A paixão dos habitantes de Foz do Iguaçu pelo kartismo é alimentada já há quatro décadas. No início dos anos 70, os pioneiros corriam em uma pista improvisada na região da Ponte da Amizade e na Avenida Brasil e Vila A.
Foi precisamente o sucesso que vinham alcançando aquelas folclóricas provas o fator que uniu os kartistas em torno da ideia de construir um moderno kartódromo em Foz do Iguaçu. Com muito esforço e com o apoio do governo municipal, comunidade e Itaipu Binacional, eles concluíram em 1979 o Kartódromo Internacional de Foz do Iguaçu, atualmente denominado Adrena Kart.
O esforço dos pioneiros do automobilismo iguaçuense foi retribuído com a formação de pilotos campeões e a participação do inesquecível herói Ayrton Senna em provas realizadas na década de 80. Nestas quatro décadas de história, o Adrena Kart gerou diversos campeões de renome nacional e internacional, dentre eles Marco Gehring,Thiago Cecco, Carlos Litto Fernandez, Pedro Rodrigues, Rafael Sperafico, Rodrigo Sperafico, Gabriel Beumer, Rafael Smaniotto, Eduardo Souza, Sérgio Broetto, Rogério "Panda" Barreto, Miguel Galli e Jaime Mello Júnior, dentre muitos outros.
Em 2015, mais dois grandes marcos entrarão para a história do automobilismo iguaçuense. Depois de mais de duas décadas sem passar por uma reforma em sua pista, o Kartódromo Adrena Kart conclui nesta semana um completo recape asfáltico, que fará de seu traçado conhecido nacionalmente por ser ao mesmo tempo altamente técnico , mas também possibilitar boas retas de alta. “O ultimo trabalho com essa dimensão foi realizado na pista em 1989 com o apoio da Itaipu Binacional”, relata Marco Gehring, diretor do Adrena Kart.
Marco explica que a reforma acontece neste ano graças a união dos amantes do kartismo. “O Adrena Kart, junto com amigos pilotos, reuniu os recursos necessários para esta primeira fase. Pretendemos em 2016, com esta mesma 'ação entre amigos do kart', melhorar e ampliar as áreas de parque fechado e box”, detalha Gehring.
A segunda boa notícia para o automobilismo iguaçuense é que em abril a cidade volta a sediar uma competição de renome nacional. Foz receberá a etapa paranaense do Campeonato Sul-Brasileiro, que reúne pilotos de todo o país em três provas que são realizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Com a união de todos, aos poucos recolocaremos Foz do Iguaçu no circuito das principais provas nacionais”, finaliza o diretor do Adrena Kart.