Em busca de maior experiência para sua ainda curta carreira, o gaúcho Matheus Leist (Paquetá/ Diadora) competiu no último final de semana (12 e 13/4) na 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro, evento onde fazia sua estréia depois de competir de forma esporádica em provas de kart no Rio Grande do Sul.
A participação de Matheus nos treinos e provas que compuseram a 2ª etapa de um dos mais importantes campeonatos do kartismo brasileiro, realizada no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC), foi extremamente positiva, ainda mais levando-se em consideração a pouca experiência que o piloto, de apenas 9 anos, tem.
“Chegamos em Florianópolis pensando em um bom resultado, mas principalmente queríamos que o Matheus ganhasse um pouco mais ‘quilometragem’. E conseguimos dar esta maior experiência a ele”, disse Tobias Leist, pai de Matheus.
Logo no primeiro treino, ainda na quinta-feira (10), Matheus, que compete na Cadete, ‘virava’ voltas cerca de 1,5 segundos mais lento que o líder nestas atividades. “Nossa equipe trabalhou muito, trocando eixo, relação e pneus. Ele melhorou um pouco, mas acabamos optando por trocar o motor”, explicou Tobias. “Além disto, o Nico e o Chanel passaram várias orientações a ele, o que também ajudou muito. Os tempos baixaram no decorrer dos treinos, de acordo com o que ele ia assimilando”, emendou.
O fato de ter trocado de motor – fornecido pelos organizadores em sistema de sorteio – fez com que o piloto Paquetá/ Diadora perdesse cinco posições no grid de largada e, depois do 13º lugar que obteve na tomada de tempos, Matheus Leist foi obrigado a largar da 18ª e última colocação na primeira bateria.
Durante as duas provas disputadas, Matheus Leist mostrou sensível evolução, chegando a estar em 9º lugar em diversas ocasiões. Porém, o grande equilíbrio e as fortes disputas na categoria fizeram com que o piloto de Novo Hamburgo finalizasse as provas em 13º e 16º, respectivamente. “Claro que pensávamos em resultados melhores, mas pudemos ter a oportunidade de ver que as provas nacionais têm uma competitividade a que não estamos acostumados. Aprendemos muito neste final de semana e quero que o Matheus aprenda ainda mais. Ele evoluiu muito do primeiro dia de treinos até a última volta da segunda corrida e isso é que foi o mais importante na participação do Matheus no evento”, encerrou Tobias Leist.
Matheus Leist deverá, sempre buscando mais experiência, disputar duas etapas da Copa São Paulo Light ainda no primeiro semestre, além da terceira e última rodada dupla do Sul-Brasileiro, de 22 a 25 de maio em Farroupilha (RS).