Nos dias 27 e 28/03 o Kartódromo de Farroupilha (RS) foi palco da etapa inicial da temporada 2010 do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.
Idealizada pelo piloto/ dirigente Paulo Carcasci e desenvolvida na Copa São Paulo de Kart Granja Viana aos moldes do sucesso internacional da categoria Rotax MiniMax, a classe Super Cadete desembarcou este ano nos certames nacionais sob égide da Confederação Brasileira de Automobilismo, como forma de reduzir o “degrau” de passagem dos pequenos motores de quatro tempos da categoria Cadete, com apenas 5,5hp, para os poderosos motores dois tempos de ciclo e 125cc e cerca de 21hp de potencia. A Super Cadete adota os mesmos chassis das categorias-escola Mirim e Cadete, mas equipados com motor dois tempos e 125cc, com aproximadamente 13hp de potencia.
Aos dez anos de idade, o kartista paulista Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) mostrou na etapa de abertura do Sul Brasileiro de Kart que é um dos “feras” da nova classe nacional, já que, de forma absolutamente avassaladora, venceu com sobras as duas baterias da classe realizadas em Farroupilha e assumindo a liderança da tabela de pontos do certame, com cinco pontos de vantagem para o paranaense Fernando Bueno, seu mais direto perseguidor.
Desde o primeiro treino livre da Super Cadete em Farroupilha, realizado na manhã da quinta-feira (25), Leonnardo Raucci estabeleceu excelentes marcas nas voltas percorridas no circuito da serra gaúcha, cravando o melhor tempo da pratica, posicionamento que repetiu em mais dois dos três treinos livres oficiais realizados.
Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem de largada dos micromonopostos da categoria, a luta pela pole position com seu companheiro de equipe, o piloto brasileiro radicado nos EUA, Bruno Carneiro, foi extremamente renhida. A cada passagem era um dos pilotos da equipe KartZoom quem ocupava a posição de honra, definida apenas na volta final do treino classificatório em favor de Carneiro, que fixou ínfimos 53 milésimos de segundo mais veloz que Leonnardo Raucci, que ficou com a segunda posição da grelha de partida.
Autorizada a largada para a primeira das duas corridas que integravam a rodada dupla inicial do Campeonato Sul Brasileiro de Kart, Raucci impôs sua superioridade, assumindo a dianteira e, mesmo com os pneumáticos ainda frios, impondo velocíssimo e inalcançável ritmo de corrida. Com sobras, Leonnardo Raucci cruzou a linha final na primeira colocação, para encerrar o primeiro dia de atividades como primeiro líder da historia da categoria Super Cadete em certames nacionais.
Na manhã seguinte os dentes afiados que emolduram o bico da carenagem e o capacete de Leonnardo Raucci não deixavam duvidas que a “fera” estava realmente solta. Partindo agora da pole position, Raucci bisou o fantástico desempenho do dia anterior e, em verdadeiro ritmo de classificação, foi abrindo vantagem para os demais concorrentes volta após volta, para divisar a bandeira a quadros às mãos do Diretor de Provas Bruno Barônio na primeira colocação, com quase meia pista de vantagem para seu companheiro de equipe, Bruno Carneiro, que completou novamente a corrida ocupando a segunda colocação.
“Foram duas grandes vitórias que mostram a ótima fase em que está o Leonnardo, mas engana-se quem pensa que foram fáceis, pois os adversários eram duríssimos e extremamente habilidosos. O João Vieira conta com grande retrospecto e títulos nacionais, o Bruno Carneiro é velocíssimo e com vários títulos nos EUA e o Fernando Bueno também é muito rápido e aguerrido, pelo que todos tinham amplas chances de vitória”, detalhou o experiente preparador e ex-fabricante de chassis de kart, Victor Chiarella, team owner da equipe paulista KartZoom.
Com as duas vitórias conquistadas, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) amealhou 22 pontos na tabela do campeonato, cinco a mais que o paranaense Fernando Bueno, que conta com 17 pontos no certame nacional.
A próxima etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Kart será em Florianópolis (SC) no mês de maio, no mesmo circuito que Felipe Massa & Cia. disputaram o Desafio Internacional das Estrelas.