A primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, que está sendo realizada, nesta semana (11 a 14), no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), marcou também a estréia do paraguaio Marcos Wormsbecker (Inyeplast / Good Pack) em competições nacionais do kartismo brasileiro. O jovem piloto, de 16 anos, competidor da categoria Novatos acredita que está bem preparado para sua estréia no Rio Grande do Sul.
Wormsbecker fez sua primeira temporada completa em 2008, competindo no Paraguai e no Brasil. Logo no primeiro ano, o piloto conquistou o título Paranaense de kart. “O título paranaense me deixou mais confiante para disputar esta temporada no Brasil. Eu entro na pista com um peso a menos nas costas”, disse Marcos, que apesar de ser paraguaio, fala o português de forma fluente.
Morador de Assunção, capital paraguaia, Wormsbecker chegou no velopark para participar dos primeiros treinos-livres, na quarta-feira (11), porém, por uma pequena confusão, seu equipamento – que estava no Brasil – não chegou a tempo. “Não treinei na quarta-feira. Arrumamos um chassi aqui para usá-lo hoje (12), já que eu não podia perder mais tempo, pois nunca tinha andado no Velopark”, completou o piloto.
A terceira sessão de treinos-livres foi, na prática, a primeira para Wormsbecker. Mesmo sem conhecer a pista, o piloto conseguiu ficar pouco mais de 1 segundo atrás do líder, Deivid Lopes. Já na segunda bateria, sob chuva, o competidor garantiu o terceiro melhor tempo, mostrando que já estava adaptado ao circuito gaúcho. “A pista é um pouco complicada, pois é muito larga, então é bem diferente de tudo que eu estou acostumado”, disse.
Nesta sexta-feira, Wormsbecker disputa a tomada de tempos e a primeira bateria do Campeonato Sul-Brasileiro. O piloto paraguaio demonstra confiança ao falar sobre um possível resultado. “Eu acredito que tenho condições de vencer. Quero aproveitar todas as corridas ao máximo, visando um aprendizado”, finalizou.