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05/04/2011 11:52

João Pedro Custódio foi o único "estrangeiro" em sua categoria e voltou com três troféus

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer


Foto: Mario Ferreira

João Pedro Custódio


Único “estrangeiro” nas categorias Super Cadete e Cadete na abertura do 14º Campeonato Sul-Brasileiro, disputada no último final de semana no Kartódromo Raceland, em Pinhais (PR), o goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Governo de Goiás – AGEL | Diário da Manhã | DMTV | Centro-Oeste Comunicação | Ford-Navesa | Kart Mini | Sport Wear by ULV) voltou para Goiânia (GO), sua cidade natal, com três troféus.

Em sua terceira participação no Sul-Brasileiro, Custódio, campeão da Mirim em 2009, era o único piloto de outro Estado na Super Cadete e Cadete. Todos os outros concorrentes eram paranaenses. Estreando no Raceland, o jovem goiano desde os primeiros treinos na quinta-feira se esforçou para assimilar o difícil traçado da corrida.

“Achamos muito estranho termos outro traçado que não o disponibilizado nos treinos anteriores, durante o Carnaval”, diz Geovane Gonçalves, pai de João Pedro. “E foi sorte termos trazido nosso próprio motor da Cadete, porque o regulamento não foi cumprido. Os motores sorteados foram entregues apenas na sexta, quando estava previsto nos horários oficiais que o sorteio e entrega seriam às 8 da manhã de quinta”, continua.

Na Cadete os primeiros treinos com o motor sorteado foram bons, mas na Super Cadete João Pedro enfrentava dificuldades com seu propulsor, nesta categoria de propriedade do piloto. Geovane Gonçalves tratou de buscar com outra empresa um motor mais competitivo e o recebeu da Mittag Competições, comandada pelo engenheiro Samuel Mittag, que, com clareza, salientou que tinha compromisso com outro piloto. No acordo, Mittag esclareceu que disponibilizaria seu segundo motor, sem compromissos e promessas maiores.

Com o novo motor, a MO Racing, do preparador Miguel de Oliveira, e João Pedro trataram de trabalhar para buscar o acerto ideal para o kart. Finalizados os treinos de sexta-feira, havia grandes possibilidades de João Pedro sair do Raceland com troféus nas duas categorias.

Um novo sorteio de motores para a Cadete no sábado pela manhã surpreendeu a todos, frustrando o trabalho de acerto dos dias anteriores e João Pedro obteve o 3º lugar no grid de largada, enquanto conquistava a pole na Super Cadete.

Ao fim das quatro baterias disputadas – duas na Cadete e duas na Super Cadete – João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Governo de Goiás – AGEL | Diário da Manhã | DMTV | Centro-Oeste Comunicação | Ford-Navesa | Kart Mini | Sport Wear by ULV) conquistava um 5º lugar na Cadete e um 2º na Super Cadete, categoria em que venceu a primeira bateria. E, assim, comemorava a conquista de troféus nas duas categorias e pela pole da Super Cadete.

“Vivemos um final de semana um pouco complicado, pelas situações fora da pista e pela chuva, que atrapalhou um pouco o rendimento dos motores da Cadete”, avalia Geovane Gonçalves. “Mas estamos animados para a continuação do Sul-Brasileiro, que será no Velopark no final do mês”, finaliza.

Em sua curta carreira, João Pedro coleciona dez troféus do Sul-Brasileiro, sendo três de pole position. A segunda etapa do Sul-Brasileiro será disputada de 28 de abril a 1º de maio, no Velopark (RS).

  • 05/04/2011 13:01 Eduardo

    Corrigindo, o Eduardo Souto é Catarinense não paranaense!

  • 05/04/2011 17:13 Carlos Souto

    Gostaria de esclarecer uma situação:
    O acordo que tinhamos com o Sr Mittag era que seríamos o unico piloto a usar seus motores, lideramos algumas seções de treinos e estranhamente após o acordo com o Piloto João Pedro nosso motor simplesmente piorou.Mostrando um desempenho simplesmente mediocre não culpo o Pai do Piloto já que ele não sabia do acordo e creio agiu de boa fé procurando melhor equipamento para seu piloto que teve um excelente desempenho. Porém não foi ético por parte do preparador que prejudicou nosso piloto e não cumpriu o acordo que tinhamos feito. Essas situações nos fazem pensar, não seria melhor termos motores sorteados? A ética nesse esporte simplesmente não existe. Parabens para o João Pedro!!!
    Carlos Souto Pai do Eduardo Souto