publicidade
08/04/2010 09:19

Giuliano Raucci comemora liderança isolada na Júnior Menor e já pensa na Granja

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Giuliano Raucci


Em sua terceira participação na categoria Junior Menor, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) mostrou rápida adaptação aos karts “grandes”, mais pesados e com reações de dirigibilidade diferentes dos pequenos bólidos da Mirim e Cadete que pilotou nas ultimas cinco temporadas.

No kartismo, go-kart (como chamam o esporte os norte americanos), ou simplesmente karting, como é conhecido ao redor do mundo, a regra geral para qualquer piloto que muda de categoria, é que a primeira temporada é sempre dedicada ao aprendizado e familiarização com as dificuldades e os segredos da nova classe. Por se tratar de uma época de adaptação é também natural que os resultados nas corridas e certames sejam mais “magros”, mormente nos primeiros meses de convívio.

Para os pilotos que ingressam na categoria Junior Menor essa dificuldade natural é potencializada, já que ao mesmo tempo em que passam a conduzir bólidos de maior dimensão e peso, a força dos motores utilizados multiplica-se em quatro vezes maior, posto que os propulsores “four stroke” da Cadete possuem 5,5hp de potencia, ao passo que os motores dois tempos e 125cc da Junior Menor, transferem cerca de 22hp ao eixo motriz.

Buscando reduzir o tamanho desse “degrau” para os jovens desportistas, a Comissão Nacional de Kart – CNK -, da Confederação Brasileira de Automobilismo implantou nesta temporada uma nova categoria, a Super Cadete. Criada por incentivo do hexacampeão brasileiro de kart, Paulo Carcasci, e implantada com sucesso na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, a nova classe segue os mesmos moldes de uma categoria utilizada em mais de 50 países, a Rotax MiniMax, que adota os mesmos chassis “pequenos” das categorias Mirim e Cadete, mas equipados com propulsor dois tempos de 125cc.

Giuliano Raucci foi um dos pilotos que corretamente aproveitou a oportunidade de competir na Super Cadete na temporada 2009 da Granja Viana. Ao mesmo tempo em que finalizava com “chave de ouro” sua participação na categoria Cadete, conquistando o titulo de Bicampeão da Copa Brasil de Kart, aprendia a “tocada” de um kart equipado com motor dois tempos na Super Cadete, classe em que também levou um título, o de Vice-campeão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Nos dias 27 e 28/03, Giuliano Raucci disputou no Kartódromo de Farroupilha (RS) seu terceiro evento na temporada, a etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.

Após dois dias de treinos oficiais livres, Giuliano Raucci teve a certeza de que tinha um kart bem ajustado para as duas corridas, embora certamente não fosse um dos mais rápidos na pista, ficando sempre entre o quarto e o sexto tempo mais rápido de cada treinamento.

Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem dos micromonopostos no grid da primeira das duas corridas da rodada dupla do final de semana, Giuliano superou todas as expectativas de sua equipe, aproveitando ao máximo o “vácuo” dos demais competidores nas “flying laps” da pratica classificatória e fechando o treinamento com a segunda melhor marca, o que lhe garantia a posição externa da primeira fila do grid.

Como de hábito, Giuliano largou de forma primorosa, assumindo a primeira colocação antes da tomada da primeira curva do circuito gaúcho e, mesmo com os pneumáticos ainda frios impôs forte ritmo, que lhe permitiu abrir confortável vantagem para o restante do compacto pelotão ainda nas voltas iniciais.

Nas demais voltas de corrida Giuliano Raucci tratou de “administrar” a vantagem, evitando a aproximação do segundo colocado e a possibilidade de combate franco pela vitória, que conquistou ao termino das 25 voltas regulamentares.

Com a vitória, Raucci alinhou na manha seguinte (domingo 28/03) seu kart na posição de honra do grid da segunda bateria da Junior Menor. Autorizada a partida, Giuliano manteve a ponta, seguido de perto por Marcos Vieira e Rafael Martins. Na metade da segunda volta da corrida, Martins – que havia superado Viera na volta anterior – conseguiu ultrapassar Giuliano, assumindo a liderança da corrida.

Raucci tentou manter proximidade com o novo ponteiro, mas seu kart não lhe permitia andar no mesmo ritmo de corrida e, volta a volta, foi perdendo preciosos centésimos de segundo para o líder da corrida. Por outro lado, Marcos Vieira conseguiu iniciar o combate pela segunda posição e na quinta passagem ultrapassou Giuliano, na entrada do “S” ao final da reta dos boxes. Quatro voltas depois Giuliano consegui dar o troco, reassumindo a vice-liderança da corrida, mas com Vieira em sua cola e Matheus Leist chegando ao grupo e entrando na briga pela segunda colocação.

Mais algumas voltas de intenso combate e Giuliano foi ultrapassado por Vieira e Leist, caindo para o quarto lugar. Na volta seguinte, Giuliano conseguiu recuperar a terceira posição de Leist, mas Vieira já havia conseguido boa vantagem, que seria difícil recuperar. Novamente o “Dollynho” colocou a faca nos dentes e absolutamente “no braço”, andando mais do que seu kart poderia lhe oferecer, conseguiu descontar a desvantagem e, na ultima curva da ultima volta, superou Marcos Vieira, conquistando a segunda colocação final da corrida. Com os braços abertos ao Céu, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) cruzou a linha de chegada, agradecendo ao Grande Arquiteto do Universo.

Com os pontos auferidos com a segunda colocação, o piloto da equipe Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom garantiu a vitória na rodada e a liderança isolada da categoria Junior Menor no Campeonato Sul Brasileiro de Kart.

O próximo compromisso desportivo de Giuliano Raucci será no dia 17/04, quando disputará pela categoria Junior Menor a segunda rodada da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, em São Paulo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!