Semana Santa é sinônimo de calma e descanso, certo? Nem sempre, especialmente quando se trata de encarar o sonho de fazer carreira no automobilismo. Enquanto para muitos o sábado será de Aleluia, para o mineiro Jean Claude Paturle (AMG/ Micronic) será dia de muito trabalho, longe de casa. Animado com a ótima estréia no Campeonato Paulista – foi terceiro lugar em Aldeia da Serra na categoria júnior, uma das mais equilibradas da competição – ele volta à pista um mês depois, disposto a lutar por mais um título, o do Campeonato Sul-Brasileiro. O evento, disputado em três etapas, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ganhou importância nos últimos anos e, no kartismo nacional, é visto com o mesmo destaque do Campeonato Brasileiro.
A primeira parada de Jean no novo desafio é o Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR), palco da prova de abertura do Sul-Brasileiro. Embora a pista de 1.050m de extensão seja novidade para o piloto de Belo Horizonte, o resultado no Paulista e o trabalho de preparação nas últimas semanas são motivos de confiança e otimismo. No sábado, por exemplo, ele podia ser visto no Kartódromo de Betim, habitual local de treinos, andando com pneus slicks no asfalto molhado por uma tempestade, para aprimorar o controle do kart.
Se a pista em que vai acelerar é desconhecida, Jean, por sua vez, está mais adaptado aos novos motores Riomar MRA-1 refrigerados a água, que fazem sua estréia nesta temporada. E espera que o período sem corridas tenha ajudado a De Conto Preparações, preparador de seus motores, a desenvolver alguns dos segredos do propulsor e permitir mais uma vez a disputa com velhos conhecidos, como o também mineiro Guilherme Silva (campeão da competição na Júnior Menor, em 2007), os tocantinenses Felipe Fraga e Jonathan Louis. Trata-se de um belo teste – e este foi um dos objetivos da equipe, em conjunto com a Quake 2, preparadora dos chassis – para o Campeonato Brasileiro, em junho, em Fortaleza (CE), mas, acima de tudo, de mais uma grande chance para o mineiro mostrar seu talento e voltar ao pódio.