Acostumado a andar rápido, Jonathan Louis (Techspeed | ULV | Bisa | Tcd | Louis Representações), de 19 anos, mostrou que segue altamente competitivo. Prova disso foi mais um título no Sul-Brasileiro, aliás, o terceiro nesta competição. As disputas foram realizadas em Londrina, interior do Paraná, e contaram com grandes feras do kartismo nacional.
Nos treinos livres da categoria Graduados, realizados na tarde de quinta-feira (7), Louis foi apenas o 6º colocado na primeira sessão e 3º na segunda. Já no terceiro treino livre ele foi o 2º melhor e 3º no quarto treino livre de sexta-feira. “Nos treinos deu para acertar o kart e saber como o equipamento estava rendendo. Fiquei muito satisfeito com os resultados, porque mostraram que, como sempre, tínhamos um conjunto competitivo e vencedor”, explicou Jonathan Louis.
No sábado Louis voltou à pista para o aquecimento, tomada de tempo e para as duas baterias, já que a organização preferiu adiantar as provas marcadas para domingo. Como Jonathan chegou a Londrina como líder do campeonato, bastava ter uma combinação de resultados para se tornar tricampeão. E o título começou a ser traçado na tomada de tempo. Louis foi o segundo mais rápido, deixando de largar na pole pela diferença mínima de dois milésimos de segundos. “Fiquei feliz, já que ia largar na primeira fila. Para quem disputa o título é importante largar na frente e evitar acidentes no meio do pelotão”, comentou.
Na primeira bateria, Louis teve apenas que se concentrar em seu adversário direto pelo título. Na pista andou forte e cruzou a linha de chegada em terceiro, o que já lhe garantiu o tricampeonato, restando uma bateria. “Eu acompanhei o líder até algumas voltas do fim, quando fui tocado pelo terceiro colocado. Mesmo assim perdi pouco tempo e cheguei em terceiro. A combinação entre o meu resultado e do concorrente direto garantiu o título já na primeira corrida”, comemorou o agora tricampeão Sul-Brasileiro.
Na última bateria, mesmo com o título garantido, Jonathan procurou andar rápido. “Eu assumi a liderança na primeira volta, depois de largar da terceira posição, e me mantive na ponta por 15 voltas, quando o desgaste dos pneus me deixou na mão. Tive que diminuir o ritmo. Mesmo assim cruzei a linha de chegada em terceiro para comemorar o tricampeonato”, explicou Louis após sua terceira conquista no Sul-Brasileiro.
Ele já havia conquistado o título em 2004 e 2009. “O Sul-Brasileiro é um campeonato que particularmente gosto muito. As corridas são sempre próximas de ‘casa’ e por ser no Sul do país, eu conheço as pistas há muito tempo. No quesito pontos corridos, é a competição que mais gosto. Acho mais justo e ganha aquele que faz realmente o melhor trabalho. Outro ponto que vale ressaltar é que estou em uma nova fase da minha vida e sinto que não tenho mais a obrigação de vencer. Agora ganhar um titulo é divertimento, além de estar competindo, que é o que mais amo”, declarou o tricampeão Sul-Brasileiro de Kart.