Os pilotos gaúchos começaram bem a disputa por mais um título do Sul-Brasileiro, que teve sua prova de abertura realizada no último final de semana em Florianópolis, no Kartódromo dos Ingleses.
Matheus Klein (Klein Motorsport), em bela atuação, não deu chance a seus adversários na Mirim e venceu as duas baterias de ponta a ponta, saindo da capital catarinense como líder absoluto do campeonato e principal favorito a repetir a conquista de 2005. Naquele ano, Klein, piloto de Caxias do Sul, venceu o Sul-Brasileiro na mesma categoria.
Não muito diferente foi a performance de Pedro Trevisol (Alabastro/ Luxaflex/ Similar), atual campeão Gaúcho na Cadete. Pedrinho dominou dois treinos oficiais e foi um dos destaques nas duas baterias da categoria. Na primeira ele foi um dos cinco protagonistas de uma disputa fantástica, comparada às de pilotos do nível de Graduados A. Pedro terminou em terceiro e na segunda, prejudicado por um incidente na largada, teve que fazer uma linda prova de recuperação. Vindo de 16º, Pedro deu show e finalizou em 4º. Na soma dos pontos, Trevisol finalizou a etapa em 4º e é um dos candidatos ao título na Cadete.
Rodrigo Kubiczewski competiu na Graduados A e também está na parada pelo título. Na primeira bateria da competição, Rodrigo finalizou em quarto e na segunda, depois de uma penalização ao vencedor na pista, o gaúcho venceu e saiu de Florianópolis com o segundo lugar na etapa e é vice-líder no campeonato.
Outro gaúcho, Douglas Iacconi, que até o ano passado competia na Cadete e vive hoje uma fase de aprendizado e adaptação, disputou a abertura do Sul-Brasileiro na Júnior Menor, uma categoria que utiliza motores com 32 hp, contra os 5,5 de sua categoria anterior. Nas duas baterias, o piloto da Mittag Competições obteve um 10º e um 7º, finalizando a etapa em 9º, com 5 pontos.
Gabriel Robe, bi-campeão Brasileiro em 2005 e 2006, estreou na Júnior Menor e também ressentiu-se de maior adaptação ao equipamento, além de não ter tido a oportunidade de conseguir um bom acerto para seu kart. Para a etapa de Farroupilha, Gabriel deverá estar na briga pela vitória outra vez, como é de seu histórico.
O passo-fundense Ronaldo Necher estreou em pistas “estrangeiras” e finalizou em terceiro lugar a etapa da Sênior B, depois de obter um 2º lugar na primeira bateria e um 4º na segunda.