem, assim como no campeonato, já que mesmo não correndo uma etapa, terminaram bem colocados”, finaliza Spier.
João Pedro Custódio, de Goiás, foi o campeão Sul-Brasileiro de 2009 na Mirim, enquanto que o tocantinense João Vieira garantiu o título na Cadete.