Em meio as disputas
do 21º Campeonato Sul-Brasileiro em Londrina, uma categoria e seus karts
chamaram a atenção de todos. Afinal, que karts tão diferentes eram aqueles?
Eram os Vintage,
karts restaurados com o objetivo de preservar a história do nosso esporte. O
mais novo dentre os que estavam em Londrina é de 1979, tem quase 40 anos de “idade”,
e o mais velho é de 1971, se aproximando dos 50 anos de sua fabricação.
A Vintage participou
do Sul-Brasileiro e revelou seu campeão, mas em um formato diferente das demais
categorias. Com o objetivo da preservação do kart vintage e da história do
automobilismo de base, a regulamentação para a categoria foi alterada no começo
do ano de 2018, procurando trazer o regulamento nacional para o usado na
Europa, oferecendo equivalência e buscando manter o mais próximo possível dos
regulamentos e pedidos formalizados pela CIK-FIA (karts somente de 1956 -
1984).
Então, o que valia
mesmo era a regularidade e de cada uma das três baterias foram aproveitadas
apenas as três melhores voltas de cada piloto. Com o objetivo de manter
intactos os karts, o piloto tem 10 minutos para aquecer o equipamento e escolher
o melhor momento para suas três voltas rápidas, traçando sua estratégia sem
comprometer o conjunto. Isto, da mesma forma, evita confrontos diretos e
acidentes que podem destruir peças históricas.
Assim, obtendo-se a
média entre as três voltas, determina-se uma comparação à melhor volta e, fazendo-se
a subtração da volta mais rápida, o menor coeficiente (perda) é o vencedor da
bateria.
A categoria dá pontos também para a originalidade (90), mesma
pontuação para o resultado de cada bateria, sem esquecer do descarte do pior
resultado.
Então, ao fim de todas as atividades em Londrina, houve um
empate técnico entre Emilio Afornali e Marcelo Afornali. O desempate, por
regulamento, favoreceu o kart mais antigo, que determinou a vitória do Mini
Brasil 1971 de Marcelo Afornali.
A Vintage teve as especiais participações em pista de Rubens
Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), Daniel
Procópio, organizador das 500 Milhas de Londrina, e de Sidney Franchello, pentacampeão
Paranaense de kart e participante da Delegação Brasileira no Mundial de kart de
1974.
Veja o resultado
final:
1 Marcelo Eduardo Afornali - Kart MINI Brasil / Riomar V-12 1971
Sal Diana | Retífica Paulista | Cachimbina Giromax
2 Emílio Afornali - Kart Maxi-MINI / Parilla SS-20 1971
Sal Diana | Retífica Paulista | Auto Posto Morretes
3 Eduardo Garcia - Kart MINI Inter / Riomar V-12 1979
Autopeças União
4 Júnior Kamarowski - Kart MINI SS / Riomar V-12 1976
Sky Morretes Antenas
5 Sidney Franchello - Kart MINI Brasil / Riomar V-12 1971
Itaguaçu Team